Centro de Educação (CE)
- Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE)
- Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE)
- Departamento de Ensino e Currículo (DEC)
- Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (DFSFE)
- Colégio de Aplicação - CAP
- Coordenação de Formação Docente para as Licenciaturas
- Extensão
- Biblioteca Setorial CE
Cátedra, Centros e Núcleos Cátedra, Centros e Núcleos
Reconhecimento Institucional, Preservação da Memória e Espaço de Produção e Socialização da Pedagogia PAULO FREIRE
A criação da Cátedra Paulo Freire na Universidade Federal de Pernambuco traduz o reconhecimento da comunidade acadêmica à relevante contribuição social prestada pelo Professor Paulo Freire à humanidade, a partir da Educação, e ao mesmo tempo uma homenagem a um professor da Universidade, reconhecido internacionalmente e considerado como educador do mundo.
Projeta-se como um espaço dinâmico e dialógico de produção e socialização do conhecimento buscando tecer o pensamento freireano como memória e como atualidade.
Três grandes linhas instituirão o movimento da Cátedra conforme a proposta de criação: estudo biográfico, estudo da Pedagogia e a preservação da memória as quais darão origem as atividades sistemáticas. No entanto, para que a Cátedra inicie suas atividades, propõe-se a sua inauguração, a oficialização da Coordenação e a definição do espaço de funcionamento. Inicialmente, propõe-se como atividade a elaboração de um plano de trabalho da Cátedra com base na participação coletiva e a organização de uma base estrutural para o funcionamento no Centro de Educação.
Coordenação: Profa. Dra. Maria Eliete Santiago
Contato: Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N -50.670-901- Cidade Universitária - Recife – Pernambuco - Sala 129 do Centro de Educação - E-mail: catedrapaulofreireufpe@hotmail.com
José Martí Perez (1853-95), herói da primeira independência cubana, escreveu seu nome no panteão dos libertadores da América ao lado de Simón Bolívar, San Martin, Abreu e Lima e tantos outros que contribuíram para a melhoria das condições de vida dos povos deste continente. Em reconhecimento ao trabalho intelectual e prático de Martí, foram criadas instituições acadêmicas, em vários países, com o objetivo de difundir, aprofundar e atualizar o pensamento do escritor, educador, poeta e revolucionário cubano. Na Universidade Federal de Pernambuco, a Cátedra José Martí foi fundada em 06 de abril de 1999, pelo professor João Francisco de Souza, do Centro de Educação (CE). Fruto de um convênio entre o Centro Universitário de Sancti Spiritus “José Martí” de Cuba e o Centro de Educação da UFPE, a Cátedra tem desenvolvido, ao longo dos últimos 20 anos, uma série de atividades de abrangência e impacto expressivo. Além de sediar dois grandes encontros internacionais, o VIII e o XIII Encontro de Cátedras Martianas (2006- 2015), promovendo ampla circulação de pesquisadores e estudantes oriundos da Costa Rica, Cuba, México e Venezuela, a Cátedra também realizou cursos de extensão sobre Educação na América Latina, Educação Ambiental, Reforma Agrária, Métodos de Alfabetização Popular (2006- 2012). Vale salientar que a Cátedra se constituiu também num espaço de importante sociabilidade estudantil graças à organização da Biblioteca Vantuil Barroso (coordenador entre 2006 – 2012), aos grupos de estudos e reflexão sobre o pensamento de José Martí, liderados por Rodriggo Leopoldino (coordenador entre 2015- 2018) e aos cursos de língua espanhola promovidos em parceria com o consulado da Venezuela (2016- 2017). Além de mostras de filmes, exposições fotográficas, palestras e da consolidação da Coleção Nuestra América, albergada na Biblioteca Setorial do Centro de Educação, a Cátedra colabora com a realização da Feira de Leitura do CE /UFPE e participa da organização e execução da Festa Literária do Alto do Moura (FLAL), promovida pela Biblioteca Comunitária do Alto do Moura, numa singular vivência democrática na comunidade para o cultivo da leitura (2017-2020). Atualmente, sob a coordenação da professora Daniela Maria Ferreira (coordenadora entre 2012- 2015 e desde 2018), a Cátedra mantém parceria com o Grupo de Estudo em Marxismo (GEPMARX-UFPE), com o Núcleo de Direitos Humanos e Contemporaneidades LGBT (NUCH- UFPE) e o Grupo de Estudos Foucault e Educação (GEFE- UFPE) proporcionando acolhimento e articulação entre estudantes de Graduação e Pós-Graduação.
Criado em 2004, o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel) é um núcleo de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que desenvolve atividades voltadas para a melhoria da Educação Básica em escolas públicas e particulares.
O Ceel desenvolve pesquisas sobre o ensino da Língua Portuguesa, atua na formação de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, além de participar de programas em avaliação e produção de material didático. Dedica-se, ainda, a prestar assessoria a diversas secretarias de educação e a divulgar os trabalhos realizados por meio de publicações em livros, revistas, boletins e eventos científicos.
O objetivo do Ceel é a formação continuada de professores de Língua Portuguesa de diferentes níveis de ensino, bem como o desenvolvimento de pesquisas em áreas relacionadas ao ensino da língua materna. A importância social desse Centro consiste assim em integrar as suas ações através de projetos direcionados não apenas a professores de Língua Portuguesa, como também a gestores em educação e às secretarias de educação. Estão na Coordenação do Ceel as seguintes Coordenadoras:
- Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima
- Maria Emília LIns e Silva
- Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
- Maria Helena Santos Dubeaux
Contato:
Rua Acadêmico Hélio Ramos, S/N
Cidade Universitária - CEP: 50740-530
Recife - PE - Brasil
Telefone: (81) 2126.8921
Site do Ceel: www.portalceel.com.br
Formulário de contato: clique aqui
O LabERER desenvolve estudos, pesquisas, ações de extensão e de intervenção que revelem e favoreçam as relações e inclusão das pessoas de diversas etnias/raça cor, na sociedade. Destacam-se os processos de construção das identidades, das histórias e das memórias de grupos socialmente subalternizados. Como perspectiva teórico-metodológica para as investigações, somos guiados pela Afrocentricidade e o Pensamento Decolonial.
O laboratório atua através de 3 Linhas de Pesquisa:
- Educação e Construção de Identidades - Problematizar aspectos relacionados à formação docente e às práticas pedagógicas antirracistas que favorecem o fortalecimento de identidades coletivas.
- Legislação e Educação Étnico-Racial- Refletir sobre políticas educacionais e curriculares no campo da educação das relações étnico-raciais em prol de uma educação inclusiva e antirracista.
- Educação em Saúde da População Negra- Aprofundar e disseminar pesquisas sobre educação em saúde para a população negra presentes nos espaços sociais subalternizados, como: Comunidades Quilombolas, Rurais, Favelas, etc.
Componentes:
- Maria da Conceição dos Reis (líder)
- Edilson Fernandes de Souza
- Vilde Gomes de Menezes
- Edmilton Amaro da Hora Filho
- Delma Josefa da Silva
- Cledson Severino de Lima
- Jose Carlos da Silva
- Edilson Laurentino dos Santos
- Raphael Barros de Santana
- Emerson Raimundo do Nascimento
- Gina da Silva Guimarães
- José Carlos de Almeida Júnior
Instituições parceiras
Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais- URCA/CE.
Grupo: Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África (Nyemba) - UNILAB/ Campus Malê -BA.
Geral - Contribuir para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e produção de materiais pedagógicos, oferecendo subsídios para:
- Realizar e divulgar estudos, pesquisas e atividades no campo dos Direitos Humanos, diversidade e cidadania;
- Fortalecer a área de Educação em Direitos Humanos na UFPE como lócus de referência nas ações de pesquisa, ensino, extensão e produção de materiais pedagógicos;
- Proporcionar intercâmbio mediante convênios e parcerias com instituições nacionais e internacionais para fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão na área de Educação em Direitos Humanos;
- Contribuir para o fortalecimento da democracia e para a garantia de direitos;
- Contribuir para a efetivação dos compromissos assumidos com programas internacionais, nacionais e locais com relação à Educação em Direitos Humanos no âmbito da sociedade;
- Desenvolver ações de assessoria, formação e produção de materiais pedagógicos para instituições nas diversas áreas de conhecimentos.
Data da fundação: 21/08/2012 – Portaria Normativa nº 27
Coordenação colegiada: Aida Maria Monteiro Silva, Itamar Nunes e Celma Tavares
Vice-coordenadores: Itamar Nunes - Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Celma Tavares - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE /PPGDH
- Linhas de Pesquisa
- NEPEDH em Ação
Contato:
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Centro de Educação - CE
NEPEDH - Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania
Endereço:Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária | Recife | Pernambuco Sala de funcionamento: 15(térreo)
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular da Universidade Federal de Pernambuco no Brasil – NUPEP/UFPE, desde a sua fundação em 1987, institui-se como lugar de proposição de ações educativas, de enunciação e de teorização de práticas pedagógicas no campo da Educação de Adultos (EDA) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ao longo dos seus 25 anos de existência, este Núcleo tem se dedicado à: pesquisa e extensão no âmbito da universidade, aqui incluindo processos de formação continuada de profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos, elaboração de propostas curriculares para a alfabetização e para o ensino fundamental; produção de coleção de livros; participação em projetos educativos desenvolvidos por instâncias do Governo Federal, Estadual e Municipal ou por determinados Movimentos Sócio-Educativos; além de também ter assessorado processos de implantação de Centros Educacionais de Jovens e Adultos.
Essa dedicação, viabilizada pelo trabalho de um grupo de pesquisadores e educadores que integram o seu corpo técnico, vem se revigorando pelas ações educativas para a formação de pesquisadores e de professores/as da EJA através de grupos de estudo e de cursos de Atualização, Aperfeiçoamento e Especialização, os quais têm permitido avançar, cada vez mais, o entendimento sobre a complexidade da EJA e a importância de o/a professor/a conhecer essa modalidade de ensino na qual atua; sua seleção de saberes; os princípios teóricos que a justificam e a explicam; o objeto de saber/poder/ser do processo de ensino, tomando como ação permanente do/a educador/a o exercício da teorização sobre sua própria prática no sentido de poder compreender as dimensões epistemológica, pedagógica e didática da educação.
Email: nupepnucleo@gmail.com
Data da fundação: 21.03.2012
Endereço:
Av. Prof. Moraes Rego - UFPE - Centro de Educação
Local de funcionamento: Centro de Educação
Equipe:
Professores, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação, membros de movimentos sociais[movimento negro],professores da rede pública municipal, estadual e particular de ensino fundamental e médio.
Coordenador e Vice-coordenador: Dayse Cabral de Moura, José Bento Rosa da Silva.
Docentes:
- Auxiliadora Maria Martins,
- Christiane Almeida,
- Henrique Kohl,
- José Amaro da Silva
- Maria Conceição dos Reis,
Discentes:
Vários alunos de graduação e pós graduação. Entre eles: Arnaldo Sucuma, Elton Alves,
Comunidade/parceiros:
- Associação Brasileira de Pesquisadores Negros[ABPN],
- Consórcio Nacional dos NEABs [CONEAB],
- FORÇA GUINÉ[ ONG]
- Instituto de estudos Sobre a África[UFPE],
- Museu da Abolição da cidade do Recife,
Campo/Linhas/Temáticas de atuação:
História da África, Educação para relações étnicas e raciais
Relação Ensino, pesquisa e extensão:
Cursos de especialização, CINEAB[projeto de extensão], grupos de estudos.
Ações permanentes que realiza:
Eventos: DIA DA ÁFRICA, DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O RACISMO, DIA 20 DE NOVEMBRO[consciência negra], CINEAB.
Relatórios:
1 - Relatório final do projeto
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco (NEPHEPE) foi implantado formalmente no Centro de Educação no ano de 1992, numa solenidade que contou com a presença do professor Paulo Freire, e reestruturado em 2007 com a inclusão da linha de pesquisa de Ensino de História.
O grupo tem o propósito de atuar na formação de estudantes/professores, desenvolver pesquisas e promover eventos que divulguem os trabalhos realizados neste Núcleo nas áreas de História da Educação e Ensino de História.
Objetivos:
Gerais
- Reconstrução e preservação da memória da educação pernambucana;
- Aprofundamento teórico-metodológico da pesquisa em História da Educação e Ensino de História.
Específicos
- Integrar estudiosos e pesquisadores da História da Educação e Ensino de História em Pernambuco;
- Engajar alunos da graduação e da pós-graduação nas pesquisas e demais atividades correlatas;
- Utilizar novas fontes e metodologias de pesquisa em História da Educação e Ensino de História em Pernambuco;
- Socializar avanços e dificuldades dos pesquisadores, com vistas à superação de problemas comuns;
- Divulgar a produção de conhecimentos sobre as temáticas em instituições de pesquisa, ensino e extensão.
VINCULO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES:
Curso de Atualização Didático-Pedagógica
Objetivo: Oportunizar aos professores reflexão sobre a prática pedagógica no contexto da Universidade, com foco nas concepções de ensino, aprendizagem, planejamento, estratégias e avaliação.
Público-alvo: Poderão participar os docentes que estejam ministrando aulas durante o semestre de 2015.1.
Local das aulas: Sala de Estudo do Nufope, localizada no prédio do Centro de Educação, campus Recife.