LABORATÓRIO 1: PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS
Prof. Responsável: Yêda Medeiros Bastos de Almeida
-
Prensa térmica OxyGon
-
Misturador interno (Reômetro de torque)
O reômetro de torque consiste em misturador de laboratório, com volume interno de 70 a 100 cm3, a depender do rotor utilizado, para fusão e homogeneização de polímeros. Quando equipado com medidor do sinal de torque para aplicações de controle de qualidade, permite a comparação entre diferentes amostras sob as mesmas condições de teste, ou comparação do comportamento do material em diferentes condições de teste, de que são exemplos os testes de controle de qualidade, comportamento de fusão e estabilidade, comportamento de cura ou “crosslinking” de polímeros, teste de novas formulações, preparação de amostras para posterior avaliação, etc. Resultados podem ser enviados para um PC para posterior avaliação. O sistema é compatível com extrusoras.
O reômetro de torque é um equipamento essencial para a mistura de materiais termoplásticos e outros materiais viscoelásticos. A parte principal do instrumento tem um motor com velocidade variável (até 200 ou até 500 rpm, dependendo do modelo) e uma gama de capacidades de binário (por exemplo, até 300 ou 400 N.m). O dispositivo pode, então, ser ligado a diferentes opções de misturadoras e extrusoras, e o binário é medido como uma função da velocidade de rotação (velocidade de cisalhamento). Isto proporciona dados sobre as propriedades viscoelásticas do material a ser processado. No futuro, as capacidades do instrumento poderiam ser expandidas através da compra de mistura adicional ou de extrusão, e câmaras.
Um cenário típico de uso seria misturar uma matriz termoplástica com um reforço, utilizando uma câmara de mistura de cisalhamento elevado, com a possibilidade de controlar o processo de mistura por medição do binário, e de otimizar o processo como uma função da temperatura e da velocidade de mistura (rpm). Este tipo de mistura é extremamente eficaz e é usado em escala industrial ou para testar um lote de mistura com um polímero. Ele também pode ser usado para produzir uma variedade de materiais compósitos de partículas em diferentes polímeros termoplásticos, sendo ainda um método eficaz para dispersar nanomateriais, tais como nanotubos de carbono, e argilas nanoestruturadas.