Notícias Notícias

Voltar

Projeto Tamandaré Sustentável da UFPE e parceiros promovem ação de divulgação científica em Tamandaré, no litoral sul do estado

Iniciativa ocorrerá na Colônia de Pesca Z5, das 9h às 12h

Amanhã (16), professores, pesquisadores e estudantes vinculados ao Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Tamandaré Sustentável (Peld/Tams) da UFPE, do Cepene-ICMBio e da UFRPE vão realizar ação de divulgação científica para a sociedade, das 9h às 12h, na Colônia de Pesca Z5, no município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco.

A ação intitulada “Encontro Ciência e Sociedade” tem como tema “Crise global e saúde local do Oceano” e objetiva promover o acesso de forma facilitada para a população local, a respeito dos principais resultados provenientes das pesquisas desenvolvidas nos ecossistemas costeiros de Tamandaré por estas instituições. As pesquisas envolvem o monitoramento do impacto do derrame do óleo, a poluição plástica, o branqueamento dos recifes de corais e as florações das microalgas tóxicas (maré vermelha, febre tingui ou febre de Tamandaré). O evento objetiva, ainda, destacar a urgência na proteção do maior bioma do planeta – o oceano – e incentivar o desenvolvimento da cultura oceânica nas escolas e na sociedade.

O evento será gratuito e foi preparado para atender o público escolar, pescadores, turistas, empreendedores do ramo de turismo e os gestores do município. A programação inclui exposição, vídeos, jogos, teatro de fantoches e oficina de pintura para crianças, e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Tamandaré, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação, reforçando o compromisso do Peld/Tams com a coprodução da ciência com os gestores locais e a disseminação do conhecimento e envolvimento com a sociedade.

O Peld/Tams é coordenado pela professora Beatrice Padovani Ferreira, do Departamento de Oceanografia da UFPE.

Mais informações
Facebook
Peld/Tams 
peldtams@gmail.com

Data da última modificação: 15/03/2024, 13:57