- UFPE/
- Institutional/
- Distance Learning/
- Notícias/
- UFPE recebe equipe técnica do MEC para discutir novas diretrizes da Educação a Distância
Asset Publisher Asset Publisher
UFPE recebe equipe técnica do MEC para discutir novas diretrizes da Educação a Distância
Visita técnica busca conhecer práticas de ensino a distância na UFPE e contribuir para a elaboração de novos referenciais de qualidade
Diretor da SPREAD com a equipe técnica do MEC, a coordenadora de Tutoria UAB/UFPE e os coordenadores de curso de graduação EaD. Foto: Núcleo de Comunicação UAB/SPREAD/EAD UFPE
Nesta terça-feira (03), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) e da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebeu representantes do Ministério da Educação (MEC). A comitiva foi composta por Daniel Ximenes, diretor de Regulação da Educação Superior (SERES/MEC); Carmem Rêgo, secretária de Educação a Distância da UFRN e presidente da UniRede; e Sérgio Franco, secretário de Educação a Distância da UFRGS e presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
A visita técnica teve como principal objetivo conhecer as experiências da UFPE na implementação da Educação a Distância (EaD), especialmente no âmbito da UAB. A iniciativa visa fornecer subsídios para o desenvolvimento de novos referenciais de qualidade para a EaD no Brasil, importantes para a efetivação da expansão com qualidade do ensino superior.
A UFPE foi escolhida considerando a experiência consolidada com a UAB, o que torna a instituição um exemplo para o MEC, que busca aprimorar as diretrizes da educação a distância em todo o país. O trabalho é parte da implementação da Portaria MEC nº 528, de 6 de junho de 2024, que prevê a criação de novos referenciais de qualidade para cursos de graduação a distância até 31 de dezembro de 2024, bem como novo marco regulatório para oferta de cursos de graduação nessa modalidade.
Encontro com a Reitoria e apresentação da EaD
A agenda da visita começou com uma reunião entre a equipe do MEC e o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, acompanhados pela pró-reitora de Graduação, Magna Silva, o diretor e procurador Educacional Institucional (PI), Diego de Sousa, o diretor da SPREAD, Wellinson Vaz, e outros membros, como a coordenadora de Tutoria UAB/UFPE, Lígia Galindo, e o coordenador de Tecnologia da Informação da SPREAD, João Cleber Libório.
Logo após, foi realizada uma apresentação específica sobre o modelo de EaD adotado pela UFPE, onde a equipe técnica do MEC pôde conhecer detalhes sobre o uso de tecnologias, a gestão dos polos de apoio presencial, a produção de material didático e o desenvolvimento pedagógico dos cursos. Participaram dessa apresentação o diretor da SPREAD, Wellinson Vaz, o coordenador-geral da UAB/UFPE, Francisco Kennedy, que participou remotamente, além da coordenadora de Tutoria UAB/UFPE, Lígia Galindo, e o coordenador de Tecnologia da Informação da SPREAD, João Cleber Libório.
Apresentação do coordenador-geral da UAB/UFPE, Francisco Kennedy. Foto: Núcleo de Comunicação UAB/SPREAD/EAD UFPE
Escuta ativa e visita ao Polo UAB Recife
Em um segundo momento, o MEC ouviu os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras - Língua Portuguesa, Educação Física, História e do Bacharelado em Ciências Contábeis, para compreender as práticas e desafios enfrentados por cada curso na modalidade EaD.
No período da tarde, a comitiva visitou o Polo UAB Recife, onde se reuniu com a coordenação do polo, o vice-coordenador do curso de Letras - Língua Espanhola EaD, Marco Barone, a tutora Ana Mota e alguns estudantes para conhecer as instalações e o funcionamento do polo.
O vice-coordenador de Letras - Língua Espanhola EaD, Marco Barone, faz a selfie com a gestão da EaD UFPE, a equipe técnica do MEC, a coordenação do Polo UAB Recife, além de tutores e estudantes. Foto: Coordenação de Letras - Língua Espanhola EaD
A colaboração entre universidades e o MEC tem sido destacada como fundamental para o aprimoramento do ensino a distância, e a visita à UFPE reforça a importância dessa parceria. Além disso, a Portaria MEC nº 529, de 6 de junho de 2024, criou o Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), que envolve especialistas e entidades na construção dessas novas diretrizes.
Confira mais imagens da visita na nossa Galeria do Flickr.
Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Fotos: Núcleo de ComunicaçãO UAB/SPREAD/EAD
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead