Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten)
Documentos e Formulários Documentos e Formulários
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Calendário Acadêmico PROTEN
(Exame de Língua estrangeira 2021.2 - ver calendário abaixo)
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01.03.2022 - 11.03.2022 - Matrícula 2022.1 - para alunos veteranos e ingressantes (ver instruções abaixo em matrícula).
10.03.2022 - Reunião com discentes: gravação nesse link (usar login com @ufpe.br)
14.03.2022 - Início das aulas 2022.1
15.06.2022 - Último dia para marcar seminários 1 e exame de qualificação.
30.06.2022 - Último dia para consolidação da nota de Componentes Curriculares de 2022.1 (inclui seminários 1 e exame de qualificação)
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01.08.2022 - 06.08.2022 - Matrícula 2022.2
08.08.2022 - Início das aulas 2022.2
23.12.2022 - Último dia para consolidação de Componentes Curriculares de 2022.2
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Calendário de Exames de Proficiência
--- Encerrado ---
- Exame de proficiência em língua inglesa 2021.2 (presencial) em 17.02.2022.
- Inscrição até dia 16/02/22 12:00h: link
Instruções para realização da prova:
1. A prova será no Departamento de Energia Nuclear no horário entre 09:00 e 11:00h conforme calendário em www.ufpe.br/proten/documentos.
2. Não serão permitidos uso de tradutores (ex.: Google etc.) ou dicionários, sejam eles eletrônicos, em páginas web ou físicos.
3. Serão considerados aprovados os alunos que atingirem uma nota superior a 6,0.
- Exame de proficiência em língua inglesa 2021.1 em 16.04.2021:
- Exame de proficiência em língua inglesa 2020.2 em 20.02.2021: Resultado
- Exame de proficiência em língua inglesa 2020.1 em 30.09.2020 : Resultado
MATRÍCULA
(alterado em 28.01.2022)
Dúvidas - veja reunião com discentes em 10/03/2022 - nesse link.
Reforma Curricular 2022: as novas componentes ainda não estão disponíveis uma vez que o processo de Reforma Curricular tramita na PROPG.
NOTA: TODOS DEVEM FAZER MATRÍCULA EM ALGUMA DISCIPLINA OU ATIVIDADE PARA MANTER VÍNCULO OU SERÃO DESLIGADOS POR ABANDONO. Se não houver outra disciplina para cursar, Matricular em Atividade de Defesa ou Renovar matrícula em Atividade de Defesa.
Para MESTRADO, matricular em ESTUDOS DIRIGIDOS nos 3o. e 4o. semestres, respectivamente.
Para DOUTORADO: ESTUDOS AVANÇADOS 1, 2, 3 e 4 nos 5o., 6o.,7o. e 8o. períodos, respectivamente.
REGISTRO UFPE-ID (alunos novos/ingressantes)
A UFPE ID é o login integrado que permite o acesso aos serviços de tecnologia da informação e comunicação da UFPE com um único login e senha.
Para acessar as aulas virtuais, rede WiFi e todos os demais serviços UFPE, todos os estudantes devem ter um e-mail institucional cadastrado no: https://id.ufpe.br. Após o cadastro, entre no SIGAA e atualize o e-mail principal registrado.
O novo e-mail nome.sobrenome@ufpe.br é um e-mail tipo gmail. Favor atentar que pode levar até 24h para estar funcional.
Como acessar a sala de aula: https://youtu.be/gUrxeuT7ChA
PROCEDIMENTO PARA NOVOS ALUNOS NOVOS (ENTRADA VIA EDITAL)
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Etapa 1 - Após a Seleção por Edital, aguardar aprovação e o cadastro de pré-matricula no SIGAA feito pela secretaria.
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Etapa 2 - [UFPE-ID] Uma vez cadastrado pela secretaria e notificado, criar de email institucional pelo UFPE-ID (se não possuir um), através do link: https://id.ufpe.br/ufpe-id/#!/ (Mudanças de senha é neste link também). Pode levar 24-36h até o email institucional começar a funcionar.
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Qualquer mensagem de erro que ocorrer, envie o print da tela para o email: proten@ufpe.br.
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(Nota: o seu e-mail UFPE é tipo Google Gmail no formato "nome....@ufpe.br", i.e. pode ser acessado pelo gmail)
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Etapa 3 - [Auto-cadastro SIGAA] O login no SIGAA têm credenciais diferentes do e-mail institucional. Em seguida, se NÃO possuir um vínculo anterior institucional, crie um Novo Acesso para Alunos no SIGAA:
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https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do ou https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/cadastro/discente.jsf
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Obs: por NIVEL = MESTRADO (ou DOUTORADO, se já for mestre)
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Pode ocorrer que o "Semestre Inicial" seja o semestre anterior. Ex.: 2021-1 ao invés de 2021-2 para ingressantes 2021-2.
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Etapa 4 [TROCA EMAIL] - IMPORTANTE: Depois do auto-cadastro, já com acesso ao SIGAA, entre e altere o e-mail no cadastro do SIGAA colocando o novo email institucional em minúsculo. (Isso é fundamental para que o convite para a Sala de Aula Google Classroom possa ser realizado pelo professor)
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Etapa 5 - [Matrícula] - Realizar matrícula ou pelo sistema SIGAA conforme o calendário.
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MANUAIS
Para mais informações sobre os procedimentos no SIGAA, acessar manuais abaixo:
AUTOCADASTRO
https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Portal_do_Discente#Obter_Acesso
MATRÍCULA
CRIAR E VINCULAR O REGISTRO ORCID AO LATTES E SUCUPIRA (ingressantes e veteranos)
A partir de 2020, para todos os professores, pesquisadores e alunos, a CAPES passará a utilizar o ORCID para rastrear autores e co-autore de publicações em periódicos.
Faça seu cadastro no https://orcid.org/ e registre o número no seu currículo Lattes em Dados Pessoais; e também na plataforma SUCUPIRA em "Registre-se ou Conecte seu ORCID".
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Alunos Especiais (SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA)
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Requisitos: apenas estudantes graduados podem se matricular em Componentes Curriculares do PROTEN, conforme normas da UFPE. O máximo de créditos permitido por semestre é de 8 Créditos (60h = 4 créditos, 30h = 3 créditos etc.) Taxa de matrícula conforme instrução: Orientacoes para Preenchimento da GRU.
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------- 2022.1 -------
Não serão oferecidas vagas para alunos especiais no semestre 2022.1.
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PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA
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Etapa 1 - [Pré-matrícula] - Preencher a ficha de inscrição de pré-matrícula: Indiponível para 2022.1
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Após essa etapa, aguardar aprovação e o cadastro de pré-matricula no SIGAA feito pela secretaria.
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Etapa 2 - [UFPE-ID] - IGUAL À ETAPA 2 PARA ALUNOS REGULARES (VER ACIMA).
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Etapa 3 - [Auto-cadastro SIGAA] IGUAL À ETAPA 3 PARA ALUNOS REGULARES (VER ACIMA).
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Etapa 4 - [TROCA EMAIL] - IMPORTANTE: IGUAL À ETAPA 4 PARA ALUNOS REGULARES (VER ACIMA).
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Etapa 5 - [Matrícula] - IGUAL À ETAPA 5 PARA ALUNOS REGULARES (VER ACIMA).
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Etapa 6 - No dia da matrícula, pagar GRU e enviar comprovante de pagamento para o proten@ufpe.br até antes do último dia do período de matrícula. Para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), seguir essa instrução: Orientacoes para Preenchimento da GRU. Recomenda-se realizar o pagamento após conseguir se matricular.
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IMPORTANTE: O COMPROVANTE DE PAGAMENTO da GRU deve ser enviado para o email proten@ufpe.br ou a matrícula não será confirmada no SIGAA até o último dia da matrícula (17/03). Para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), seguir essa instrução: Orientacoes para Preenchimento da GRU. NOTA: COMPETÊNCIA E VENCIMENTO: não é necessário informar.
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ISENÇÃO DA TAXA
Conforme Resolução nº 03/2016 publicada no Boletim Oficial da UFPE nº 87 de 22/03/2016, Art. 5º: a cobrança da taxa prevista no inciso VII do art. 2º será dispensada para:
a) Aluno carente, com situação comprovada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (caso seja bolsista); b) Participante do Programa de Estudante Convênio de Graduação; c) Participante do Programa de Estudante Convênio de Pós-Graduação e d) Servidores ativos e inativos da UFPE (técnico-administrativos e docentes) e professor substituto.
Para atendimento do item A, o aluno deverá dirigir-se ao Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) e solicitar declaração de bolsista PROAES e apresentar no ato da inscrição. Caso o/a candidato/a não possua bolsa PROAES, deverá apresentar o requerimento de solicitação de isenção da taxa de inscrição preenchido e assinado, anexando a este requerimento cópia legível do cartão e extrato CNIS, disponível no link: https://cnisnet.inss.gov.br/.
Em construção. Veja Regimento e Normas.
Formulário para agendar a etapa oral: Formulário FOR001
Para etapa escrita, que será agendada 24h antes da etapa oral, o orientador deve entrar em contato com a coordenação do PROTEN para o sorteio do tema.
Pontos para sorteio
Entrada 2017-2021.1: Pontos para o Exame
Norma 1 - Estabelece critérios para Exame de Qualificação do PROTEN
Norma 2 - Estabelece critérios para acompanhamento de alunos no Doutorado do PROTEN
Norma 3 - Estabelece critérios para acompanhamento de alunos no Mestrado do PROTEN
Norma 8 (Rev. 05/2022) - Distribuição e acompanhamento de bolsas institucionais
Bancas Examinadoras de Seminários 1 e 2
Para solicitação de banca de seminários 1 ou 2 utilize o Formulário 001.PROTEN.
Preencha com atenção, a partir desses dados serão gerados os dados para o processo na PROPG, as cartas de convite e agradecimento etc.
Bancas Examinadoras de Defesa de Tese/Dissertação
Para solicitação de banca de defesa utilize o Formulário 002.PROTEN.
Preencha com atenção, a partir desses dados serão gerados as cartas, atas, fichas de avaliação etc.
- Solicitamos que não sejam inseridas nas atas e folhas de aprovação assinaturas manuscritas como imagem, pois, essa prática causa dúvidas quanto à autenticidade do documento;
Exame de Qualificação de Doutorado
Formulário para agendar a etapa oral: Formulário FOR001.PROTEN.
Para etapa escrita, que será agendada 24h antes da etapa oral, o orientador deve entrar em contato com a coordenação do PROTEN para o sorteio do tema.
Exames de Proficiência em Língua Estrangeira
Os discentes de mestrado e doutorado devem ser aprovados em ao menos uma edição do exame de proficiência em língua inglesa realizado semestralmente no PROTEN. Discentes de doutorado que constam nesta lista não precisam voltar a solicitar dispensa.
Alunos aprovados/dispensados estão listados aqui (requer login com e-mail UFPE).
Para solicitação de dispensa utilize o formulário FOR.003 (Exame Interno do PROTEN após 2016 não é necessário solicitar dispensa).
Solicitações Diversas (Prorrogação, Comitês de Acompanhamento, Integralização de Créditos, Coorientação, Plano de Trabalho etc.)
Utilize o formulário FOR.003.
Para pedido de Diplomas, use o FOR007 (ver abaixo).
Estágio à Docência
Somente para alunos com bolsa DS-CAPES: De acordo com a Resolução nº 05 de 12/11/1999 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, foi instituído o Estágio de Docência, como atividade curricular facultada aos estudantes de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. Conforme Portaria Nº 76/2010/CAPES o Estágio Docência é (somente) obrigatório para os bolsistas do Programa de Demanda Social DS da CAPES, obedecendo aos seguintes critério que para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado. Ressaltamos que, conforme Art. 18 da Portaria 76 da CAPES, incisos VII e VIII, o aluno de pós-graduação, que comprove sua atuação como docente no ensino superior, em disciplinas compatíveis com a área de pesquisa do Programa, ficará dispensado do estágio de docência. Para tal, o Programa deverá solicitar dispensa do Estágio Docência encaminhando processo pelo SIPAC, contendo ofício de encaminhamento da Coordenação e declaração emitida pela instituição na qual o aluno atue como docente, comprovando a atividade de docência realizada pelo aluno bolsista.
Para os demais bolsistas e alunos sem bolsa, o estágio é facultativo.
Lembre-se que deve o professor da disciplina pretendida precisa abrir a vaga de estágio cerca de 2-3 meses antes do início do semestre.
Auxílios
Auxílio financeiro - COLETIVO (PROPESQ)
Auxílio fincanceiro - INDIVIDUAL (PROPESQ)
Auxílio financeiro (PROTEN)
Instruções para realizar o depósito de Tese ou Dissertação durante o período de Isolamento social.
1. Para solicitar a fich catalográfica use esse email: bibctg.fichas@ufpe.br
2. ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DE TESES E DISSERTAÇÕES DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Solicitações de Diplomas
O fluxo de processo tem agora duas Etapas, uma no SIGAA e uma no SIPAC. A Etapa do SIGAA só é possível para alunos no STATUS "DEFENDIDO" (que possuem banca de defesa cadastrada) e uma cópia da Tese/Dissertação Deve ser enviada via SIGAA e o Termo assinado.
Etapa SIGAA: Veja instruções para as 10 etapas nesse link. As mesmas documentações abaixo serão solicitadas.
Etapa SIPAC: Use o formulário FOR 007. O número da Tese/Dissertação está na ata de defesa.
Um e-mail será enviado após a secretaria cadastrar os dados no SIPAC com o número do processo SIPAC para acompanhar o andamento de emissão pelo SIPAC (mais detalhes no Documento da PROGP sobre dúvidas frequentes).
DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA – 1a VIA
1. ATA DE COLAÇÃO DE GRAU (só para alunos que defenderam até 12/07/2017).
2. CARTEIRA DE IDENTIDADE (para brasileiros) ou RNE PERMANENTE ou PASSAPORTE dentro do prazo de validade (para estrangeiros).
3. CPF.
4. CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou CASAMENTO ou DIVÓRCIO.
5. COMPROVANTE DE QUITAÇÃO ELEITORAL (para brasileiros).
6. DIPLOMA DE GRADUAÇÃO.
7. DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA E RECIBO DE DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE DA BIBLIOTECA CENTRAL (para alunos que defenderam a partir de 13/07/2017).
DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA DE COTUTELA
A mesma documentação de EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA – 1a VIA, adicionada de:
8. CONVÊNIO DE COTUTELA OU TERMO DE ADESÃO DO ALUNO AO CONVÊNIO.
DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DE 2a VIA DE DIPLOMA
A mesma documentação de EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA – 1a VIA, adicionada de:
9. JUSTIFICATIVA DO INTERESSADO PARA EXPEDIÇÃO DA SEGUNDA VIA.
10. COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO.
OBS. 1: na frente do novo diploma, constará o termo “2a Via”.
OBS. 2: para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), seguir essa instrução: Orientacoes para Preenchimento da GRU
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Informações: diplomas.protenufpe@gmail.com
RESOLUÇÃO No 016/2016 - Altera a redação do § 3o do Art. 2o e do Art. 4o da Resolução no 3/2007 do CCEPE. Sobre atualização dos procedimentos adotados para o depósito de teses e dissertações.
RESOLUÇÃO No 17/2016 - Altera a Resolução no 3/2007 do CCEPE. Sobre prazos para depósito de teses.
ENTRADAS 2022.1
REGIMENTO PARA INGRESSO A PARTIR DE 2022.1: aqui
EMENTAS 2022.1: (Em breve)
ENTRADAS 2017.1-2021.2
REGIMENTO PARA INGRESSO 2017.1-2021.2
RELATÓRIOS DE AUTO-AVALIAÇÃO
1. DOCENTES
Relatórios de avaliação do corpo docente pelo Comitê de Planejamento e Autovaliação - CPA-PROTEN.
2021
RELATÓRIO DE AUTOAVALIÇÃO (pela CPA) PARA DOCENTES 2017-2020 - MAIO/2021
2. ENSINO
Relatórios semestrais de avaliação das componentes curriculares através de pesquisas com discentes.
2020
RELATÓRIO DE AUTOAVALIÇÃO - PRODUÇÃO DOCENTE - NOVEMBRO/2020
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE DE COMPONENTES CURRICULARES 2020.1
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE DE COMPONENTES CURRICULARES 2020.2
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE DE COMPONENTES CURRICULARES 2021.1
3. EGRESSOS
Relatórios de avaliação do curso através de pesquisas com egressos.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO COM EGRESSOS 2020
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO COM EGRESSOS 2021