Estrutura Curricular e Ementas Estrutura Curricular e Ementas

Mestrado

 

O curso de Mestrado toma como base uma proposta curricular que se materializa por meio de um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas, estudos individualizados e seminários, integralizando um total de 24 créditos. O Curso é integralizado em, no máximo, 24 meses (podendo o aluno requerer prorrogação por até seis meses), com 24 créditos no mínimo, além da defesa da dissertação. Para favorecer a diversificação da formação, propõe-se 2 disciplinas obrigatórias de 60 horas-aula, perfazendo 8 créditos, e 16 créditos para as disciplinas eletivas. A escolha das disciplinas eletivas para complementação dos créditos exigidos fica a cargo dos interesses dos/as mestrandos/as.

 

São disciplinas obrigatórias do Mestrado:

Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação;

Metodologia da Pesquisa Educacional.

 

São disciplinas eletivas do Mestrado:

Avaliação Educacional;

Construtos Teóricos da Educação Matemática;

Currículo e Cultura;

Didática do Ensino Superior;

Educação do Campo;

Educação e Diversidade Cultural;

Educação e Linguagem;

Educação e Movimentos Sociais;

Educação e Sociedade;

Educação Popular;

Ensino de Ciências e Tecnologia;

Estudos Programados I;

Estudos Programados II;

Formação de Professores e Profissionalização Docente;

Fundamentos Psicológicos da Educação;

Pesquisa em Educação I;

Pesquisa em Educação II;

Políticas de Educação no Brasil;

Políticas em Avaliação Educacional;

Processos de Ensino e Aprendizagem;

Seminários I;

Seminários II;

Teorias da Educação;

Tópicos Atuais em Educação I;

Tópicos Atuais em Educação II.

 

 

Doutorado

O curso de Doutorado toma como base uma proposta curricular que se materializa por meio de um conjunto de disciplinas obrigatórias optativas, eletivas, estudos individualizados e seminários, integralizando um total de 30 créditos. O Curso é integralizado em, no máximo, 48 meses (podendo o aluno requerer prorrogação por até seis meses), com 30 créditos no mínimo, além da defesa da tese. Para favorecer a diversificação da formação, propõe-se 2 disciplinas obrigatórias de 60 horas-aula, perfazendo 8 créditos, e 22 créditos para as disciplinas eletivas. A escolha das disciplinas optativas e eletivas para complementação dos créditos exigidos fica a cargo dos interesses dos/as mestrandos/as.

 

São disciplinas obrigatórias do Doutorado:

Abordagens Contemporâneas da Educação;

Pesquisa em Educação: Teorias e Métodos.

 

São disciplinas optativas do Doutorado:

Estágio Docência I 
Estágio Docência II
Estudos Individualizados I
Estudos Individualizados II
Estudos Individualizados III
Pesquisa Avançada em Educação Contemporânea I
Pesquisa Avançada em Educação Contemporânea II
Pesquisa Avançada em Educação Contemporânea III
Seminários de Tese I
Seminários de Tese II
Seminários de Tese III
Seminários de Tese IV
Tópicos Contemporâneos de Educação I
Tópicos Contemporâneos de Educação II

 

 

São disciplinas eletivas do Doutorado:

 

Alfabetização, Leitura e Escrita
Currículos e Cotidianos
Didática do Ensino Superior
Educação e Cultura Popular
Educação, Estética e Sensibilidades
Educação e Diversidade Cultural
Educação, Gênero e Sexualidade
Educação Para as Relações Étnico-Raciais 
Educação, Estudos Pós-Coloniais e Pensamento Decolonial
Epistemologias do Sul e Pesquisa em Educação
Estudos De Currículo e Processo de Escolarização
Formação Continuada de Professores
Formação De Professores e Profissionalização Docente
Fundamentos Para Uma Educação Não-Sexista
Infância e Educação
Pensamento Pedagógico Latino-Americano
Políticas de Avaliação Educacional
Políticas e Práticas Curriculares
Teorias Sobre a Ação Docente