Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD)
UAB
Página atualizada em 25/08/2023
O sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, criado pelo Ministério da Educação em 2005, em parceria com empresas estatais, trata-se de uma política pública de articulação entre a Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC e a Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES, visando a expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, oferecendo formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, mas ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.
Dentro do sistema UAB existem os Polos de Apoio Presencial em todo o território nacional para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso à biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.
São mais de 90 instituições que integram o sistema UAB, entre Universidades Federais, Universidades Estaduais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs), e a Universidade Federal de Pernambuco é uma delas.
Para mais informações, acesse: http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265
UAB na UFPE
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE tem por competência:
- Coordenar e acompanhar as atividades dos cursos ofertados pela UFPE, no âmbito do Sistema UAB;
- Elaborar diretrizes internas e assessorar os Coordenadores de cursos na gestão das atividades acadêmicas e administrativas;
- Supervisionar a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos;
- Elaborar planejamento e relatório das atividades dos cursos e submeter à SPREAD;
- Gerenciar registros e controles de bolsistas, em conjunto com os Coordenadores de cursos;
- Fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/CAPES.