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Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, com seus cursos de Mestrado e Doutorado, é um programa acadêmico que visa à formação de quadros profissionais altamente qualificados, tendo como propósito que seus egressos sejam capacitados ao exercício de funções acadêmicas, administrativas e de gestão, com alto grau de expertise, podendo atender às demandas de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Seleção Alunos Especiais (Encerrada)
Seleção Alunos Especiais (Encerrada)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Homologação das Inscrições - Publicado em 11/02/2022
Resultado final - Retificado em 22/02/2022
SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS – SEMESTRE 2022.1
Processo de seleção para alunos interessados em cursar disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Administração, no semestre 2022.1, com aulas em ambiente virtual.
REQUISITO: É compreendido como aluno(a) especial o(a) portador(a) de diploma de graduação que não tenha vínculo com nenhum Programa de Pós-Graduação da UFPE, podendo ser aceita sua matrícula em disciplina isolada mediante as seguintes condições, que não lhe conferem vínculo com o programa:
I - Se inscrever em disciplina com disponibilidade de vaga(s) para aluno(a) especial, conforme definição na oferta do Programa a cada semestre letivo;
II - Ter seu requerimento homologado pela Coordenação;
III - Ser aprovado em seleção interna, conforme definido para cada disciplina, pelo(a) docente da disciplina.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
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Inscrições exclusivamente online para o e-mail: propad@ufpe.br. O formulário de inscrição está disponível no site: www.ufpe.br/propad. Os documentos de inscrição devem ser enviados em um único arquivo em formato PDF, na ordem indicada acima.
¿ Os cursos do PROPAD são presenciais. Entretanto, devido ao momento de pandemia sanitária, neste semestre de 2022.1 as aulas serão em ambiente virtual.
CRONOGRAMA DA SELEÇÃO:
ETAPAS | PRAZOS |
Divulgação | A partir de 24/01/2022 |
Inscrições | De 07 a 09/02/2022 (exclusivamente por e-mail) |
Homologação das inscrições | Até 11/02/2022 (divulgação no site) |
Processo Seletivo | Do dia 16 ao dia 18/02/2022 |
Avaliação escrita, questionário de intenções e entrevista (apenas para as disciplinas que os docentes demandarem)
| - Dia 16/02/2022 - 09h às 12h - provas escritas e Redação - - De 16 a 18/02/22 - questionário de intenções e entrevistas. Serão via Google Meet (Link a ser enviado por e-mail aos candidatos).
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Resultado da seleção | Dia 21/02/2022, com divulgação no site do PROPAD. |
Matrícula | Dias 02, 03 e 04/02/2022 (instruções serão enviadas por e-mail aos aprovados) |
Início das aulas | Dia 07/03/2022 |
QUADRO DE DISCIPLINAS OFERTADAS PARA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NO SEMESTRE 2022.1. AS AULAS OCORRERÃO NO FORMATO REMOTO.
Disciplinas Ofertadas | Docente Responsável | Quantitativo de vagas | Forma de avaliação |
PGA 1102 - Tópicos Especiais em Organização e Sociedade 4: Estado e Contextos Periféricos (30h) | Diogo Helal | 05 | Currículo Lattes + Histórico escolar da maior titulação + Carta de intenção + Entrevista |
PGA 1085 – Princípios de Sistema de Informação (60h) | Jairo Dornelas | 05 | Prova (*) de conhecimentos (caráter eliminatório, nota mínima 7) - peso 7; + Aplicação de questionário para apurar intenções - peso 1; + Análise do Curriculum Vitae - peso 2.
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PGA 1079 - Modelagem de Processos de Negócios | Denis Silveira | 04 | Currículo Lattes + Histórico da maior titulação. |
PGA 1099 - Criatividade e Governança da Inovação em Arranjos Organizacionais Contemporâneos | Fernando Paiva | 03 | Currículo Lattes + Redação |
PGA 1102 - Criatividade e Tecnologia | César Tureta | 02 | Histórico da maior titulação |
PGA 1031 - Finanças Corporativas | Joséte Florencio | 03 | Redação (*) - peso 5; + Entrevista - peso 3; + Análise do Histórico da maior titulação - peso 2.
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*As indicações bibliográficas para a REDAÇÃO ou PROVA serão disponibilizadas em link no site do PROPAD.
HORÁRIO DAS AULAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS
Disciplinas Ofertadas | Horário das aulas |
PGA 1102 - Tópicos Especiais em Organização e Sociedade 4: Estado e Contextos Periféricos (30h) | **Sexta-feira: manhã. |
PGA 1085 – Princípios de Sistema de Informação (60h) | **Quinta-feira: tarde. |
PGA 1079 - Modelagem de Processos de Negócios | **Segunda-feira: tarde. |
PGA 1099 - Criatividade e Governança da Inovação em Arranjos Organizacionais Contemporâneos | **Quinta-feira: tarde. |
PGA 1102 - Criatividade e Tecnologia | **Terça-feira: tarde. |
PGA 1031 - Finanças Corporativas | **Terça-feira: tarde. |
**As aulas do horário da manhã ocorrem das 08h às 12h e as do horário da tarde, das 13h às 17h. Como as aulas ocorrerão de forma remota, poderá haver alteração no tempo das aulas síncronas.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA: Comprovante de pagamento de taxa de matrícula em disciplina isolada. Para funcionários da UFPE (ativos e inativos) e professores substitutos, o pagamento da taxa é dispensado, conforme Art. 5º da Resolução nº 03/2016, do CADM/UFPE. Para isso, é necessário apresentar documento comprobatório do vínculo.
PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DO BOLETO BANCÁRIO PARA PAGAMENTO DA MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA DO PROPAD.
1. Acessar o endereço: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp
2. Preencher os seguintes campos:
Unidade Gestora (UG): 153098
Gestão: 15233 – Universidade Federal de Pernambuco
Nome da Unidade: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE
Código de Recolhimento: 28832-2 (Serviços Educacionais)
3. Preencher os demais campos abaixo:
Nº de referência: 15309830331214 (Programa de Pós-Graduação em Administração)
Competência e vencimento: não informar
CPF do contribuinte: preencher CPF do candidato
Nome do contribuinte: preencher nome completo do candidato
Valor principal: R$ 30,00 (trinta reais)
Não preencher os demais campos, apenas repetir o valor no campo valor total.
Por fim, apertar o botão Emitir GRU
4. Pagar em qualquer agência do Banco do Brasil ou pelo aplicativo.
Observações:
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Não há obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas informadas.
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O pagamento da taxa de R$30,00 é referente à matrícula em disciplina isolada e só deve ser paga se o candidato for aprovado na seleção.
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As instruções sobre a matrícula e o início das aulas serão enviadas aos candidatos aprovados por e-mail.
Referências bibliográficas indicadas pelo docente Fernando Gomes de Paiva Júnior para a Redação relativa à disciplina PGA 1099 - Criatividade e Governança da Inovação em Arranjos Organizacionais Contemporâneos do Processo de seleção para alunos interessados em cursar disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Administração, no semestre 2022.1, com aulas em ambiente virtual.
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CIBERCULTURA E INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE INOVATIVO DAS ORGANIZAÇÕES NA ERA DA INFORMAÇÃO E SEUS CENÁRIOS FUTUROS: (link do PDF)
Referências bibliográficas indicadas pelo docente Jairo Simião Dornelas para a Prova relativa à disciplina PGA 1085 – Princípios de Sistema de Informação (60h) do Processo de seleção para alunos interessados em cursar disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Administração, no semestre 2022.1, com aulas em ambiente virtual.
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ALTER, S Management information systems 3ed.Mcgraw Hill 2003;
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LAUDON, K LAUDON. J Sistemas de informações gerenciais 11 ed. Pearson 2014.
Referências bibliográficas indicadas pela docente Joséte Florencio dos Santos para a Redação e para a Prova relativas à disciplina PGA 1031 - Finanças Corporativas do Processo de seleção para alunos interessados em cursar disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Administração, no semestre 2022.1, com aulas em ambiente virtual.
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A estrutura de capital influencia a responsabilidade social corporativa? Uma análise das companhias nas maiores economias do mundo: link do PDF;
-
Práticas de ESG em sociedades anônimas de capital aberto: um diálogo entre a função social instituída pela Lei n°6.404/76 e a geração de valor: link do PDF
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Teorias da estrutura de capital - as discussões persistem: link do PDF
Seleção 2022 (Encerrada)
Seleção 2022 (Encerrada)
Edital de Seleção - Ano Letivo 2022
Resultado da Homologação dos Pedidos de Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DOS PRÉ-PROJETOS
Resultado da Etapa 1 da Seleção - Mestrado e Doutorado (mesmo arquivo)
Resultado da Etapa 2 da Seleção - Mestrado
Resultado da Etapa 3 da Seleção - Mestrado
Resultado da Etapa 2 da Seleção - Doutorado
Resultado da Etapa 3 da Seleção - Doutorado
Terceira retificação do edital - ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA
RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO - MESTRADO E DOUTORADO
Lista dos pré-matriculados com indicação dos orientadores - Mestrado
Lista dos pré-matriculados com indicação dos orientadores - Doutorado
As inscrições serão exclusivamente por meio do endereço eletrônico selecao.propad@ufpe.br, entre os dias 30 de agosto e 01 de outubro de 2021.
Os documentos referentes a todas as etapas do Exame de Seleção e Admissão deverão ser enviados de forma digitalizada, em um único PDF para cada uma das etapas, conforme os prazos indicados no cronograma.
Não há necessidade de autenticação dos documentos, conforme Decreto nº 9.094, de 17/07/2017. Porém, é necessários que todos os documentos estejam legíveis.
Os casos previstos na Resolução 03/2016 do Conselho de Administração da UFPE, para isenção da taxa de inscrição, precisam solicitar a isenção até o dia 14/09/2021.
ANEXOS:
I - Ficha de Inscrição para Doutorado e Mestrado
II - Procedimento para emissão de Guia de Recolhimento da União
III - Requerimento de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição
IV - Proficiência em língua inglesa
V - Quantidade de vagas distribuídas por Campo Temático
VI - Descrição dos temas de interesse de pesquisa por Campo Temático de cada Linha de Pesquisa
VII - Requerimento de pré-matrícula
VIII - Autodeclaração para candidatos(as) às vagas de ações afirmativas
Semestre 2022.1 - Horários e Calendário de Matrícula
Semestre 2022.1 - Horários e Calendário de Matrícula
Oferta de disciplinas para 2022
Calendário de Matrículas (Período de 01 a 04/03/2022)
Início das Aulas 2022.1: 07/03/2022
Formato das aulas no semestre 2022.1: remoto, com aulas pelo Google Classroom.
Revista Gestão.Org
Revista Gestão.Org
Acesse o conteúdo da revista em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/
Seleção PDSE 2022 (Edital Interno)
Seleção PDSE 2022 (Edital Interno)
Edital de Seleção Interna para Programa Doutorado Sanduíche no Exterior
Documentos Relacionados:
- Edital PROPG nº 04/2022
- Anexo II - Plano de Pesquisa no Exterior
- Anexo III - Encaminhamento de Candidaturas
- Edital CAPES nº 10/2022
- Anexo II - Requisitos de Proficiência
- Portaria CAPES nº 289/2018 - Regulamento para bolsas no exterior
- Plano de Internacionalização da UFPE
Destaques Destaques
Eventos Eventos
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Roda de diálogo virtual a vida e a obra Manuel Correia de Andrade
Remoto
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Exu: razão dos nossos vínculos ancestrais
Reitoria da UFPE, Auditório João Alfredo.
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MOV Circula - Cine UFPE
Cine UFPE, Recife.
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Multiletramentos, Projetos e Ensino de Língua Materna: uma discussão q...
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Administração
A área de concentração em Administração reflete a natureza central da proposta do programa. O interesse em contribuir para a formação de gestores que possam atuar nos mais diversos tipos de organização, e em especial a formação de recursos humanos para o ensino e pesquisa nos diferentes campos de investigação dessa ciência social. A área de concentração contempla duas linhas de pesquisa: Gestão Organizacional e Organização e Sociedade. Cada linha é composta por diversos campos temáticos.
LINHA DE PESQUISA
GESTÃO ORGANIZACIONAL (Líder de linha: Prof.ª Carla Regina Pasa Gómez)
A linha de pesquisa Gestão Organizacional (GO) aborda as áreas funcionais tradicionais da Administração, tais como Marketing, Finanças, Estratégias, Logística e Gestão da Informação. Os professores vinculados a esta linha desenvolvem estudos com ênfase mas não exclusivamente, na administração de serviços, negócios internacionais, varejo e hospitalidade. As pesquisas desenvolvidas e as teses e dissertações orientadas buscam ênfase na compreensão das estratégias e ações cotidianas das organizações, buscando propostas para a melhoria do desempenho empresarial e uma compreensão mais realista dos desafios da administração.
Campos Temáticos
Os campos temáticos derivam do desdobramento das duas grandes linhas de pesquisa do Programa. Cada campo reúne um conjunto de eixos temáticos, reflexões teórico-conceituais e abordagens privilegiadas no PROPAD, que se traduzem, no nosso cotidiano, em espaços de diálogo (núcleos de estudos e pesquisas, seminários e reuniões diversas, disciplinas ofertadas, projetos de pesquisa) e em diversificadas atividades para trocas entre docentes e discentes. Busca-se flexibilidade e dinamismo com os Campos Temáticos ao mesmo tempo que estes refletem a consistência e especialização em temas de pesquisa dos docentes que os compões. Uma vantagem dos Campos Temáticos é que podem ser ajustados de acordo com as mudanças no corpo docente e dinamismo dos interesses de pesquisa, quando necessário.
Estratégia, Operações e Sustentabilidade (EOS)
O campo temático de Estratégia, Operações e Sustentabilidade (EOS) lida com os temas: (a) administração estratégica, internacionalização e desempenho empresarial; (b) gestão de qualidade em processos e serviços, gestão de falhas em suprimentos, relacionamento com fornecedores e logística empresarial; (c) sustentabilidade na perspectiva empresarial e territorial, inovação social, turismo de base comunitária e negócios com impacto social.
Pesquisadores:
Prof.Dra. Carla Regina Pasa Gómez (Currículo Lattes)
Finanças (F)
O campo Temático de Finanças envolve os seguintes tópicos de pesquisa: governança corporativa, estrutura de capital, desempenho, práticas de governança corporativa, mercado de capitais, value at risk, analise de investimento, Inovação e métodos quantitativos. Atualmente três docentes compõem o campo temático de finanças, com orientação de alunos de doutorado e mestrado, e vínculo com as graduações de administração e ciências contábeis da UFPE.
Pesquisadores:
Prof.Dra. Joséte Florencio dos Santos (Currículo Lattes)
Prof.Dra. Umbelina Cravo Teixeira Lagioia (Currículo Lattes)
Marketing e Comportamento do Consumidor (MCC)
O campo temático MCC tem interesse em pesquisas que envolvam a gestão de serviços, o comportamento do consumidor e o macromarketing. Em termos metodológicos, incluem-se estudos com abordagens de pesquisa qualitativas e quantitativas, com perspectivas positivistas e humanistas. Estimulamos o uso de pesquisas mistas. Atualmente os principais tópicos de interesse são: sacrifício do consumidor, sustentabilidade no turismo, ambientes de serviços e varejo, psicologia do consumidor e experimentos em marketing.
Pesquisadores:
Prof. Dr. André Luiz Maranhão de Souza Leão (Currículo Lattes)
Prof.Drª. Flávia Zimmerle da Costa Nóbrega (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Francisco Vicente Sales Melo (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Marconi Freitas da Costa (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Salomão Alencar de Farias (Currículo Lattes)
Tecnologia da Informação (TI)
O campo temático de tecnologia da informação no escopo da administração congrega o estudo dos processos, sistemas e artefatos computacionais que são derivados da tecnologia, empreendendo também estudo de impactos e ajustes em gestão, modelagem e especificação, planejamento e governança da tecnologia. Por ser especialidade da ciência que trata de organizações e pessoas adere indistintamente a metodologias tradicionais e modernas de pesquisa científica e produção de conhecimento, atingindo até a concepção de artefatos computacionais.
Pesquisadores:
Prof.Dr. Denis Silva da Silveira (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Jairo Simião Dornelas (Currículo Lattes)
Prof.Dra. Taciana de Barros Jerônimo (Currículo Lattes)
LINHA DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE (Líder de linha: Prof.ª Débora Coutinho Paschoal Dourado)
A linha de pesquisa Organização e sociedade (OS) caracteriza-se por sua interdisciplinaridade tanto de temáticas de pesquisa, como de abordagens metodológicas. Apresenta um espaço onde os docentes vinculados podem associar teorias e conhecimentos de áreas diversas das ciências sociais nos problemas da gestão das organizações. Desse modo, a diversidade de temas e perspectivas metodológicas, permitem o desenvolvimento de estudos não tradicionalmente associados à área da administração, fugindo ao lugar comum, sem perda de foco na área de concentração da Administração. Busca-se o avanço do conhecimento da área por meio de abordagens ecléticas, subjetivas e nem sempre por meio de pesquisas aplicadas.
Campos Temáticos
Criatividade, Empreendedorismo e Inovação (CEI)
As pesquisas desse campo temático são produzidas sob uma perspectiva interdisciplinar, em que se busca compreender as condições de existência e aplicabilidade das novas tecnologias de gestão relacionadas ao fenômeno da criatividade que ocorrem no contexto de relações sócio-organizacionais, articuladas em arranjos produtivos, territórios criativos e redes de negócios.
Palavras-Chave: Criatividade, Empreendedorismo, Gestão da Criatividade, Inovação.
Prof. Dr. Fernando Gomes de Paiva Júnior (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Henrique César Muzzio de Paiva Barroso (Currículo Lattes)
Prof.Drª. Sueli Menelau de Novais (Currículo Lattes)
Processos Humanos Complexos nas Organizações (PHCO)
O estudo das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais dos sistemas humanos complexos envolvidos nas organizações com o objetivo maior de modelar estrutura, processos, dinâmica e impactos de forma a contribuir concretamente para a sua gestão efetiva. Há uma ênfase no uso de ferramentas matemáticas e estatísticas em pesquisas quantitativas, mas sem excluir eventuais investigações qualitativas voltadas para a identificação ou inspiração de variáveis e hipóteses objetivamente úteis. Trabalha-se com cognição, emoções e outros processos mentais, tratando-os como situados em contextos materiais, históricos e sociais, considerando as possíveis interações lineares, não lineares, dialéticas e/ou recursivas envolvidas. A referência à complexidade reflete uma ponderação dos diversos elementos e relacionamentos presentes em fenômenos sociais e humanos, mas não implica necessariamente em teorizações complicadas, antes buscando-se, sempre que possível, modelos simplificadores.
Pesquisadores:
Prof. Dr. Antonio Roazzi (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Bruno Campello de Souza (Currículo Lattes)
Redes Sociotécnicas, Competências Profissionais e Trabalho (RSCPT)
Este campo temático adota uma perspectiva multidisciplinar para analisar a variedade de práticas organizativas em contextos organizacionais diversos.
Temas de interesse: 1) Associações sociotécnicas e inovações; 2) Competências profissionais e ensino superior; 3) Relações de trabalho e seus significados.
Profª. Drª. Débora Coutinho Paschoal Dourado (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Diogo Henrique Helal (Currículo Lattes)
Profª. Drª. Jackeline Amantino de Andrade (Currículo Lattes)
Prof. Dr. José Ricardo Costa de Mendonça (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Sérgio Carvalho Benício de Mello (Currículo Lattes)
No sentido de integrar pesquisadores, fortalecer a formação dos alunos da pós-graduação e incentivar a iniciação científica de jovens estudantes, o PROPAD, tem envidado esforços na estruturação de grupos de pesquisa organizados em torno de temáticas relevantes. Até o momento, encontram-se organizados e atuantes e inscritos no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq os seguintes grupos:
- Centro de Estudos de Marketing e Pessoas (MKP)
- Centro de Estudos em Hospitalidade, Turismo e Gastronomia (CHT)
- Circle of Fan, Media and Entertainment Studies (AKAFans)
- ConsuMeering - Engenharia do Consumidor
- Grupo de Estudos sobre Inovações Organizacionais
- Grupo de Pesquisas sobre Convergência Contábil e Mercados de Capitais
- Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade (GIPES)
- Laboratório de Estudos Urbanos e Políticas da Mobilidade (MOBIS)
- Lócus de Investigação em Economia Criativa (LÓCUS)
- Lógica Mental
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (NEPSI)
- Observatório da Realidade Organizacional
Programa de Pós-Graduação em Administração
Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Departamento de Ciências AdministrativasAv. dos Funcionários, s/n, 1º andar - sala D-1A, Cidade Universitária, 50740-580 - Recife-PE
propad@ufpe.br (81) 2126 8878 - Regime de trabalho híbrido. Das 08h às 12h, presencial. Das 13h às 17h, remoto.