Graduação UAB Graduação UAB
A implementação e ampliação dos cursos de graduação na modalidade a distância têm ajudado a Universidade Federal de Pernambuco na concretização do objetivo institucional de promover a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade, além de diminuir a distância e transpor barreiras, possibilitando a obtenção de um curso superior, nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.
Através dessa modalidade de ensino, a UFPE está presente em todas as mesorregiões do estado de Pernambuco: Mesorregião do São Francisco Pernambucano (Afrânio e Petrolina); Mesorregião do Sertão Pernambucano (Cedro, Ouricuri, Salgueiro, São José do Egito, Sertânia, Tabira, Trindade); Mesorregião do Agreste Pernambucano (Águas Belas, Caruaru, Gravatá, Limoeiro, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim); Mesorregião da Mata Pernambucana (Palmares, Vitória de Santo Antão); Região Metropolitana do Recife (Jaboatão dos Guararapes e Recife). Essa atuação ocorre por meio da oferta de vagas em Polos de apoio presencial, vinculados ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos municípios citados.
Além dos polos presenciais citados, a UFPE decidiu implementar dois Polos Associados, cuja manutenção será de responsabilidade da Universidade. Eles funcionarão no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) onde admite utilização compartilhada da secretaria acadêmica, biblioteca e demais ambientes existentes nos Centros, com exceção da sala da coordenação do polo, ambiente obrigatório e exclusivo.
A UFPE conta com seis cursos de Graduação à distância (Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Letras Língua-Portuguesa, Licenciatura em Letras Língua-Espanhola, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em História e Licenciatura em Educação Física) instituídos pela sede em Recife e vinculados à matriz de financiamento do sistema UAB, contribuindo com a formação de cerca de mil estudantes.
Esses cursos contam com o suporte da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital - SPREAD, vinculada ao Gabinete do Reitor, têm a mesma certificação da modalidade presencial da UFPE e são bem avaliados pelo Ministério da Educação.
Em relação ao ingresso, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, acompanharem a abertura de um edital e utilizar a nota do Enem.
Lista de Cursos de Graduação a Distância:
- Bacharelado em Ciências Contábeis
- Licenciatura em Ciências Biológicas
- Licenciatura em Geografia
- Licenciatura em Letras - Língua Espanhola
- Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa
- Licenciatura em Matemática
- Licenciatura em História
- Licenciatura em Educação Física
A Universidade Federal de Pernambuco possui cinco cursos de graduação na modalidade a distância, com bons conceitos nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, os quais são Licenciatura em Letras – Língua Espanhola, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Ciências Contábeis e Licenciatura em Geografia.
Os cursos de graduação a distância apresentam algumas especificidades e vantagens que os diferenciam dos da modalidade presencial, como a flexibilidade do horário de estudo e realização das atividades acadêmicas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mobilidade, uma vez que o aluno pode acessar o AVA de qualquer lugar que tenha conexão à internet, além de criar oportunidades de acesso ao ensino superior em localidades distantes dos grandes centros.
A UFPE oferta vagas em 14 dos 20 polos de apoio presencial, uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância. Encontre um polo mais perto de você.
Qual a forma de ingresso para os cursos de Graduação a Distância da UFPE?
Para fazer parte do corpo discente dos cursos de graduação da modalidade a distância da UFPE, é preciso participar do processo seletivo. A partir de 2017, os interessados devem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota passa a ser utilizada como critério de seleção em substituição ao antigo vestibular. Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, acompanharem a abertura de um edital e utilizar a nota do Enem.
Mais informações sobre formas de ingresso nos cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), inclusive nas graduações da modalidade a distância, estão no site da UFPE, na aba "Formas de Ingresso", pelo endereço www.ufpe.br/formas-de-ingresso .
Quais os Polos de Apoio Presencial que ofertam cursos da UFPE?
As vagas para os cursos de graduação a distância são ofertadas em 14 polos de apoio presencial. Confira quais cursos cada polo oferece pelo link www.ufpe.br/ead/cursos/graduacao/uab-polos.
Posso morar em uma cidade que não tem polo e fazer um curso a distância?
Sim. A educação a distância não tem limite geográfico, ou seja, de qualquer cidade você poderá fazer o curso. Sendo obrigatório comparecer apenas nos encontros presenciais (aulas inaugurais, provas e aulas presenciais, normalmente em fins de semana).
A Universidade Federal de Pernambuco é uma das mais importantes Instituições de Ensino Superior do país possuindo 03 campi (Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão), 13 centros acadêmicos, 20 polos de apoio presencial, 114 cursos de graduação e 145 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 75 Mestrados Acadêmicos, 17 Mestrados Profissionais, 53 Doutorados e 56 cursos de pós-graduação lato sensu (especializações).
Os alunos dos cursos de graduação a distância integram uma comunidade acadêmica composta por mais de 40.383 estudantes (entre cursos de graduação e pós-graduação), 2.504 professores e 3.843 servidores técnico-administrativos.
Os discentes desenvolvem suas atividades presenciais em um dos 18 polos de apoio presencial. São nesses espaços que acontecem as atividades presencias, onde os alunos têm acesso à biblioteca, laboratórios de ensino e pesquisa, sala de informática, sala de aula etc.
As atividades a distância são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que possibilita aos participantes dispor de uma ampla variedade de recursos que visam criar um ambiente colaborativo entre os estudantes, professores, tutores e coordenadores de Polo.
Posso realizar dois cursos de graduação ao mesmo tempo em instituições públicas?
Não. De acordo com a Lei n° 12.089 de 11, de novembro de 2009, é proibido que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.
A estrutura curricular das disciplinas é a mesma dos cursos presenciais?
Sim. O conteúdo pedagógico dos cursos a distância não sofre nenhum prejuízo em relação aos cursos presenciais. No entanto, a grade curricular quanto ao conteúdo didático é concebida levando-se em consideração as especificidades da modalidade e é adequada às exigências da metodologia de EaD.
Como são os encontros presenciais?
Os encontros presenciais são agendados previamente e comunicados aos discentes pelos professores das disciplinas ou secretaria da coordenação do curso e realizados no polo no qual o discente está vinculado.
Com quais setores eu devo me comunicar para tirar dúvidas quanto ao funcionamento do curso?
Os alunos dos cursos de graduação Ead da UFPE devem direcionar seus questionamentos, quanto ao funcionamento do curso (como data de realização de atividades presenciais, requerimentos administrativos, dispensa de disciplina e problemas com a senha do Sig@) às secretarias da Coordenação de cursos aos quais estão vinculados. As secretarias são os setores responsáveis pelo suporte às coordenações, docentes e discentes na concretização das atividades acadêmicas dos cursos. Seguem abaixo o contato das Coordenações de cada curso:
- Bacharelado em Ciências Contábeis
- Licenciatura em Geografia
- Licenciatura em Letras - Língua Espanhola
- Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa
- Licenciatura em Matemática
Onde posso encontrar o calendário acadêmico-administrativo da UFPE?
O calendário acadêmico-administrativo pode ser encontrado no site da Pró-Reitoria para Graduação (Prograd) ou diretamente no link www.ufpe.br/prograd/calendario-academico .
Como devo fazer para realizar a matrícula acadêmica ou trancamento do curso?
Os discentes veteranos devem efetuar a matrícula acadêmica ou trancamento do curso, semestralmente, conforme o cronograma estabelecido no calendário acadêmico da instituição. As regras e procedimentos para realização da matrícula estão estabelecidos nos editais de matrícula, divulgados pela Diretoria de Gestão acadêmica (DGA), semestralmente, através do site: www.ufpe.br/prograd/matricula . Maiores esclarecimentos também podem ser resolvidos junto à Coordenação do curso.
Como aluno da modalidade a distância tenho direito a algum programa de Apoio ao Discente?
A UFPE dispõe de uma política de assistência estudantil, que fica a cargo da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes). Para mais informações sobre como funciona a assistência estudantil na UFPE acesse: https://www.ufpe.br/proaes/sobre.
Cada curso possui um corpo de tutores que será alocado nas disciplinas conforme as especificidades pedagógicas de cada curso, responsável por acompanhar o andamento das atividades realizadas pelo aluno e resolver efetivamente a maior parte dos problemas de conteúdo, assim como dinamizar a apropriação, por parte dos alunos, dos conteúdos da disciplina, relatando ao professor o andamento da aprendizagem dos alunos.
O tutor contribui no processo de aprendizagem do estudante, auxilia na apropriação eficiente das técnicas e ferramentas tecnológicas que permitem o desenvolvimento da aprendizagem individual à distância.
A SPREAD, por meio da Coordenação de Tutoria, disponibiliza, frequentemente, inscrições de processo seletivo para contratação temporária e formação do banco de tutores de atendimento educacional (atuação nos polos de apoio a distância).
Veja na seção “Editais” os editais disponíveis para seleção de tutores.
Atribuições
- Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os (as) cursistas apoiando o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
- Acompanhar as atividades discentes, orientando, dirimindo dúvidas e favorecendo o diálogo conforme o cronograma do curso;
- Apoiar o (a) docente no desenvolvimento das atividades acadêmicas, assim como colaborar com a coordenação do curso nas atividades presenciais nos Polos, em especial na realização de atividades presenciais;
- Dedicar 20 horas semanais para as atividades de tutoria, que serão distribuídas entre a realização de atividades presenciais e atuação no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Quem pode ser Tutor?
Os candidatos interessados em ser tutor da graduação a distância deverão atender às seguintes condições:
- Possuir Título de graduação em Licenciatura ou Bacharelado do curso ofertado, ou áreas afins conforme o edital;
- Possuir experiência comprovada no Magistério do ensino médio ou superior, presencial e/ou a distância, desde que o tempo de atuação seja igual ou superior a 01 (um) ano;
- Não ser aluno da UFPE regularmente matriculado em curso de graduação da modalidade presencial ou da modalidade a distância;
- Ter disponibilidade e conhecimentos em educação inclusiva para atuar na mediação pedagógica de estudante com necessidades educativas especiais, no ambiente virtual de aprendizagem e eventualmente de forma presencial, conforme cronograma previamente estabelecido pela coordenação do curso, coordenação de tutoria, professores dos componentes curriculares e discentes.
Os docentes que atuam nos cursos de graduação a distância são servidores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco ou contratados via seleção pública simplificada para o cargo de professores substitutos. Cada disciplina possui um professor responsável por desenvolver sua dinâmica, adaptar o conteúdo com material específico para EaD, fazer a orientação pedagógica necessária para a consecução dos objetivos dela, preparar avaliações, supervisionar os tutores e acompanhar o aprendizado dos alunos.
O(a) professor(a) é o agente fundamental no desenvolvimento das atividades e interações, que precisam ser articuladas, possibilitando que o conhecimento seja uma constante na relação ensino-aprendizagem dos cursos EaD. O papel do professor na educação a distância é, entre outros, buscar novos métodos de transmitir conhecimentos, elaborar conteúdos, além de acompanhar o desenvolvimento dos alunos dentro da plataforma virtual.
Os(as) docentes dos cursos de graduação a distância poderão elaborar os textos, hipertextos ou outro tipo de recurso multimídia, e organizar as atividades a serem desenvolvidas no AVA, através da plataforma Moodle, tendo suporte técnico e tecnológico através das equipes vinculadas à Coordenação dos Cursos de Graduação a distância (CCGD).
Atribuições
- Elaborar e entregar os conteúdos dos módulos desenvolvidos ao longo do curso no prazo determinado;
- Adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizados para o desenvolvimento do curso à linguagem da modalidade a distância;
- Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino;
- Desenvolver as atividades docentes da disciplina em oferta na modalidade a distância mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no projeto acadêmico do curso;
- Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes em disciplinas ou conteúdos sob sua coordenação;
- Desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano do curso;
- Desenvolver pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas nos cursos de modalidade a distância.
A coordenação de curso não se resume à figura do Coordenador, uma vez que é constituída por um grupo de docentes, com apoio e participação de servidores técnico-administrativos e da representação discente. Apesar do caráter colegiado da coordenação, é importante considerar que recai sobre o (a) Coordenador (a) de Curso, o papel primordial de gestor didático-pedagógico, cujas atribuições expandem-se a cada dia, demandando novos conhecimentos, novas habilidades e competências.
Cabe ao responsável pela coordenação do curso a mediação dos professores e tutores, equipe técnico-administrativa e estudantes, análise e disposição do material didático e avaliação do curso.
Atribuições
- Avaliar os produtos didático-pedagógicos desenvolvidos pelos docentes para as disciplinas ministradas no curso;
- Instigar a participação de estudantes, tutores e professores colaboração dos conteúdos abordados no curso de forma interdisciplinar e transversal;
- Realizar o acompanhamento da trajetória do estudante juntamente com os tutores e professores, buscando reduzir o índice de evasão;
- Mediar à relação entre estudantes, professores, coordenadores e tutores durante a trajetória do curso.
Os Polos de apoio presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) são uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior - IES. São nos polos UAB que estudantes dos cursos em EaD encontram um ambiente acadêmico de apoio para os seus estudos e para a realização das atividades presenciais.
Esses espaços são parceiros fundamentais das IPES, pois é por meio deles que as Instituições operam em diversas regiões do país, ofertando cursos na modalidade a distância, nos níveis de graduação, pós-graduação e formação continuada. Mais do que unidades administrativas os polos UAB são equipamentos fundamentais para a ampliação do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, constituindo-se como lugares de referência em seus municípios, no que tange a produção e troca de saberes, contribuindo dessa forma para a ampliação dos horizontes locais, formando mão-de-obra qualificada e oportunizando o acesso ao ensino superior.
Os polos UAB podem ser classificados como efetivos ou associados, a depender do mantenedor responsável pelo financiamento e manutenção da sua infraestrutura.
- Polo Efetivo - quando a entidade mantenedora, responsável pela infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos, for um governo estadual ou municipal.
- Polo Associado - quando a entidade mantenedora for uma IES integrante do sistema UAB. O Polo UAB associado geralmente localiza-se em um campus de uma IES.
Como ser um parceiro da UFPE
Com o intuito de melhorar a articulação entre Instituições Públicas de Ensino Superior-IPES e os polos UAB, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), criou no SisUAB, no módulos de polos, a aba intitulada “Cursos Pretendidos” onde os Coordenadores de Polos indicarão a demanda de cursos do referido polo, com a possibilidade de atendimento já no próximo edital UAB a ser lançado pela CAPES.
A Coordenação dos Cursos de Graduação a Distância (CCGD) da Universidade Federal de Pernambuco ressalta que a indicação dos cursos desejados na aba “Cursos Pretendidos” não elimina o processo de articulação dos mantenedores dos polos junto às IPES.
Os polos que desejam solicitar parceria com a UFPE devem enviar ofício contendo as seguintes informações:
- Classificação Polo Apto AA;
- Distância do polo em relação aos municípios que atende;
- O estudo de demanda (nome, endereço e e-mail) dos interessados nos cursos (planilha por curso);
- Estudo de empregabilidade na cidade para pessoas graduadas nos cursos, (a empregabilidade se relaciona com a entrada e manutenção no mercado de trabalho do município);
- Quantidade de alunos matriculados no Ensino Médio (poderá ser obtido junto à Secretaria de Educação do município);
- Quantidade de professores na Educação Básica (poderá ser obtido junto à Secretaria de Educação do município).
Já os polos que desejam a reoferta de cursos e já enviaram as documentações solicitadas, devem remeter apenas o estudo de demanda (nome, endereço e e-mail dos interessados nos cursos), a cada solicitação.
Coordenador de Polo
O Coordenador do polo é um profissional graduado que atuará no Polo com o objetivo de administrar, zelar pela infraestrutura física do polo e dar suporte nas atividades de ensino, no acolhimento e manutenção dos alunos, assegurar o bom funcionamento do polo e manter diálogo com o mantenedor, Instituições Públicas de Ensino Superior - IPES e DED/CAPES com o intuito de dar continuidade ao Polo e ao Programa Universidade Aberta do Brasil no município ao qual pertence.
Nas atividades de gestão e administração, o coordenador de polo desempenha o papel de planejar e desenvolver ações, refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares, promover a troca de experiências entre as IPES que atuam no polo, mostrar a centralidade desse ator no que tange a ampliação das potencialidades do polo de apoio presencial como espaço privilegiado de ensino-aprendizagem nos cursos da modalidade a distância.
Atribuições
- Acompanhar e coordenar as atividades docentes, discentes e administrativas do polo;
- Garantir às atividades da UAB a prioridade de uso da infraestrutura do polo;
- Participar das atividades de capacitação e atualização;
- Elaborar e encaminhar à UAB/DED/CAPES, relatório semestral das atividades no polo, ou quando solicitado;
- Elaborar e encaminhar à coordenação do curso, relatório de frequência e desempenho dos tutores e técnicos atuantes no polo;
- Acompanhar as atividades de ensino, presenciais e a distância;
- Acompanhar e gerenciar o recebimento de materiais no polo, e a entrega dos materiais didáticos aos alunos;
- Zelar pela a infraestrutura do polo;
- Relatar problemas enfrentados pelos alunos ao coordenador do curso;
- Articular junto às IPES presentes no polo de apoio presencial, a distribuição e o uso das instalações do polo para a realização das atividades dos diversos cursos;
- Organizar, junto com as IPES presentes no polo, calendário acadêmico e administrativo que regularmente as atividades dos alunos no polo;
- Articular-se com o mantenedor do polo com o objetivo de prover as necessidades materiais, de pessoal e de ampliação do polo;
- Receber e prestar informações aos avaliadores externos do MEC.