Coordenação do Curso de Engenharia de Produção (EPCAA)
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Aviso
Colégio Eleitoral (homologado)
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2021 PROGRAD-UFPE (PROCEDIMENTOS DE ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PLANO DE TRABALHO DAS COORDENAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO)
27/11/2021 - Deferimento da Inscrição de Chapas:
Chapa Única:
- Coordenação: Professora Thárcylla R. N. Clemente.
- Vice-Coordenação: Professora Renata M. de Melo.
30/11/2021 - Homologação da Chapa Única Inscrita:
Chapa Única:
- Coordenação: Professora Thárcylla R. N. Clemente.
- Vice-Coordenação: Professora Renata M. de Melo.
03/12/2021 - Resultado da apuração:
Concluída a apuração dos votos para a Eleição de Coordenador(a) e Vice-coordenador(a) do Curso de Engenharia de Produção NT/CAA/UFPE, a Comissão Eleitoral vem por meio deste divulgar a eleição da CHAPA 1, composta pelas candidatas a Coordenadora, Professora Thárcylla R. N. Clemente, e a Vice-Coordenadora, a Professora Renata M. de Melo, com 100,0% dos votos válidos (descontados o(s) voto(s) nulo(s)), ficando assim o resultado da apuração:
Urnas | Peso | Total de possível votantes | Chapa 1 | Branco | Nulo |
Docente | 0,7 | 32 | 16 | 2 | 0 |
Discente | 0,15 | 331 | 70 | 0 | 7 |
Técnicos | 0,15 | 14 | 0 | 0 | 0 |
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Informações sobre atividades realizadas em tempo de pandemia 2020-2021
Informamos que todas as atividades vinculadas ao curso de Engenharia de Produção do CAA estão sendo conduzidas em ambiente remoto. Essa decisão foi tomada em reunião colegiada.
Modo de trabalho da equipe: Remoto
Atividades remotas: aulas regulares; atendimento aos estudantes, docentes e servidores; acompanhamento, orientação e execução de trabalhos de conclusão de curso, de projetos de iniciação científica, de projetos de extensão, e de estágio supervisionado; reuniões do colegiado de curso, do colegiado de núcleo, e do colegiado da pós-graduação; participação em reuniões convocadas por instâncias superiores; pesquisas dos docentes; participação em eventos acadêmicos nacionais e internacionais; dentre outras.
Horário de atendimento: por agendamento das 8h às 17h
Contato: coordenacaoepcaa@gmail.com, coordestagio.ep@gmail.com, e-mails institucionais dos professores
Sobre
A Engenharia de Produção, como especialidade de engenharia, tem o objetivo de dedicar-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia.
A Engenharia de Produção utiliza-se do conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, para especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.
Além das disciplinas básicas de Engenharia, o curso inclui disciplinas nas áreas de atuação do Engenheiro de Produção que são os seguintes: Engenharia de Produto, Ergonomia e Segurança do Trabalho Estratégia e Organizações, Gerência da Produção, Gestão Ambiental, Gestão Econômica, Gestão da Informação, Gestão da Tecnologia, Pesquisa operacional e Qualidade.
- Vinculação: Núcleo de Tecnologia
- Localização: Centro Acadêmico do Agreste - Campus do Agreste
- Vagas oferecidas no Vestibular: 80 (1ª Entrada 40 Manhã e Tarde - 2ª Entrada 40 - Manhã e Tarde)
- Turno(s): Manhã/Tarde
- Componentes Curriculares: clique aqui
- Duração do Curso: Mínima - 10 Semestres / Máxima - 18 Semestres
Coordenadora: Prof. Dra. Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente
Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Renata Maciel de Melo
Horário de atendimento ao aluno: Quarta-feira - 08:00H às 10:00H
Local: Sala da Coordenação de EP - (Bloco dos estudantes - 1o. Andar, Sala 4)
E-mail: coordenacaoepcaa@gmail.com
Endereço: Rodovia BR-104 Km 59 - Nova Caruaru CEP 55002-970 - Caruaru-PE Brasil
Apoio Administrativo: Secretaria Geral dos Cursos de Graduação do CAA (SEGEC)
Representante: Luciana A. Santana (secretária)
Contato: segec.agreste@gmail.com
Horário de Aulas
2020.1
Segunda Chamada
Resolução 04/1994 da CCEPE/UFPE
- Poderá ser concedida 2ª Chamada exclusivamente para exame final ou para uma avaliação parcial especificada no plano de ensino da disciplina.”;
- “A concessão de 2° chamada dependerá da justificativa apresentada, com documentação comprobatória, para a falta do aluno na data prevista, mediante requerimento entregue ao coordenador do curso ou da área dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis decorridos da realização da prova pela sua turma.”
- “Deferido o requerimento, com base na Legislação Federal específica, a 2ª Chamada deverá ser realizada dentro do prazo de 08 (oito) dias, contados a partir da última avaliação parcial, abrangendo todo o conteúdo programático da disciplina.”
- O requerimento de Segunda Chamada indeferido significa que o aluno estará automaticamente Reprovado por Falta na disciplina. Pois, serão contabilizados a fatal na avaliação e na segunda chamada. O documento justificando a falta é importante no requerimento.
Procedimento preparatório para a Colação de Grau
- Declaração "nada consta" da Biblioteca;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de Identidade;
- CPF;
- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (1º e 2º turnos);
- Documentação do Serviço Militar;
- Ficha 19 ou Certificado de conclusão do ensino médio e Histórico correspondente;
- Documento comprobatório da urgência alegada que justifique a solicitação (apenas no caso de solicitação de Colação de Grau antecipada);
- Declaração de Conclusão de Curso.
- Informações sobre Colação de Grau excepcional, antecipada ou a posteriori poderão ser obtidas na Escolaridade.
- Só poderão colar grau os alunos que forem declarados aptos pela Escolaridade.
3. A turma de formandos deverá escolher/eleger uma Comissão Organizadora, que representará as vontades da turma e exercerá as atividades em nome de todos os formandos. A data de escolha/eleição da Comissão Organizadora fica à critério da turma, não estando vinculada aos procedimentos relacionados anteriormente.
- Nome da turma:
- Paraninfo da turma:
- Patrono(s):
- Juramentista:
- Aluno que irá receber o grau:
- Professores homenageados:
- Técnicos homenageados:
- Empresa de eventos contratada pela turma:
- Alunos formandos (nomes completos):
Coordenação de Estágio do Curso de Engenharia de Produção - NT/CAA
Coordenadora: Prof. Dra. Renata Maciel de Melo
Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente
Horário de atendimento ao aluno: Terça-feira - 15:00h às 17:00h
Local: Sala da Coordenação de EP - (Bloco dos estudantes - 1o. Andar, Sala 4)
E-mail: coordestagio.ep@gmail.com
Endereço: Rodovia BR-104 Km 59 - Nova Caruaru CEP 55002-970 - Caruaru-PE Brasil
Abaixo estão descritos os procedimentos que devem ser adotados para TODAS as modalidades de estágio.
Após o convênio:
1°) Entrar em contato preliminar com a coordenação de estágio do curso de EP, com o intuito de verificar as informações relativas à empresa concedente de estágio, período de realização do mesmo, etc. ISTO GARANTE QUE O PROCESSO INICIE SEM PROBLEMAS POSTERIORES.
-
É fundamental que o aluno tenha um ORIENTADOR de estágio que seja professor diretamente relacionado ao curso de Engenharia de Produção. Para tanto, esta coordenação aconselha que o aluno faça contato preliminar com os professores com o intuito de verificar a disponibilidade em orientá-lo antes da celebração do termo de compromisso de estágio. Ou seja,o aluno deve contactar previamente professores para orientá-lo formalmente.
-
Para o estágios NÃO OBRIGATÓRIOS deve ser entregue 01 cópia do histórico escolar com a finalidade de verificar o atendimentos aos requesitos mínimos previstos nas Resoluções vigentes.
2º) Após a primeira etapa, o aluno deve providenciar o TERMO DE COMPROMISSO e o PLANO DE ATIVIDADES (conforme modelos abaixo). Estes documentos, devidamente assinados pela empresa e pelo aluno, devem ser enviados à Coordenação de Estágio para assinatura. As informações contidas no termo de compromisso (contrato) devem ser equivalentes àquelas no plano de atividades.
- Modelos de Termo de Compromisso estão disponíveis no site da PROACAD, acesse aqui.
- Plano de atividades - Estágio Obrigatório
- Plano de atividades - Estágio Não Obrigatório
- As informações contidas no Termo de Compromisso disponibilizado pela PROACAD devem ser adaptadas ao caso do Centro Adêmico do Agreste e ao Curso de EP. Portanto, é fundamental que o aluno faça o primeiro contato com a coordenação de estágio do curso para obter estas informações. Termos de Compromissos e/ou Planos de Ativiades preenchidos com informações incorretas não serão aceitos.
- No mínimo 03 vias dos documentos citados acima são necessárias: estagiário, concedente e coordenação de estágio.
- Quando o termo de compromisso (modelo da empresa) já contiver o plano de atividades com o nome do supervisor designado pela empresa, não é necessária a entrega do plano de atividades em separado, conforme o modelo descrito acima.
- A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO É A ULTIMA A ASSINAR ESTES DOCUMENTOS. Mesmo no caso do estágio ser formalizado por Agentes de Integração, este deve enviar a via da UFPE com todas as assinaturas.
- OS TERMOS DE COMPROMISSO NÃO SERÃO ASSINADOS COM DATAS RETROATIVAS.
- O ESTÁGIO NÃO PODE INICIAR SEM A FIRMAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO.
3º) Todos os discentes devem entregar à coordenação de estágio do curso de EP um termo de ciência das obrigações do estagiário. A entrega deste termo deve ser feita junto ao Termo de Compromisso (no momento das assinaturas).
4º) Todos deverão entregar no mínimo 01 relatório a cada trimestre e 01 relatório semestral/final. Relatórios adicionais podem ser requeridos pelo orientador à qualquer momento. Além disso, ao final do estágio devem entregar o formulário de avaliação final.
- Modelo de relatório trimestral - Para TODOS
- Formulário de avaliação e relatório SEMESTRAL- Para TODOS
- Formulário de avaliação e relatório FINAL - NÃO OBRIGATÓRIO
- Formulário de avaliação FINAL - OBRIGATÓRIO
- Modelo de relatorio FINAL - OBRIGATÓRIO
A matrícula no estágio obrigatório deve, preferencialmente, obedecer o calendário acadêmico. Mas, ela é realizada em fluxo contínuo.
Portanto, no momento em que o discente obter uma sinalização positiva da empresa concedente de estágio, este deve realizar a solicitação prévia de matrícula na disciplina de estágio na escolaridade.
Desta forma, a solicitação de matricula deve ocorrer, preferencialmente, antes da formalização do estágio.
- Responsável pelo estágio Não Obrigatório: coordenador do curso
- Responsavel pelo estágio Obrigatório: coordenador de estágio
- Coordenador de estágio do curso EP: Prof. Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente
Horário: Segundas-feiras 17:00 as 19:00h.
Email: coordestagio.ep@gmail.com
Para melhorarmos o processo de comunicação com a Coordenação de estágio, em assuntos relacionados unicamente a esta coordenação, solicitamos que enviem emails APENAS para coordestagio.ep@gmail.com
- Legislação - lei nº11788/2008 de 25/09/2008
- Resolução CCEPE nº 20/2015 - Disciplina o Estágio na UFPE
- Resolução CCEPE nº 09/2016 - Disciplina o Estágio na UFPE
- Resolução de estágio EP/CAA nº 01-2017
Outras informações acessar o Site da PROACAD, clique aqui.
Em construção.
Semestre 2021.2

1. PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC)
1.1 Verificar se está inscrito na turma do Classroom do google com o código: (obrigatório o uso do e-mail institucional da UFPE)
1.2 Formulário para inscrição na disciplina de projeto final de curso (TCC): Preencher o formulário de entrega de pré-projeto disponivel no google classroom até dia 08/02/2022.
De acordo com a Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA que regulamenta o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do CAA, atendendo ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção e em cumprimento às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia, conforme estabelece a resolução CNE/CES 11/2002, os cursos de graduação em engenharia devem garantir que seus egressos tenham qualificação e estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.
Assim, uma das finalidades do TCC do curso de Engenharia de Produção do CAA é avaliar a capacidade de integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, apresentado na forma de monografia.
De acordo com o Artigo 3º, da Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA, o tema do TCC deverá abranger pelo menos umas das seguintes áreas do curso:
- Engenharia da Qualidade;
- Pesquisa Operacional;
- Gestão da Produção;
- Gestão Econômica e Financeira;
- Gestão da Informação
- Gestão Ambiental
- Projeto do Produto
- Gestão de Projeto.
Envolvendo planejamento e elaboração de projetos de engenharia, estudos bibliográficos, levantamentos de campo, processamento de dados, modelagens, geração de produtos, respeitadas as características específicas em cada proposta.
- Cada discente irá sugerir o seu orientador neste formulário. Nos casos em que não houver esta sugestão ou o orientador não tiver disponibilidade para tal, caberá ao responsável pela disciplina designar um orientador, conforme a linha de pesquisa do pré-projeto de TCC.
- Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que não preencherem/enviarem o FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC) dentro do prazo estipulado.
1.3 Confirmação de alocação do(a) orientador(a): até dia 11/02/2022 será enviado um e-mail para cada aluno e seus respectivos orientadores confirmando a orientação.
2. PROCEDIMENTO DA ESCRITA DO TCC
2.1 O desenvolvimento do Projeto Final de Curso (TCC) deverá ser realizado durante o semestre letivo conforme cronograma descrito anteriormente. O acompanhamento de orientação será realizado diretamente com o professor(a) orientador(a).
- Caso necessite de reunião de esclarecimento junto ao responsável pela disciplina favor enviar e-mail (thalles.garcez@ufpe.br).
2.2 Para a elaboração do TCC é exigida que as partes pré e pós-textuais devem ser elaboradas conforme as normas vigentes da ABNT e para verificar/elaborar esses elementos é necessário consultar a NBR 14724 (Apresentação de trabalhos acadêmicos), como a NBR 6024 (numeração progressiva de seções), esta para ver a ordem do sumário também, NBR 6027 (sumário) e NBR 6028 (resumo), além da NBR 6023 (referências) e NBR 10520 (citações).
Partes que compõem a parte pré-textual dos TCCs:
- Capa(obrigatório)
- Folha de rosto (obrigatório)
- Folha de aprovação (obrigatório)
- Dedicatória (opcional)
- Agradecimentos (opcional)
- Epígrafe (opcional)
- Resumo na língua vernácula (obrigatório)
- Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
- Lista de ilustrações (opcional)
- Lista de tabelas (opcional)
- Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
- Lista de símbolos (opcional)
- Sumário (obrigatório)
Pós-textual:
- Referências (obrigatório)
- Glossário (opcional)
- Apêndice (opcional)
- Anexo (opcional)
- Índice (opcional)
2.3 O(a) aluno(a) deverá ter total conhecimento e compreensão do que é considerado PLÁGIO, não apenas a cópia integral do trabalho, mas também de parte dele, inclusive de artigos e/ou parágrafos, sem citação dos autores ou de sua fonte. Além disso, o(a) aluno(a) deve estar ciente das punições decorrentes da prática de plágio, através das sanções civis previstas na lei do direito autoral e criminais previstas no Código Penal, além das cominações administrativas e acadêmicas que poderão resultar em reprovação no Trabalho de Conclusão de Curso. Para isso, todos os alunos matriculados deverão assinar o ANEXO 03 - AUTENTICIDADE DE AUTORIA.
2.4 Para todos os alunos é obrigatória a entrega do Termo de não uso de informação de empresa (ANEXO 04_1) OU do Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (ANEXO 04_2).
Download do ANEXO 04_2 – Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (link)
3. PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
3.1 Excepcionalmente neste semestre 2021.2, as defesas ocorreram de forma CONTÍNUA a depender da demanda de solicitação do(a) orientador(a) de forma virtual;
3.2 Após elaboração do TCC, obedecendo as regras de formatação da ABNT e a liberação do(a) respectivo do(a) professor(a) orientador(a), o(a) professor(a) orientador(a) deve solicitar, até o dia 10/05/2022, a defesa do TCC enviando por e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) as seguintes informações:
Aluno(a): ??????? ???? ??????????
Título: ?????????????????????
Banca: Prof. ????????????????????? / Prof. ?????????????????????
Data: ?? / ?? / ????
Hora: ??:?? h
Código do Google Classroom: meet.google.com/???-????-???
ATENÇÃO: FAVOR RETORNAR AS INFORMAÇÕES DA DEFESA PELO MENOS 48H ANTES DA DEFESA, PARA QUE POSSA DIVULGÁ-LA DE FORMA PÚBLICA.
3.3 O prazo final para a defesa do TCC será até o dia 20/05/2022.
3.4 O(A) orientador(a) irá convidar os dois membros da banca e marcará a data, horário da defesa e criará um link de uma reunião no Google Meet através do e-mail institucional da UFPE, e enviará para o e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) com antecedência de 48h antes da defesa da banca de TCC para ampla divulgação da defesa pública;
3.5 O(A) orientador(a) ficará responsável por enviar os TCCs para os membros da banca;
3.6 No dia e na hora da defesa do TCC, o(a) orientador(a) ficará responsável por abrir (ao menos 5 minutos antes do horário marcado) a sala do google meet e aceitar todas as pessoas para a defesa;
3.7 Durante a defesa, o(a) orientador(a) irá presidir o processo de defesa, que será dividido nas seguintes etapas:
- Abertura da sessão de defesa: orientador(a) irá apresentar a banca, o(a) aluno(a), o TCC a ser apresentado e as regras de apresentação, regras dos ouvintes, etc.;
- Apresentação do TCC: o(a) aluno(a) terá no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para apresentar o TCC;
- Arguição pela banca: cada membro da banca fará sua explanação sobre o TCC apresentado;
- Análise interna do TCC pela banca: neste momento a banca irá se reunir em outra sala do Google Meet, que será criada pelo(a) orientador(a), para debate sobre o TCC e definição da nota final do TCC. Enquanto isso, o(a) aluno(a) e demais presentes na defesa aguardam na sala inicial do Google Meet a volta da banca;
- Deliberação da nota: a banca e orientador(a) volta a sala do Google Meet inicial e faz a deliberação da nota do(a) aluno(a) que apresentou o TCC;
- Fechamento: o(a) orientador(a) fecha a sessão de defesa e a sala do Google Meet.
- É responsabilidade do(a) aluno(a) matriculado(a) na disciplina de Projeto Final de Curso se atualizar dessas informações e defender o TCC na hora reservada para tal.
- Os TCCs serão avaliados por uma banca, composta por dois docentes do curso de EP/CAA/UFPE. A banca avaliará a apresentação e defesa oral de cada aluno(a), e a escrita do TCC, onde o(a) aluno(a) deverá demonstrar domínio dos fundamentos das áreas de conhecimento envolvidas. Será efetuada também uma avaliação pelo(a) professor(a) orientador(a), o qual atribuirá uma nota de zero a dez. Cada um dos dois examinadores da banca atribuirá uma nota de zero a dez. A nota final é definida como média aritmética simples da média da banca e da nota do orientador. Será considerado APROVADO o aluno que obtiver nota final superior ou igual a 7,0 (sete).
3.8 Documentos gerados na banca:
- Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01) (excepcionalmente em 2021.2, deverá estar assinado somente pelo(a) orientador(a));
- Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02) (excepcionalmente em 2021.2, deverá estar assinado somente pelo(a) orientador(a));
Download do ANEXO 02 - Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (link)
4. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
4.1 Após a defesa, o aluno deverá proceder, até o dia 27/05/2022, às revisões finais do TCC recomendadas pela banca conforme orientação do(a) professor(a) orientador(a) do TCC, o(a) qual é único que poderá autorizar a entrega da versão definitiva do trabalho. O(a) aluno(a) deve atender todas as normas de formatação conforme normas ABNT.
4.2 Após liberação da versão final do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a), o(a) aluno(a) deverá realizar o autodepósito do TCC, até o dia 03/06/2022.
O fluxo do autodepósito será:
- Discente está com a versão final de seu TCC (validado pela banca examinadora, pelo (a) orientador (a) e normalizado conforme padrões orientados pelo curso e/ou biblioteca);
- Discente não deve possuir livros emprestados e/ou pendências (materiais em atraso e/ou multas) nas bibliotecas do SIB, caso possua, procurar biblioteca para resolver a situação;
- Quando o TCC for monografia ou relatório, discente gera a ficha eletrônica de identificação da obra e a insere no trabalho;
- Discente acessa o Repositório Digital da UFPE utilizando suas credenciais UFPE ID, preenche os campos com os dados do TCC e realiza submissão do respectivo arquivo, de acordo com as orientações do “Manual de Submissão para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação no ATTENA - Repositório Digital da UFPE” disponível na página eletrônica da biblioteca do CAA; (https://www.ufpe.br/caa/
- Discente recebe, em seu e-mail institucional, comprovante de homologação de depósito pela biblioteca.
4.3 Posteriormente, o(a) aluno(a) deverá enviar por email para Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE), até o dia 20/06/2022, os documentos constados no checklist, que entre outros consta a mídia eletrônica contendo apenas o TCC (em arquivo formato PDF). O endereço para envio é segec.agreste@ufpe.br. Nesse e-mail, o(a) aluno(a) deve solicitar que seja aberto um processo via SIPAC para a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção e incluir o professor responsável pela disciplina (Thalles Vitelli Garcez) como interessado no processo. Segue sugestão do email:
Solicito a abertura de um processo via SIPAC para a coordenação do curso de Engenharia de Produção (CAA) do depósito da versão final do meu Projeto Final de Curso (TCC), na qual deve colocar o Prof. Thalles Vitelli Garcez (thalles.garcez@ufpe.br) como interessado no processo.
Seguem todos os documentos necessários anexados.
Atenciosamente,
Checklist para a entrega da versão final à Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE):
1) Mídia eletrônica contendo, em formato ".pdf", a versão final do TCC;
2) Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01); (link)
3) Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02); (link)
4) Termo de Autenticidade de Autoria devidamente assinado pelo aluno (ANEXO 03); (link)
5) Termo de não uso de informações de empresa (ANEXO 04_1) (link) OU Termo de compromisso e aceite de realização de Projeto Final de Curso em empresa (ANEXO 04_2) (link);
6) Confirmação dado pela biblioteca (e-mail) do efetivo autodepósito de monografia realizado pelo aluno.
4.4 Somente após a entrega da mídia eletrônica e dos formulários contidos no FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E CHECKLIST (ANEXO 00), e a constatação de recebimento via SIPAC, é que o professor responsável pela disciplina irá inserir a respectiva nota no SIG@;
4.5 Se o(a) orientador(a) assim solicitar, o(a) aluno(a) também deverá providenciar a impressão e a encadernação em capa dura de do TCC, a ser entregue diretamente a ele(a).
4.6 Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que NÃO entregar na Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE) a versão definitiva do trabalho acompanhado do Formulário de Entrega do TCC, observando também os Procedimentos após a Defesa do TCC, até dia 20/06/2022.
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Semestre 2021.1

Devido às mudança de procedimento de Catalogação e depósito do TCC na biblioteca para a realização de autodepósito no sistema ATTENA, os prazos das etapas seguintes encontram-se MODIFICADOS:
- Até 20/01/2022: Último dia para a entrega da versão ao orientador(a) do TCC final pós-correções definidas pelo(a) orientador(a) e banca. Atender todas as normas de formatação conforme normas ABNT.
- Até 20/01/2022: Último dia para realização do processo de Autodepósito do TCC confirme instruções definidas por email.
- Até 30/01/2022: Prazo final para solicitação de abertura de processo SIPAC com a versão definitiva do TCC eletronicamente acompanhado do Formulário de Entrega do TCC e demais documentações
1. PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC)
1.1 Inscrever na turma do Classroom do google com o código: (obrigatório o uso do e-mail institucional da UFPE)
1.2 Formulário para inscrição na disciplina de projeto final de curso (TCC): Preencher o formulário de entrega de pré-projeto disponivel no google classroom até dia 29/09/2021.
De acordo com a Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA que regulamenta o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do CAA, atendendo ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção e em cumprimento às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia, conforme estabelece a resolução CNE/CES 11/2002, os cursos de graduação em engenharia devem garantir que seus egressos tenham qualificação e estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.
Assim, uma das finalidades do TCC do curso de Engenharia de Produção do CAA é avaliar a capacidade de integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, apresentado na forma de monografia.
De acordo com o Artigo 3º, da Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA, o tema do TCC deverá abranger pelo menos umas das seguintes áreas do curso:
- Engenharia da Qualidade;
- Pesquisa Operacional;
- Gestão da Produção;
- Gestão Econômica e Financeira;
- Gestão da Informação
- Gestão Ambiental
- Projeto do Produto
- Gestão de Projeto.
Envolvendo planejamento e elaboração de projetos de engenharia, estudos bibliográficos, levantamentos de campo, processamento de dados, modelagens, geração de produtos, respeitadas as características específicas em cada proposta.
- Cada discente irá sugerir o seu orientador neste formulário. Nos casos em que não houver esta sugestão ou o orientador não tiver disponibilidade para tal, caberá ao responsável pela disciplina designar um orientador, conforme a linha de pesquisa do pré-projeto de TCC.
- Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que não preencherem/enviarem o FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC) dentro do prazo estipulado.
1.3 Confirmação de alocação do(a) orientador(a): até dia 01/10/2021 será enviado um e-mail para cada aluno e seus respectivos orientadores confirmando a orientação.
2. PROCEDIMENTO DA ESCRITA DO TCC
2.1 O desenvolvimento do Projeto Final de Curso (TCC) deverá ser realizado durante o semestre letivo conforme cronograma descrito anteriormente. O acompanhamento de orientação será realizado diretamente com o professor(a) orientador(a).
- Caso necessite de reunião de esclarecimento junto ao responsável pela disciplina favor enviar e-mail (thalles.garcez@ufpe.br).
2.2 Para a elaboração do TCC é exigida que as partes pré e pós-textuais devem ser elaboradas conforme as normas vigentes da ABNT e para verificar/elaborar esses elementos é necessário consultar a NBR 14724 (Apresentação de trabalhos acadêmicos), como a NBR 6024 (numeração progressiva de seções), esta para ver a ordem do sumário também, NBR 6027 (sumário) e NBR 6028 (resumo), além da NBR 6023 (referências) e NBR 10520 (citações).
Partes que compõem a parte pré-textual dos TCCs:
- Capa(obrigatório)
- Folha de rosto (obrigatório)
- Folha de aprovação (obrigatório)
- Dedicatória (opcional)
- Agradecimentos (opcional)
- Epígrafe (opcional)
- Resumo na língua vernácula (obrigatório)
- Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
- Lista de ilustrações (opcional)
- Lista de tabelas (opcional)
- Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
- Lista de símbolos (opcional)
- Sumário (obrigatório)
Pós-textual:
- Referências (obrigatório)
- Glossário (opcional)
- Apêndice (opcional)
- Anexo (opcional)
- Índice (opcional)
2.3 O(a) aluno(a) deverá ter total conhecimento e compreensão do que é considerado PLÁGIO, não apenas a cópia integral do trabalho, mas também de parte dele, inclusive de artigos e/ou parágrafos, sem citação dos autores ou de sua fonte. Além disso, o(a) aluno(a) deve estar ciente das punições decorrentes da prática de plágio, através das sanções civis previstas na lei do direito autoral e criminais previstas no Código Penal, além das cominações administrativas e acadêmicas que poderão resultar em reprovação no Trabalho de Conclusão de Curso. Para isso, todos os alunos matriculados deverão assinar o ANEXO 03 - AUTENTICIDADE DE AUTORIA.
2.4 Para todos os alunos é obrigatória a entrega do Termo de não uso de informação de empresa (ANEXO 04_1) OU do Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (ANEXO 04_2).
Download do ANEXO 04_2 – Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (link)
3. PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
3.1 Excepcionalmente neste semestre 2021.1, as defesas ocorreram de forma CONTÍNUA a depender da demanda de solicitação do(a) orientador(a) de forma virtual;
3.2 Após elaboração do TCC, obedecendo as regras de formatação da ABNT e a liberação do(a) respectivo do(a) professor(a) orientador(a), o(a) professor(a) orientador(a) deve solicitar, até o dia 08/12/2021, a defesa do TCC enviando por e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) as seguintes informações:
Aluno(a): ??????? ???? ??????????
Título: ?????????????????????
Banca: Prof. ????????????????????? / Prof. ?????????????????????
Data: ?? / ?? / ????
Hora: ??:?? h
Código do Google Classroom: meet.google.com/???-????-???
ATENÇÃO: FAVOR RETORNAR AS INFORMAÇÕES DA DEFESA PELO MENOS 48H ANTES DA DEFESA, PARA QUE POSSA DIVULGÁ-LA DE FORMA PÚBLICA.
3.2 O prazo final para a defesa do TCC será até o dia 15/12/2021.
3.3 O(A) orientador(a) irá convidar os dois membros da banca e marcará a data, horário da defesa e criará um link de uma reunião no Google Meet através do e-mail institucional da UFPE, e enviará para o e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) com antecedência de 48h antes da defesa da banca de TCC para ampla divulgação da defesa pública;
3.4 O(A) orientador(a) ficará responsável por enviar os TCCs para os membros da banca;
3.5 No dia e na hora da defesa do TCC, o(a) orientador(a) ficará responsável por abrir (ao menos 5 minutos antes do horário marcado) a sala do google meet e aceitar todas as pessoas para a defesa;
3.6 Durante a defesa, o(a) orientador(a) irá presidir o processo de defesa, que será dividido nas seguintes etapas:
- Abertura da sessão de defesa: orientador(a) irá apresentar a banca, o(a) aluno(a), o TCC a ser apresentado e as regras de apresentação, regras dos ouvintes, etc.;
- Apresentação do TCC: o(a) aluno(a) terá no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para apresentar o TCC;
- Arguição pela banca: cada membro da banca fará sua explanação sobre o TCC apresentado;
- Análise interna do TCC pela banca: neste momento a banca irá se reunir em outra sala do Google Meet, que será criada pelo(a) orientador(a), para debate sobre o TCC e definição da nota final do TCC. Enquanto isso, o(a) aluno(a) e demais presentes na defesa aguardam na sala inicial do Google Meet a volta da banca;
- Deliberação da nota: a banca e orientador(a) volta a sala do Google Meet inicial e faz a deliberação da nota do(a) aluno(a) que apresentou o TCC;
- Fechamento: o(a) orientador(a) fecha a sessão de defesa e a sala do Google Meet.
- É responsabilidade do(a) aluno(a) matriculado(a) na disciplina de Projeto Final de Curso se atualizar dessas informações e defender o TCC na hora reservada para tal.
- Os TCCs serão avaliados por uma banca, composta por dois docentes do curso de EP/CAA/UFPE. A banca avaliará a apresentação e defesa oral de cada aluno(a), e a escrita do TCC, onde o(a) aluno(a) deverá demonstrar domínio dos fundamentos das áreas de conhecimento envolvidas. Será efetuada também uma avaliação pelo(a) professor(a) orientador(a), o qual atribuirá uma nota de zero a dez. Cada um dos dois examinadores da banca atribuirá uma nota de zero a dez. A nota final é definida como média aritmética simples da média da banca e da nota do orientador. Será considerado APROVADO o aluno que obtiver nota final superior ou igual a 7,0 (sete).
3.7 Documentos gerados na banca:
- Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01) (excepcionalmente em 2021.1, deverá estar assinado somente pelo(a) orientador(a));
- Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02) (excepcionalmente em 2021.1, deverá estar assinado somente pelo(a) orientador(a));
Download do ANEXO 02 - Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (link)
4. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
4.1 Após a defesa, o aluno deverá proceder, até o dia 20/01/2022, às revisões finais do TCC recomendadas pela banca conforme orientação do(a) professor(a) orientador(a) do TCC, o(a) qual é único que poderá autorizar a entrega da versão definitiva do trabalho. O(a) aluno(a) deve atender todas as normas de formatação conforme normas ABNT.
4.2 Após liberação da versão final do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a), o(a) aluno(a) deverá realizar o autodepósito do TCC, até o dia 20/01/2022.
O fluxo do autodepósito será:
- Discente está com a versão final de seu TCC (validado pela banca examinadora, pelo (a) orientador (a) e normalizado conforme padrões orientados pelo curso e/ou biblioteca);
- Discente não deve possuir livros emprestados e/ou pendências (materiais em atraso e/ou multas) nas bibliotecas do SIB, caso possua, procurar biblioteca para resolver a situação;
- Quando o TCC for monografia ou relatório, discente gera a ficha eletrônica de identificação da obra e a insere no trabalho;
- Discente acessa o Repositório Digital da UFPE utilizando suas credenciais UFPE ID, preenche os campos com os dados do TCC e realiza submissão do respectivo arquivo, de acordo com as orientações do “Manual de Submissão para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação no ATTENA - Repositório Digital da UFPE” disponível na página eletrônica da biblioteca do CAA; (https://www.ufpe.br/caa/
- Discente recebe, em seu e-mail institucional, comprovante de homologação de depósito pela biblioteca.
4.4 Posteriormente, o(a) aluno(a) deverá enviar por email para Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE), até o dia 31/01/2022, os documentos constados no checklist, que entre outros consta a mídia eletrônica contendo apenas o TCC (em arquivo formato PDF). O endereço para envio é segec.agreste@ufpe.br. Nesse e-mail, o(a) aluno(a) deve solicitar que seja aberto um processo via SIPAC para a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção e incluir o professor responsável pela disciplina (Thalles Vitelli Garcez) como interessado no processo. Segue sugestão do email:
Solicito a abertura de um processo via SIPAC para a coordenação do curso de Engenharia de Produção (CAA) do depósito da versão final do meu Projeto Final de Curso (TCC), na qual deve colocar o Prof. Thalles Vitelli Garcez (thalles.garcez@ufpe.br) como interessado no processo.
Seguem todos os documentos necessários anexados.
Atenciosamente,
Checklist para a entrega da versão final à Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE):
1) Mídia eletrônica contendo, em formato ".pdf", a versão final do TCC;
2) Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01); (link)
3) Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02); (link)
4) Termo de Autenticidade de Autoria devidamente assinado pelo aluno (ANEXO 03); (link)
5) Termo de não uso de informações de empresa (ANEXO 04_1) (link) OU Termo de compromisso e aceite de realização de Projeto Final de Curso em empresa (ANEXO 04_2) (link);
6) Confirmação dado pela biblioteca (e-mail) do efetivo autodepósito de monografia realizado pelo aluno.
4.6 Somente após a entrega da mídia eletrônica e dos formulários contidos no FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E CHECKLIST (ANEXO 00), e a constatação de recebimento via SIPAC, é que o professor responsável pela disciplina irá inserir a respectiva nota no SIG@;
4.7 Se o(a) orientador(a) assim solicitar, o(a) aluno(a) também deverá providenciar a impressão e a encadernação em capa dura de do TCC, a ser entregue diretamente a ele(a).
4.8 Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que NÃO entregar na Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE) a versão definitiva do trabalho acompanhado do Formulário de Entrega do TCC, observando também os Procedimentos após a Defesa do TCC, até dia 31/01/2022.
OBS: qualquer alteração que a coordenação julgar ser necessária nos procedimentos e/ou nos documentos poderá ser realizada sem aviso prévio que serão disponibilizadas no site do curso. Os discentes matriculados na disciplina de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) devem observar a Resolução Nº 02/2014 EP/CAA.
Título: GERENCIAMENTO DE RISCOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS BASEADO EM SISTEMAS DINÂMICOS |
Título: ESTUDO DE TEMPOS E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE EM EMPRESA DE ACUMULADORES ELÉTRICOS |
Título: A IMPORTÂNCIA DO MODAL INFOVIÁRIO NA LOGÍSTICA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO VOLTADO AO PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID-19 |
Título: UTILIZAÇÃO DO POSTPONEMENT COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO: PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM INDÚSTRIA TÊXTIL COM DEMANDA SAZONAL |
Título: FRAMEWORK PARA GESTÃO DE RISCOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO: ESTUDO DE CASO EM UM TRECHO DA BR-232/PE |
Título: APLICAÇÃO INTEGRADA DE ELEMENTOS DA METODOLOGIA SEIS SIGMA NA REDUÇÃO DA INDISPONIBILIDADE DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO DO SETOR DE ALIMENTOS |
Título: ANÁLISE E PREDIÇÃO DA EVASÃO DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU |
Título: ANÁLISE SOBRE O PROBLEMA DE PATRULHAMENTO DE VIATURAS POLICIAIS NA CIDADE DE ÁGUA PRETA - PE |
Título: ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO ATUANTES NO SETOR VAREJISTA DE CONSUMO CÍCLICO: APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE CLUSTERING COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO |
Título: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO MODELO DE ECONOMIA COLABORATIVA NA FEIRA DO ARTESANATO DE CARUARU - PE |
Título: PROJETO DE REARRANJO DE ÁREAS DE ARMAZENAGEM DE UMA MADEIREIRA ASSISTIDO POR SOFTWARE DE MODELAGEM 3D |
Título: PLANO DE MELHORIA DA QUALIDADE DO PROCESSO DE COMPRAS NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (IFE) |
Título: PROPOSIÇÃO DE MELHORIA DO PROCESSO DE CAPTAÇÃO DE CLIENTES B2B |
Título: APLICAÇÃO DO MÉTODO DMAIC PARA MELHORIA NO PROCESSO DE PESAGEM DE MICRO INGREDIENTES EM UMA INDÚSTRIA DE NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL |
Título: MODELO DE PRIORIZAÇÃO DE EVENTOS KAIZEN: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA |
Título: APLICAÇÃO DO DMAIC: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO DO INTERIOR DE PERNAMBUCO |
Título: ELEMENTOS DO LEAN SEIS SIGMA E GESTÃO DE MUDANÇAS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE |
Título: CRIAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE BEBIDAS: A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA NOVAS EMPRESAS/EMPREENDEDORES DURANTE UMA CRISE PANDÊMICA |
Título: AS VIOLÊNCIAS SOFRIDAS PELAS MULHERES NO AMBIENTE CORPORATIVO COMO RESPONSÁVEIS PELA DIFICULDADE DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS DE PODER NO MERCADO DE TRABALHO |
Título: ANÁLISE DE DESEMPENHO EM PROCESSO DE MOAGEM INDUSTRIAL ATRAVÉS DE TEORIA DAS FILAS E SIMULAÇÃO |
Título: PROPOSTA DE CHATBOT PARA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO EM EMPRESA MULTINACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO |
Título: PROPOSTA DE SISTEMÁTICA PARA GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO DA RASTREABILIDADE PARA INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS |
Título: MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO APL DE LATICÍNIOS DE PERNAMBUCO |
Título: APLICAÇÃO DE CURVA ABC PARA RESSUPRIMENTO DE ESTOQUES DE MATERIAIS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA |
Título: MODELO DE SELEÇÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS DE MELHORIA NO SETOR PRODUTIVO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO MERCADO VIDREIRO DO NORDESTE |
Título: APLICAÇÃO DE PLATAFORMAS DE BAIXO CUSTO NA AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS |
Título: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC PARA MELHORIA DE PROCESSOS EM UMA INDÚSTRIA MULTINACIONAL DO RAMO DE EMBALAGENS DE ALUMÍNIO |
Título: IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTA DE SELFSERVICE BI EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO |
Título: CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE APLICADO EM UM PROCESSO PRODUTIVO DO SETOR ALIMENTÍCIO |
Título: UTILIZACÃO INTEGRADA DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO PROCESSO DE ÁNALISE DE EMBALAGENS EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS |
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA O PROBLEMA DE BALANCEAMENTO DE LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DE MODA PRAIA DO AGRESTE PERNAMBUCANO |
Título: APLICAÇÃO DO FITRADEOFF PARA PRIORIZAÇÃO DE TRECHO DE RODOVIAS FEDERAIS DE PERNAMBUCO |
Título: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MASP PARA MELHORIA DE PRODUTIVIDADE EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE BISCOITOS |
Título: APLICAÇÃO DA FERRAMENTA KAIZEN PARA REDUÇÃO DE FALHAS DE PRODUTOS DE UMA INDÚSTRIA DE CLASSE MUNDIAL DO SETOR DE AUTOPEÇAS |
Título: TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA NO AGRESTE PERNAMBUCANO |
Título: APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA: Um Estudo de Caso no Setor Público de Arrecadação Tributária |
Título: ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DOS PRINCIPAIS CUSTOS REFERENTES AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO PORTO/FÁBRICA DE INSUMOS E PRODUTOS ACABADOS: UM ESTUDO DE CASO |
Título: SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÕES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO INTEGRAL: INTEGRAÇÃO DO FMEA E PROMETHEE II |
Título: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC NO RESSUPRIMENTO DE UMA FÁBRICA DE BISCOITOS |
Título: ANÁLISE DE INDICADOR DE DESEMPENHO COMO MEIO DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO OFERECIDO: UM ESTUDO DE CASO APLICADO UMA MULTINACIONAL DO SETOR ALIMENTÍCIO |
Título: MODELO DE OTIMIZAÇÃO PARA ALOCAÇÃO DE CARGAS PORTUÁRIAS: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE ACUMULADORES ELÉTRICOS |
Título: ANÁLISE E ROTERIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE MERENDA ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE CARUARU |
Título: OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ESTANTES METÁLICAS: ESTUDO DE CASO DA METODOLOGIA WCM (WORLD CLASS MANUFACTURING) EM UMA EMPRESA DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO |
Título: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ACERCA DAS MUDANÇAS INERENTES À INDÚSTRIA 4.0 |
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM ESCOLAS MUNICIPAIS POR MEIO DE SERPEF ADAPTADO |
Título: MODELO MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO PARA PRIORIZAÇÃO DE DESCARGAS DE MATÉRIA PRIMAS EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA PETS |
Título: PRIORIZAÇÃO DE AÇÕES DE MELHORIA PARA INTEGRAÇÃO DAS NORMAS ISO 9001 E 22000 |
Título: APLICAÇÃO DO BPM PARA A PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE UMA USINA DE ÁLCOOL E AÇÚCAR |
Título: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES NO ALMOXARIFADO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
Título: ESTUDO DOS MÉTODOS DE TRABALHO COM O AUXÍLIO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA |
Título: PROPOSTA DE MELHORIA DO LAYOUT NO SETOR DE PRODUÇÃO ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO NA CIDADE DE CARUARU |
Título: GESTÃO DE ESTOQUES E PLANEJAMENTO DE DEMANDA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA PEQUENA REDE DE VAREJO LOCALIZADA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO |
Título: BALANCEAMENTO DE CÉLULAS DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO POLO DE CONFECÇÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO |
Título: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA FMEA COM AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO: um estudo de caso em uma indústria do ramo alimentício do agreste Pernambucano |
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS DE PREVISÃO DE VENDAS EM UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS |
Título: PROPOSTA PARA O PLANEJAMENTO E BALANCEAMENTO DA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES |
Título: PLANEJAMENTO E SEQUENCIAMENTO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO INTEIRA MISTA: Um estudo de caso em uma metalúrgica de reciclagem de baterias de chumbo-ácido |
Título: REGRAS DE APOIO À DECISÃO PARA O PLANEJAMENTO DE COMPRAS DO MIX DE PRODUTOS DE UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES |
Título: IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COM FOCO NA PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS EM UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO |
Título: DECISÃO SOBRE A VIABILIDADE DE MUDANÇA NO PROCESSO DE CARBONATAÇÃO DO ÓXIDO PARA GANHOS DE RENDIMENTO NA PRODUÇÃO DE CHUMBO |
Título: MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO |
Título: AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE ACIDENTE DE TRABALHO NO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL NA CIDADE DE CARUARU - PE |
Título: MODELO MULTICRITÉRIO PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES EM COMPRAS PÚBLICAS BASEADO NO SMARTER E MODELO ADITIVO COM VETO: O CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA |
Título: ASPECTOS MOTIVADORES E RISCOS DA PRÁTICA DO OUTSOURCING EM INDÚSTRIAS DO SETOR DE CONFECÇÃO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA E INFERENCIAL EM EMPRESAS DO APL DE CONFECÇÕES DO AGRESTE PERNAMBUCANO |
Título: ESTRUTURAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PRÁTICAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS: INTEGRAÇÃO DO VFT E MASP |
Título: APLICAÇÃO DA TEORIA DOS CONJUNTOS APROXIMATIVOS PARA AVALIAÇÃO DE CRÉDITOS SOBERANOS |
Título: ANÁLISE DO IMPACTO DA CONDIÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS SOBRE OS INVESTIMENTOS EM SERVIÇOS PÚBLICOS: O CASO DO ESTADO DE PERNAMBUCO |
Título: MODELO DE ANÁLISE DE FALHAS NO CONTEXTO DA GESTÃO DE QUALIDADE COM APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO: UM CASO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS |
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO MULTICRITÉRIO COMBINADO COM PROGRAMAÇÃO INTEIRA BINÁRIA PARA APOIAR A SELEÇÃO E DESIGNAÇÃO DE MONITORES EM DISCIPLINAS DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR |
Título: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE MELHORIA CONTÍNUA EM UMA MPE BASEADO NA INTEGRAÇÃO DO DMAIC, ESCALA RSQ E ISO 10004:2013 |
Título: ANÁLISES DOS IMPACTOS DE VARIÁVEIS NO ESTOQUE DE SEGURANÇA E NO EFEITO CHICOTE UTILIZANDO O PACOTE SCPERF DO SOFTWARE R |
Título: O USO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES |
Título: APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE LOCALIZAÇÃO DE ESTOQUE BASEADA EM CLASSES (ABC) PARA UM SISTEMA PICKER-TO-PART EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO |
Título: ORDENAMENTO DAS ÁREAS INDUSTRIAIS UTILIZANDO METODOLOGIA MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO COMO COMPLEMENTO AO DIRECIONADOR MATRIZ S DA WORLD CLASS MANUFACTURING PARA A DEFINIÇÃO DA ÁREA MODELO DE SEGURANÇA |
Título: MODELO PARA PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS: O CASO DA AGENDA 21 DE CARUARU-PE |
Título: ANÁLISE DESCRITIVA E INFERENCIAL DA RELAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DECISÕES OUTSOURCING EM INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO NO AGRESTE DE PERNAMBUCO |
Título: PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO ARMAZÉM DE UMA PEQUENA EMPRESA DE CONFECÇÕES EM JEANS |
Título: UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA BOX-JENKINS OU SEASONAL AUTOREGRESSIVE INTEGRATED MOVING AVERAGE (SARIMA) PARA A PREVISÃO DE VENDAS DE ACUMULADORES EM UMA INDÚSTRIA DE ACUMULADORES DO INTERIOR DE PERNAMBUCO |
Título: PROPOSIÇÃO DE MODELO DE PREPARAÇÃO ORGANIZACIONAL QUE ANTECEDE A IMPLANTAÇÃO DOS SEIS SIGMA EM PME |
Título: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE O ALINHAMENTO DA ESCALA SERVQUAL COM MÉTODOS DE APOIO À DECISÃO |
Título: APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA CLASSIFICAÇÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO |
Título: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÃO (S&OP): UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS DA REGIÃO AGRESTE DE PERNAMBUCO |
Título: GESTÃO DE ESTOQUES POLÍTICA DE RESSUPRIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UM COMÉRCIO DE INSUMOS AGÍCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO |
Título: FRAMEWORK METODOLÓGICO PARA A REDUÇÃO DE FALHAS EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR DE PLÁSTICO |
Título: USO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LOGÍSTICO: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS |
Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE BIODIESEL NO ESTADO DE NOVA IORQUE – EUA |
Título: APLICAÇÃO DA MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE (MCC) UTILIZANDO ANÁLISE MULTICRITÉRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO |
Título: SIMULAÇÃO DE DECISÕES DE INSPEÇÃO CONSIDERANDO INSPEÇÕES IMPERFEITAS E ESTOCAGEM DE PEÇAS SOBRESSALENTES |
Título: APRIMORAMENTO DO SISTEMA PRODUTIVO PARA ACESSO DE MERCADOS INTERNACIONAIS: CONTRIBUIÇÃO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO |
Título: APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE LOCALIZAÇÃO DE ESTOQUES BASEADA EM CLASSES (ABC) EM ARMAZÉM ALIMENTÍCIO COM FOCO NA OTIMIZAÇÃO DE PICKING |
Título: Elaboração de uma Política de Gerenciamento de Estoques e Análise do Impacto da sua implementação em uma Empresa do Setor de Plásticos |
Título: APLICAÇÃO DO MÉTODO MASP NO CONTROLE DE PERDAS DE PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA |
Título: DIMENSIONAMENTO DO NÚMERO DE PLATAFORMAS EM UM SISTEMA DE MANUTENÇÃO PARA FROTA DE ÔNIBUS DE TRANSPORTE PÚBLICO |
Título: BALANCEAMENTO DE LINHA COM ENFOQUE NA POLIVALÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS E NO CAMINHO MÍNIMO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONFECÇÃO DE MODA FEMININA |
Título: Desenvolvimento de um Modelo Matemático para Escalonamento da Produção de Extrusoras em uma Empresa do Setor de Plásticos do Agreste |
Título: APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DINÂMICA NA SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO |
Título: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA NO SETOR DE JEANS |
Título: CARACTERIZAÇÃO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS RODOVIAS FEDERAIS DE PERNAMBUCO: USO DE UM SISTEMA DE APOIO A DECISÃO |
Título: Modelo de Gerenciamento de Estoque para Auxílio na Tomada de Decisão em um Distribuidora Alimentícia |
Título: Modelo de Padronização de Processos em uma Empresa Produtora de Embalagens Plásticas |
Título: APLICAÇÃO DO PROMETHEE II PARA AVALIAÇÃO DE FUNDO DE INVESTIMENTO NO MERCADO DE AÇÕES DO BRASIL |
Título: DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DO DESEMPENHO LOGÍSTICO PRESTADO POR TERCEIROS: um paralelo entre contratante e contratado |
Título: APLICAÇÃO DE MÉTODO MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO PARA SELEÇÃO DE KAIZENS DIRECIONADOS PELA MATRIZ QA DO WORLD CLASS MANUFACTURING |
Título: ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES DO DESEMPENHO DA CADEIA PRODUTIVA DO ETANOL CARBURANTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO |
Título: UTILIZAÇÃO DA META-HEURÍSTICA BUSCA TABU PARA REALIZAR AJUSTES NA JORNADA DE TRABALHO DE EQUIPES DE ENTREGA DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS |
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA POLÍTICA DE ESTOQUE ÓTIMO EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS |
Título: SISTEMA DE APOIO À DECISÃO NA ESCOLHA ENTRE TERCEIRIZAR OU FAZER OS PROCESSOS PRODUTIVOS |
Título: LEVANTAMENTO DOS FATORES RELEVANTES NO PROBLEMA DE ATRIBUIÇÃO DO LOCAL DOS PRODUTOS EM ARMAZÉNS |
Título: ESTUDO DO BALANCEAMENTO DE LINHA UTILIZANDO A TEORIA DAS RESTRIÇÕES EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR DE PLÁSTICO |
Título: MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE GRANDE PORTE NO SEGMENTO DE LOUÇAS SANITÁRIAS |
Título: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE MANUTENÇÃO CENTRADA DE CONFIABILIDADE (MCC) EM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO |
Título: MODELO MULTICRITÉRIO PARA PRIORIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS DE MELHORIA DO PROCESSO EM UMA EMPRESA AVÍCOLA |
Título: PLANEJAMENTO PARA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM CATENDE EM PERÍODOS DE ESCASSEZ |
Título: AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE EFICIÊNCIA GLOBAL DE EQUIPAMENTO (OEE) EM UMA EMPRESA PRODUTORA DE MASSAS ALIMENTÍCIAS, SOB A ÓTICA DOS NÚMEROS FUZZY |
Título: FERRAMENTA PARA AUXILIO NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) COMO MEIO PARA O LEVANTAMENTO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS |
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA |
Título: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CORTE COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO PRODUTIVO: ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA DO APL TÊXTIL DO AGRESTE |
Título: APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE CAPTURA DE ESTRATÉGIA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE |
Título: COMPARAÇÃO E ANÁLISE DE MÉTODOS DE PREVISÃO DE DEMANDA: ESTUDOS DE CASO EM PEQUENAS EMPRESAS |
Título: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE INDICADORES LOGÍSTICOS: APLICAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE MELHORIA CONTÍNUA EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO |
Título: USO DE MÉTODO MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA BACIA LEITEIRA DE PERNAMBUCO |
Título: ESTUDO DO PROCESSO PRODUTIVO E ANÁLISE DE CAPACIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS – ESTUDO DE CASO ASNOV GARANHUNS |
Título: APLICAÇÃO DO MODELO DE APOIO A DECISÃO MULTICRITERIO FITRADEOFF NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: ESTUDO DE CASO |
Título: ESTUDO E PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS PARA AVALIAR O DESEMPENHO DE OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM NO FLUXO REVERSO |
Título: MÉTODOS DE PREVISÃO DE DEMANDA PARA DECISÕES DE CURTO PRAZO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDUSTRIA DE SABÃO |
Título: LEVANTAMENTO DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA O PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUES NO FLUXO REVERSO |
Conteúdo em construção...
Para maiores informações acessem o site da PROEXC.

Composição:
Vice-presidente: Ronaldo Carlos
Secretaria: Milene Karolyne
Segunda Secretária: Anne Júlia
Tesoureiro: Lucas e Souza
Contatos:
Instagram: https://www.
E-mail: daep.caaufpe@gmail.com
https://www.cicloconsultoria.org.br/
A Ciclo Consultoria é uma Empresa Júnior com foco em melhorias nos processos produtivo e logístico formada por alunos da área de Engenharia, Gestão e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru. Trabalhamos atuando em toda a cadeia de valor de uma empresa, aplicando conhecimento qualificado e atual de diversas áreas de estudo. Nosso compromisso é elevar significativamente os resultados dos nossos clientes através de soluções inteligentes e inovadoras que desafiem o tradicional.
https://www.instagram.com/consultoriaciclo/
https://linktr.ee/cicloconsultoria
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Mais de três mil profissionais compõem a relação de alunos atuais e egressos de Engenharia de Produção da UFPE nas modalidades de graduação, MBA/especialização, mestrado acadêmico e profissional, doutorado e pós-doutorado nos Campi de Recife e Caruaru.
Com o objetivo de aproximar os alunos e egressos de Engenharia de Produção da UFPE, a Associação dos Egressos de Engenharia de Produção da UFPE (AGREGAEP) foi criada em 2016, aglutinando pensamentos e questões que envolvem os profissionais, assessorando eventos e oportunidades de networking que fortaleçam uma rede de intercâmbio de informações e que contribuam com uma maior interação entre os próprios egressos, e entre estes e a UFPE;
Confira a relação completa de alunos atuais e egressos em Engenharia de Produção da UFPE nas modalidades de graduação, MBA/especialização, mestrado acadêmico e profissional, doutorado e pós-doutorado nos Campi de Recife e Caruaru em: www.agregaep.org.br.