Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC)
Estrutura Curricular e Ementas
Mestrado
O curso de Mestrado toma como base uma proposta curricular que se materializa por meio de um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas, estudos individualizados e seminários, integralizando um total de 24 créditos. O Curso é integralizado em, no máximo, 24 meses (podendo o aluno requerer prorrogação por até seis meses), com 24 créditos no mínimo, além da defesa da dissertação. Para favorecer a diversificação da formação, propõe-se 2 disciplinas obrigatórias de 60 horas-aula, perfazendo 8 créditos, e 16 créditos para as disciplinas eletivas. A escolha das disciplinas eletivas para complementação dos créditos exigidos fica a cargo dos interesses dos/as mestrandos/as.
São disciplinas obrigatórias do Mestrado:
Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação;
Metodologia da Pesquisa Educacional.
São disciplinas eletivas do Mestrado:
Avaliação Educacional;
Construtos Teóricos da Educação Matemática;
Currículo e Cultura;
Didática do Ensino Superior;
Educação do Campo;
Educação e Diversidade Cultural;
Educação e Linguagem;
Educação e Movimentos Sociais;
Educação e Sociedade;
Educação Popular;
Ensino de Ciências e Tecnologia;
Estudos Programados I;
Estudos Programados II;
Formação de Professores e Profissionalização Docente;
Fundamentos Psicológicos da Educação;
Pesquisa em Educação I;
Pesquisa em Educação II;
Políticas de Educação no Brasil;
Políticas em Avaliação Educacional;
Processos de Ensino e Aprendizagem;
Seminários I;
Seminários II;
Teorias da Educação;
Tópicos Atuais em Educação I;
Tópicos Atuais em Educação II.
Doutorado
O curso de Doutorado toma como base uma proposta curricular que se materializa por meio de um conjunto de disciplinas obrigatórias optativas, eletivas, estudos individualizados e seminários, integralizando um total de 30 créditos. O Curso é integralizado em, no máximo, 48 meses (podendo o aluno requerer prorrogação por até seis meses), com 30 créditos no mínimo, além da defesa da tese. Para favorecer a diversificação da formação, propõe-se 2 disciplinas obrigatórias de 60 horas-aula, perfazendo 8 créditos, e 22 créditos para as disciplinas eletivas. A escolha das disciplinas optativas e eletivas para complementação dos créditos exigidos fica a cargo dos interesses dos/as mestrandos/as.
São disciplinas obrigatórias do Doutorado:
Abordagens Contemporâneas da Educação;
Pesquisa em Educação: Teorias e Métodos.
São disciplinas optativas do Doutorado:
Estágio Docência I
Estágio Docência II
Estudos Individualizados I
Estudos Individualizados II
Estudos Individualizados III
Pesquisa Avançada em Educação Contemporânea I
Pesquisa Avançada em Educação Contemporânea II
Pesquisa Avançada em Educação Contemporânea III
Seminários de Tese I
Seminários de Tese II
Seminários de Tese III
Seminários de Tese IV
Tópicos Contemporâneos de Educação I
Tópicos Contemporâneos de Educação II
São disciplinas eletivas do Doutorado:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Currículos e Cotidianos
Didática do Ensino Superior
Educação e Cultura Popular
Educação, Estética e Sensibilidades
Educação e Diversidade Cultural
Educação, Gênero e Sexualidade
Educação Para as Relações Étnico-Raciais
Educação, Estudos Pós-Coloniais e Pensamento Decolonial
Epistemologias do Sul e Pesquisa em Educação
Estudos De Currículo e Processo de Escolarização
Formação Continuada de Professores
Formação De Professores e Profissionalização Docente
Fundamentos Para Uma Educação Não-Sexista
Infância e Educação
Pensamento Pedagógico Latino-Americano
Políticas de Avaliação Educacional
Políticas e Práticas Curriculares
Teorias Sobre a Ação Docente