Estrutura Acadêmica Estrutura Acadêmica

 

O Programa de Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica está estruturado com 23 docentes, sendo 16 permanentes, 5 colaboradores, 1 temporário e 1 visitante. Nosso programa é um programa estratégico da UFPE com vistas a expansão de sua política de interiorização, e um fator que contribui bastante para isso é a sua localização na Zona da Mata Sul. A Zona da Mata Sul nordestina experimenta, em grau máximo na escala nacional, dois  grandes problemas que ameaçam o bem-estar social de sua população: a degradação ambiental e a transição nutricional. A realidade da cidade de Vitória de Santo Antão reflete bem o que é visto no estado de Pernambuco, no qual percebe-se a transição nutricional, com redução da desnutrição em crianças menores de cinco anos e, na população adulta e idosa, um aumento de sobrepeso/obesidade, gerando uma íntima associação com as doenças crônico-degenerativas.

Dentro desse contexto, o nosso programa é temático e regido por diretrizes bem estabelecidas seguindo um Planejamento estratégico que está em consonância com o PDI e PIPG da PROPG para o quadriênio 2021-2025.

Nossas disciplinas tem, em sua maioria, o objetivo de discutir de forma crítica-analítica a estreita relação entre insultos nutricionais nos períodos críticos do desenvolvimento com o potencial risco de desenvolvimento de doenças crônico-metabólicas na vida adulta.

Por ser um programa da UFPE localizado no interior de Pernambuco, nosso corpo discente, em sua maioria com bolsas, é composto predominantemente por alunos formados e residentes em cidades do interior, atuando assim de forma estratégica com inserção social, abrindo mais oportunidades de educação continuada para nossos egressos do interior do Estado.