Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE organiza simpósio sobre Injúria Renal Aguda

Evento ocorre em novembro. As inscrições seguem abertas até dia 20 de novembro

O I Simpósio Pernambucano de Injúria Renal Aguda (Nefro IRA) está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro. O evento, que ocorre nos dias 22 e 23 do mesmo mês, no Hotel Luzeiros Recife, em Boa Viagem, é voltado para médicos, profissionais de nível superior, residentes e estudantes. Na programação, estão diversas palestras e rodas de conversa ligadas ao tema, além de discussões sobre doenças renais raras, como a Doença de Fabry e a Síndrome Hemolítica Urêmica Atípica (SHUa).

As inscrições devem ser feitas através do site do simpósio, com valores a partir de R$ 350.

A Injúria Renal Aguda (IRA) é uma síndrome caracterizada por súbito declínio da função renal que ocorre em diversos cenários clínicos, principalmente em pacientes hospitalizados e em ambiente de UTI. Nos últimos 30 anos, a incidência de IRA teve aumento expressivo em decorrência do envelhecimento populacional e consequente aumento do número de comorbidades e internações hospitalares. Inclusive, por conta da pandemia de covid-19, a síndrome foi elevada a um grau maior de atenção por parte da comunidade científica, por ter tido uma incidência muito elevada em casos de infecção com o SARS-CoV-2. A mortalidade da IRA é alta, por volta de 20% a 40% em média, podendo chegar até 80%, dependendo de diversos fatores.

“O Nefro IRA será um evento muito importante para a nefrologia pernambucana, porque além do caráter científico, envolvendo uma das mais intrigantes síndromes da nefrologia, que é a Injúria Renal Aguda, o evento será uma oportunidade de compartilhar experiências e de confraternização entre nefrologistas, intensivistas e clínicos”, afirma a supervisora da Área Assistencial em Nefrologia do HC e membro da comissão organizadora do evento, Ana Paula Gueiros.

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 22/10/2024, 12:36