Agenda de Defesas
- UFPE/
- Pesquisa/Inovação/
- Agenda de Defesas/
- Desafios da agricultura irrigada de base familiar no sistema produtivo da água de coco são abordados em tese
Agenda de defesas Agenda de defesas
Desafios da agricultura irrigada de base familiar no sistema produtivo da água de coco são abordados em tese
Trabalho trata das principais implicações e estratégias de sobrevivência de pequenos produtores do semiárido na produção e comercialização de coco
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (Posgeografia) da UFPE promoveu, no dia 17 deste mês, a defesa da tese “Desafios da agricultura irrigada de base familiar no sistema produtivo da água de coco em região semiárida – Petrolândia, Pernambuco”, de autoria de Guilherme José Ferreira de Araújo, sob orientação da professora Edvânia Tôrres Aguiar Gomes.
O trabalho tratou das principais implicações e estratégias de sobrevivência de pequenos produtores do semiárido no contexto da produção e comercialização de coco, evidenciando seu papel em âmbito global, incluído na perspectiva de um padrão de consumo sustentável. A pesquisa aprofunda as questões vulnerabilidade socioambientais e apresenta novas possibilidades para a agricultura irrigada no semiárido.
A tese foi desenvolvida durante a realização do Projeto Innovate – parceria entre universidades do Brasil e da Alemanha que analisam o uso e ocupação do solo na região de Itaparica – Pernambuco e Bahia. Foram realizados estudos em institutos e fundações no Brasil e no exterior como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Fundação das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), entre outros. A tese teve indicação para publicação.