Estrutura Administrativa Estrutura Administrativa
Horário de funcionamento: 8h às 12h / 14h às 18h
Contatos:
Fone: (81) 3114-4102 e 3114-4104 (Whatsapp - Fale com a Direção)
E-mail: diretoria.cav@
gpessoas.cav@
Diretor:
Prof. Dr. José Antônio dos Santos
Vice-diretora:
Profa. Dra. Michelle Galindo de Oliveira
Servidores:
Antônio Quintino Leite Neto (Médico do Trabalho) - antonio.quintino@ufpe.br
Kátia Elaine de Vasconcelos e Silva (Secretária de Centro) - katia.evsilva@ufpe.br
Jonathan Félix de Carvalho (Administrador) - jonathan.carvalho@ufpe.br
José Santana de Oliveira (Motorista) -
Patrícia do Nascimento Silva (Coordenadora Administrativa / Gestão de Pessoas) - patricia.nascimentos@ufpe.br
Unidades subordinadas:
Secretaria da Diretoria – Acompanhar e preparar reuniões com a Diretoria e Conselho Gestor e elaborar atas; Controlar documentos e correspondências; Controle da agenda e os compromissos da Diretoria e Vice-diretoria; Emissão de documentos oficiais: (Ordens de Serviço, Portarias, Comunicações Internas, Ofícios Circulares, Declarações, Cartas de Anuência, Ofícios); Instrução de Processos de Afastamentos; Instrução de Processos de Estágio Probatório; Instrução de Processos de Progressão Docente; Concurso Docente; Providenciar e acompanhar a publicação e registro de atos expedidos pela Unidade; Supervisão de bolsistas de desenvolvimento profissional; Coordenar e organizar festas e eventos do Centro; Coordenar e organizar os protocolos cerimoniais do centro.
Coordenação Administrativa e de Gestão de Pessoas – Recebimento e orientação a novos servidores; Instrução de benefícios funcionais como auxilio saúde, pré-escolar, alimentação e transporte; Documentos oficiais da Diretoria do Centro: (Ordens de Serviço, Portarias, Comunicações Internas, Ofícios Circulares, Declarações, Cartas de Anuência, Ofícios); Marcação e Alteração de Férias; Diárias; Solicitação de uso do Carro Oficial; Instrução de Processos de Auxílio Financeiro; Concurso Docente; Acompanhamento e dimensionamento as necessidades de pessoal do Centro; Planejamento e execução de editais e cadastro para bolsas de desenvolvimento profissional; Planejar, programar, organizar, coordenar e controlar a execução das atividades relacionadas com a gestão de pessoal.
Horário de funcionamento: 7h às 21h
Contatos:
Fone: (81) 3114-4106 / 4107
E-mail: escolaridade.cav@ufpe.br
Servidores:
Anatielly Rodrigues Balbino de Lima
Débora Daniela Gomes Dornelas de Andrade
Dilma Ferreira da Silva
Jaelson José de Santana
Francisco de Assis Mota
Marcelo Pinheiro de Souza
Marlos Henrique Nunes Florentino
Descrição de atividades:
Emissão de Documentos e Declarações:
• Declaração de conclusão de curso
• Declaração de conduta escolar
• Declaração de vínculo
• Declaração de tramitação de diploma
• Declaração de vestibulando
• Declaração de desvinculado
• Currículo pleno do curso
• Comprovante de matrícula
• Histórico escolar acumulado
• Programa de disciplina
• Regime de aprovação
Pedido de Segunda chamada e Revisão de prova:
• Distribuição do requerimento para preenchimento do aluno
• Encaminhamento para Coordenação do curso
• Aviso do deferimento aos Docentes
• Controle e arquivamento
Dispensa de disciplina:
• Recebimento e conferência da documentação exigida
• Encaminhamento do requerimento e da documentação para a Coordenação do curso
• Lançamento da dispensa no SIGA após deferimento
• Arquivamento
Atualização de dados dos alunos:
• Recebimento do requerimento de alteração de dados devidamente preenchido com a documentação a ser alterada em anexo
• Realização da alteração no SIGA
Documento inicial de transferência para outra IES
• Emissão do: Histórico escolar acumulado, programa de disciplinas e regime de aprovação.
Declaração de monitoria
• Recebimento do formulário devidamente preenchido
• Encaminhamento para o docente responsável pela emissão
• Organização, recebimento e distribuição dos Certificados emitidos.
Orientação do sistema SIGA
• Desbloqueio de alunos, docentes e técnicos administrativos
• Orientações de uso para alunos, docentes e coordenações
• Acompanha e orienta a elaboração, ajustes, trancamento e modificações das matrículas
• Abertura de chamados para o NTI referentes à problemas no SIGA
Diploma de graduação
• Solicitação de 1ª e 2ª via do Diploma
• Recebimento da documentação exigida em conjunto com o requerimento devidamente preenchido
• Envio da solicitação e documentação para o Corpo Discente
• Acompanhamento do processo
• Recebimento do Diploma
• Entrega ao aluno
Matrículas
• Pré-matrícula para ingressantes;
• Orientar os alunos sobre os procedimentos de matrícula no SIGA;
• Matrícula em disciplina isolada;
Além das atividades e atribuições de rotina, vale destacar outras realizadas pela Escolaridade:
• Divulgação dos horários de aula;
• Apoio na realização de simpósios, palestras e cursos realizados no CAV;
• Palestras semestrais sobre informações acadêmicas para alunos ingressantes;
• Participação no Conselho Gestor
ATUAÇÃO DA ESCOLARIDADE JUNTO ÀS COORDENAÇÕES E AOS DOCENTES
Requerimentos
• Encaminhamento de requerimentos diversos para análise e deferimento;
• Encaminhamento de solicitações para cursar disciplina em outro curso da área;
• Encaminhamento de solicitação para cursar disciplinas em outra IES
Salas de aula
• Mapa Distribuição das salas com organização semestral;
• Reservas
Outras atividades
• Acompanhamento dos ajustes e das ofertas de disciplinas;
Laboratório de Informática
O CAV possui um Laboratório de Informática para alunos aberto nos três turnos equipado com computadores e com acesso a internet.
Atuação da Escolaridade no laboratório:
• Controle do horário de funcionamento (07h às 21h)
• Orientação das regras de conduta dos usuários
Setor de Apoio Técnico (SAT)
Esta divisão da Escolaridade é responsável pela reserva de equipamentos de apoio didático (Computadores, multimídias e retroprojetores) destinados às aulas e outras atividades acadêmicas.
Equipamentos de apoio didático
• Reservas
• Guarda
• Distribuição
• Controle
Informações Importantes
Manual Acadêmico
O discente ao efetuar sua pré-matrícula recebe o Manual Acadêmico que também está disponível on-line. Este Manual traz informações a respeito de prazos para matrículas acadêmicas, sistema de avaliação, acompanhamento especial, revisões e segundas chamadas de provas, mobilidade acadêmica, tempo máximo de conclusão de curso, trancamento de semestre, etc.
Jubilamento
A Resolução de Recusa de Matrícula - Jubilamento entrou em vigor no semestre letivo de 2010.1. Jubilamento é a perda do vínculo do aluno junto a UFPE, por decurso de prazo de conclusão ou pela persistência de rendimento escolar insuficiente. Todos os detalhes estão na Resolução de Recusa de Matrícula - Jubilamento.
Trancamento
O estudante que por algum motivo não puder realizar a matrícula em disciplinas, e deseja manter o vínculo institucional com a UFPE, deve solicitar, no período determinado no calendário acadêmcio, através do SIG@, o trancamento do semestre ou a matrícula vínculo.
O estudante tem direito a realizar ao todo 4 (quatro) trancamentos de semestre, devendo ser renovado SEMESTRALMENTE. Esgotada essa possibilidade só poderá realizar, no máximo, mais uma matrícula vínculo, observando se não ultrapassará o tempo máximo de conclusão do curso.
Obs.: Não será permitido aos alunos ingressantes o trancamento de semestre ou matrícula vínculo durante o primeiro ano (primeiro e segundo semestre) de vínculo institucional com a UFPE , consultar RESOLUÇÃO Nº 03/2008 - CONSELHO UNIVERSITÁRIO.
Horário de funcionamento: 07h às 19h
Contatos:
Fone: (81) 3114-4109 / 4119
E-mail: sgg.cav@ufpe.br
Servidores:
Aldeni Geraldo do Prado Nascimento
Claudio José Lima de Castro (Vice-Secretário)
Cleide do Nascimento Monteiro Borges Filha
Gilson Andrade Ferrer de Morais
Jimy Davison Emídio Cavalcanti
Marcela de Souza Santiago (Secretária Geral)
Raphael Luis da Silva Moreno
Descrição de atividades:
- Suporte às Coordenações dos Cursos no atendimento a discentes e docentes e atendimento ao público em geral (docentes de outros cursos, discentes e comunidade externa) nos turnos diurno e noturno;
- Atendimento e informações sobre processos e documentos nos sistemas eletrônicos, acadêmicos e administrativos relativos às atividades do setor;
- Atendimento e informações aos alunos, técnicos administrativos e docentes sobre documentos necessários e auxílio financeiro para as Aulas de Campo (Excursão Didática);
- Atendimento aos alunos, técnicos administrativos, docentes, coordenadores e supervisores de estágios, sobre o processo para Convênio de Estágio das instituições concedentes;
- Organização das Colações de Grau Coletiva, em Separado e Antecipada do CAV.
- Suporte aos formandos para informações, agendamento e controle de assinatura antes, durante e até depois da colação de grau (conjunta e em separado);
- Apoio às Coordenações de Curso sobre coleta, distribuição e preenchimento da planilha do Estágio Docência;
- Atendimento aos alunos, docentes e técnicos administrativos sobre as informações e atualizações sobre perfis curriculares, disciplinas, equivalências, carga horária, planejamento,
- Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), trabalhando articulada com a PROGRAD/DDE;
- Assessoramento integral às Coordenações de Curso, docentes, discentes, técnicos e avaliadores do MEC durante a visita in loco, no processo de reconhecimento de cursos de graduação;
- Assessoria e acompanhamento integral dos gerentes de ação (técnicos e docentes) na inclusão das ações do Plano de Ações Institucionais (PAI) do CAV;
- Assessoramento e agendamento de aulas práticas, eventos e atividades nos laboratórios da Educação Física, bem como controle e manutenção de seus materiais e suas infraestruturas;
- Realização de cotação, compra e fornecimento de materiais esportivos para as atividades dos dois cursos de Educação Física do CAV.
Horário de funcionamento: 7h às 19h (presencial) // 8h às 17h (remoto)
Contatos:
Fone: (81) 3114-4108
Emails institucionais dos PPG's secretariados pela SGP
- ppgnafpf@ufpe.br (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica)
- profbio@ufpe.br (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)
- prmias@ufpe.br (Residência Multiprofissional do CAV)
Servidores:
Ana Patricia Campos de Lima
Carlos Andre Silva do Nascimento
Cristiano Dornelas de Andrade
Daniel Melo de Freitas
Sérgio José Barbosa Júnior
Descrição de atividades:
A secretaria, órgão executor dos serviços administrativos dos Programas de Pós-graduação, tem entre as suas principais atribuições:
- Manter em dia os assentamentos de todo o pessoal docente e discente dos Programas;
- Preparar e acompanhar o processo de matrícula dos estudantes;
- Executar serviços de escolaridade referentes aos Programas, tais como emissão de cadernetas e declarações diversas;
- Informar e processar os requerimentos de estudantes matriculados;
- Colaborar com a abertura de processos diversos: banca examinadora de Dissertação, solicitação de recursos financeiros, diárias e passagens, solicitação de diplomas, colação de grau especial, credenciamento de docentes, dentre outros;
- Distribuir e arquivar todos os documentos relativos às atividades didáticas e administrativas;
- Coletar os elementos e preparar as prestações de contas e relatórios das atividades do PPG a CAPES, MEC, agências de fomento e às instâncias superiores, quando necessário;
- Organizar e manter atualizada a coleção de leis, portarias, circulares, dentre outros, que regulamentam os Programas de Pós-Graduação.
Horário de funcionamento: 8h às 21h
Equipe
A equipe de trabalho conta com quatro bibliotecárias, quatro assistentes administrativos e dois auxiliares administrativos que juntos trabalham na oferta de produtos e serviços de informação.
Bibliotecários(as):
Giane da Paz Ferreira Silva (Coord.) giane.silva@ufpe.br
Ana Ligia Feliciano dos Santos analigia.santos@ufpe.br
Jaciane Freire Santana jaciane.santana@ufpe.br
Jonatan Cândido da Silva jonatan.candido@ufpe.br
Assistentes Administrativos:
Amanda Lays Rodrigues da Silva amanda.lays@ufpe.br
Amil Edardna de Andrade Lima amil.lima@ufpe.br
Celso Gama Pessoa Silva celso.gama@ufpe.br
Dayvson da Costa Pimentel dayvson.pimentel@ufpe.br
Eugênio Augusto Pessoa de Noronha eugenio.noronha@ufpe.br
Filipe Eduardo de Lima Santos filipe.lsantos@ufpe.br
José João de Oliveira Júnior joao.oliveirajunior@ufpe.br
Auxiliares Administrativos:
Amanda Paulino do Nascimento amanda.paulino@ufpe.br
Anderson Gustavo da Silva anderson.gustavo@ufpe.br
Danielly Divete Santos de Freitas danielly.divete@ufpe.br
Desrição de atividades:
- Pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES para acesso ao texto completo das publicações científicas nacionais e estrangeiras;
- REDE PERGAMUM UFPE - Pesquisa online ao catálogo da biblioteca;
- Serviço de renovação e reserva de livros via internet;
- Acesso disponível pela intranet aos serviços;
- Participação em redes bibliográfica (CCN, REDE PERGAMUM DO PARANA, BVS, COMUT);
- Solicitação de cópias de artigos em bibliotecas brasileiras através do COMUT;
- Disseminação seletiva da informação através de boletins de alerta eletrônicos;
- Orientação na normalização de trabalhos acadêmicos;
- Reserva da bibliografia usada nos cursos (Coleção de consulta);
- Horário de funcionamento diário ininterrupto;
- Livre acesso ao acervo, possibilitando ao usuário o manuseio das obras;
- Página Web da biblioteca;
- Capacitação de usuários (presencial);
- Biblioteca digital Institucional BDTD/UFPE;
- Catalogação na fonte;
- Visitas dirigidas;
- Empréstimos entre bibliotecas;
- Oferece suporte técnico nas aulas de Metodologia Científica na graduação e pós-graduação;
- Exposições periódicas;
- Agendamento de salas para estudo em grupo;
- Atendimento a alunos Pré-vestibular (CAVEST), com acervo direcionado para o ensino médio;
- Disponibiliza acesso a rede Wireless.
Horário de funcionamento: 7h às 20h
Contatos:
Fone: (81)3114-4129 / 4130
E-mail: caest.cav@ufpe.
Servidores:
Betania Nascimento - Técnica em Assuntos Educacionais (betania.nascimento@ufpe.br)
Gustavo Santana - gustavo.psantana@ufpe.br
Luana Leite - Psicóloga (luana.leite@ufpe.br)
Matheus Barros - matheus.vbarros@ufpe.br
Nélia Fonseca – Assistente Social (nelia.melo@ufpe.br)
Natália Reis – Psicóloga e Coordenadora (natalia.reis@ufpe.br)
Vanuza Ribeiro – Assistente Social (francisca.ribeiro@ufpe.br)
Ymira da Silva – Assistente Social (ymira.silva@ufpe.br)
Desrição de atividades:
Implementar programas, projetos e ações da assistência estudantil, saúde do servidor e acessibilidade no âmbito do Centro Acadêmico de Vitória.
Horário de funcionamento: 8h às 13h
Contatos:
Fone: (81) 3114-4165
E-mail: nead.cav@ufpe.br
Site: https://www.ufpe.br/cav/nead-cav
Servidores:
Desrição de atividades:
Estabelecer atos normativos, fluxos e desenvolver ações de apoio aos diversos setores da UFPE em suas demandas;
Criar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para oferta de cursos de formação continuada para servidores, de pós-graduação, de extensão;
Viabilizar web conferências e outras formas de interação à distância, dentre outras.
Horário de funcionamento: 7h às 22h
Contatos:
Fone: +55 81 3114-4128
E-mail: csl.cav@ufpe.br
Whatsapp do setor (clique aqui)
Clique aqui e fale com à Coordenação.
Descrição das Atividades:
A Coordenação Setorial de Laboratórios (CSL) pertence à estrutura organizacional do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco, a qual iniciou seu funcionamento logo após a implantação do Centro, em julho de 2006. A CSL gerencia 35 laboratórios acadêmicos que atendem aos cursos de graduação e pós-graduação do Centro, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente a CSL é dividida em competências administrativas e técnicas para garantir que todas as atividades sejam realizadas de maneira adequada.
Competências da Coordenação:
- Garantir o bom funcionamento dos laboratórios acadêmicos do CAV;
- Controlar a entrada e saída de professores e alunos nos laboratórios do CAV;
- Apoiar eventos científicos promovidos pela Instituição;
- Realizar o agendamento e a distribuição de aulas práticas de acordo com a demanda e o perfil dos laboratórios;
- Elaborar normas e formulários visando o bom funcionamento dos laboratórios do CAV;
- Garantir corpo técnico na preparação das aulas práticas e nas atividades de pesquisa e extensão;
- Realizar ou orientar coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos; assim como seu adequado armazenamento e descarte;
- Assessorar as aulas de campo;
- Apoiar as visitas técnicas realizadas por professores, pesquisadores e acadêmicos de outras instituições universitárias e escolares;
- Assessorar pela instalação, calibração e manutenção dos equipamentos nos laboratórios acadêmicos do CAV;
- Fiscalizar a permuta de equipamentos entre os laboratórios do CAV;
- Gerenciar estoques de materiais utilizados nos laboratórios do CAV;
- Controlar entrada de pessoal nos laboratórios durante os finais de semana e feriados.
Servidores:
Coordenação
Coordenadora: Michelle Rose de Oliveira Silva
E-mail: michelle.rosilva@ufpe.br
Vice-Coordenadora: Anna Carla Feitosa Ferreira de Souza
E-mail: anna.carla@ufpe.br
Assistente em Administração
Anne Karolinne da Silva Santos
Técnicos de Laboratórios
Anderson Emmanuel Silva Santos
André Pukey Oliveira Galvão
Anna Carla Feitosa Ferreira de Souza
Bruno Cesar Querino de Souza
Cláudia Daniely Soares da Silva
Danilo Augusto Ferreira Fontes
Edmária Kelly de Lima Benício da Silva
Emyliane Maria de Medeiros Lima
Ewerton Fylipe de Araújo
Gabriel Olivo Locatelli
Juliete Lira de Souza Lima
Michelle Rose de Oliveira Silva
Nelson Correia de Lima Júnior
Rafael Augusto Albuquerque Ribeiro da Silva
Rosane Costa da Silva Galvão
Sílvio Assis de Oliveira Ferreira
Suzana Cristina da Silva Ramos
Biólogo
Fred Brainer Silva
Farmacêutico
Gleybson Correia de Almeida
Médico Veterinário
Vinícius Vasconcelos Gomes de Oliveira
Nutricionistas
Niedja Maria da Silva Lima
Rodrigo Luis da Silveira Silva
Química
Sidicleia Bezerra Costa Silva
Horário de funcionamento: 08h às 12h / 13h às 17h (remoto / presencial)
Contatos:
Fone: (81) 3114-4141
E-mail: extensaoecultura.cav@ufpe.br
Servidores:
Kelly Lopes Pereira da Silva
Mirana Carla da Silva
Descrição de atividades:
Horário de funcionamento: 08h às 21h30
Contatos:
Fone: (81)3114-4147
E-mail: nati.cav@ufpe.br
Servidores:
Alcides Francisco da Silva Filho
Denisson Paulo de Albuquerque
Éber Luís de Melo Santos
Allan
Luciano
Descrição de atividades:
Setor responsável pela descentralização das atividades da
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)
Horário de funcionamento: 07h30 às 19h30
Contatos:
Coordenação Geral do CIFC-CAV: Fone: (81) 3114-4126
email: coordenacao.cifc@ufpe.br
Finanças: Fone: (81)3114-4123 / 4124/ 4125 / 4126 | 2126 - 7343
E-mail: compras.cav@ufpe.br,
Infraestrutura: Fone: (81)3114-4161
E-mail: ginfra.cav@ufpe.br
Servidores:
Jonas Cabral de Barros Junior (Coordenador)
Jaelson da Silva Souza (Gerente de Finanças)
Diego Deyvison dos Santos (Gerente de Infraestrutura)
Alexsandra Alexandre Bezerra (Segurança do Trabalho)
Carla Patrícia da Silva (Assistente de administração)
Hugo Thomás Pereira da Silva (Assistente de administração)
Plínio Fernandes Brasil de Azevedo (Gestor Predial)
Descrição de atividades:
Gerência de Infraestrutura do Centro
I - elaboração dos Termos de Referência (TR) específicos deste Centro;
II - suporte ao setor demandante na pesquisa de preço para estimativa de custo em aquisições
e contratações para itens exclusivos;
III - planejamento das compras do exercício;
IV - gestão das adesões às atas de registro de preços (ARPs);
V - gestão das compras conjuntas (IRPs);
VI - gestão das solicitações de aquisição;
VII - coleta de demanda das unidades administrativas e acadêmicas do Centro;
VIII - instrução de processos de compras (inexigibilidade, dispensa, adesão à ARP, licitação
etc.);
IX - acompanhamento da situação de regularidade fiscal, trabalhista, previdenciária e de
idoneidade de fornecedores;
X - acompanhamento dos processos de compras e contratações, visando o cumprimento dos
prazos legais;
XI - apoio aos convênios do Centro;
XII - execução de recursos próprios, conforme orientação da Direção ou Conselho do Centro;
XIII - solicitação de crédito extraordinário;
XIV - prestação de informações junto à Pró-Reitoria de Planejamento Orçamentário e Finanças
(PROPLAN) acerca da previsão de arrecadação de receita própria,
XV - acompanhamento de arrecadação dos recursos próprios;
XVI - consulta aos órgãos de controle da UFPE sempre que necessário.
Gerência de Finanças e Compras do Centro
I - elaboração dos Termos de Referência (TR) específicos deste Centro;
II - suporte ao setor demandante na pesquisa de preço para estimativa de custo em aquisições
e contratações para itens exclusivos;
III - planejamento das compras do exercício;
IV - gestão das adesões às atas de registro de preços (ARPs);
V - gestão das compras conjuntas (IRPs);
VI - gestão das solicitações de aquisição;
VII - coleta de demanda das unidades administrativas e acadêmicas do Centro;
VIII - instrução de processos de compras (inexigibilidade, dispensa, adesão à ARP, licitação
etc.);
IX - acompanhamento da situação de regularidade fiscal, trabalhista, previdenciária e de
idoneidade de fornecedores;
X - acompanhamento dos processos de compras e contratações, visando o cumprimento dos
prazos legais;
XI - apoio aos convênios do Centro;
XII - execução de recursos próprios, conforme orientação da Direção ou Conselho do Centro;
XIII - solicitação de crédito extraordinário;
XIV - prestação de informações junto à Pró-Reitoria de Planejamento Orçamentário e Finanças
(PROPLAN) acerca da previsão de arrecadação de receita própria,
XV - acompanhamento de arrecadação dos recursos próprios;
XVI - consulta aos órgãos de controle da UFPE sempre que necessário
Horário de funcionamento: 08:00 às 20:00.
Contatos:
E-mail Setor Administrativo da Unidade : acessibilidade.cav@ufpe.br
Telefone: (81) 3114-4172
Coordenação Setorial da Unidade:
Email: coordenacao.usa@ufpe.br
Profa. Dra. Tatiana Ferreira da Costa (Coordenadora)
Profa. Dra. Maria Amélia de Souza (Vice Coordenadora)
Serviço de Apoio Técnico-Administrativo
Email: acessibilidade.cav@ufpe.br
Servidores:
Marcelo Antônio Fernandes (Apoio Técnico-Administrativo )
Lúcia do Carmo Nascimento Silva (Assistente Administrativo)
Serviço de Acessibilidade Comunicacional
Email: interpretes.cav@ufpe.br
Descrição de atividades:
Dos Núcleos Setoriais de Acessibilidade
I - Os Núcleos Setoriais de Acessibilidade, estabelecidos nos campi situados fora do município do Recife, seguirão as diretrizes oriundas da Coordenação Geral do NACE.
Da Coordenação da Unidade Setorial de Acessibilidade
I - A Unidade Setorial de Acessibilidade do Centro, tem como finalidade atuar, apoiar e promover a acessibilidade aos estudantes e servidores com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação.
II - a Unidade Setorial de Acessibilidade está vinculada funcionalmente ao Núcleo de Acessibilidade (NACE/UFPE)
III - a Unidade Setorial de Acessibilidade terá um Coordenador e um Vice-Coordenador, indicados pelo Diretor do Centro e designados pelo Reitor.
IV - a coordenação da Unidade Setorial de Acessibilidade desempenhará suas funções por intermédio de um Grupo de Trabalho Permanente (GTP) composto pelos Coordenador e Vice-Coordenador Setorial, por servidores de apoio administrativos e servidores técnicos especializados.
Compete à Unidade Setorial de Acessibilidade:
I - atuar em consonância com as diretrizes emanadas do NACE/UFPE;
II - promover a inclusão, a permanência e o acompanhamento de pessoas com deficiência e necessidades específicas, nos diversos níveis de ensino oferecidos por este Centro;
III - articular-se intersetorialmente frente às diferentes ações já executadas a nível Central;
IV - promover novas ações voltadas às questões de acessibilidade e inclusão educacional, nos eixos da infraestrutura, comunicação e informação, ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura;
V - oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir de uma equipe multidisciplinar, voltado para seu público-alvo;
VI - constituir parcerias com entidades governamentais e sociedade civil organizada, cujos objetivos tenham relações diretas com as suas finalidades;
VII - colaborar na formulação das propostas de ações estratégicas na área da inclusão educacional e acessibilidade;
Compete ao Coordenador da Unidade Setorial de Acessibilidade:
I - convocar e presidir as reuniões do Grupo de Trabalho da Coordenação Setorial;
II - solicitar a quem de direito as providências que se fizerem necessárias para o melhor funcionamento da Coordenação, em matéria de instalações, equipamentos e pessoal;
III - articular-se com as Câmaras Setoriais do Centro e o NACE/UFPE, a fim de compatibilizar o funcionamento da Coordenação com as diretrizes delas emanadas;
IV - buscar soluções, junto às Coordenações de Curso e Direção do Centro, para o acompanhamento dos estudantes e servidores com deficiência e necessidades específicas;
V - colaborar na realização do mapeamento dos estudantes e servidores com deficiência e necessidades específicas;
VI - enviar para a Direção do Centro, para a devida divulgação, todas as normativas e atividades relativas à sua área de competência;
VII - exercer outras atribuições conferidas pelo NACE/UFPE, pelo Conselho do Centro e pela Direção do Centro;
Parágrafo Único. O Vice-Coordenador Setorial da Unidade de Acessibilidade substituirá o Coordenador nas suas ausências e impedimentos.
Do Serviço de Apoio Técnico-Administrativo
O Serviço de Apoio Técnico-Administrativo tem por competência:
- realizar apoio técnico-administrativo nas áreas de gestão de pessoas, administração organizacional, finanças, logística, comunicação e informação no âmbito da USA/CAV;
- tratar os variados documentos, auxiliando na preparação de relatórios e planilhas relacionados a USA/CAV;
- organizar e manter atualizado o arquivo dos processos e documentos, físicos ou eletrônicos, da USA/CAV;
- dar suporte à Coordenação Setorial de Acessibilidade e Assessoria nos processos de aquisição de materiais e contratação de serviços para o adequado funcionamento da USA/CAV;
- receber devolutivas dos usuários e comunidade acadêmica dirigidas a USA/CAV e encaminhá-las para o setor competente.
Do Serviço de Acessibilidade Comunicacional
O Serviço de Acessibilidade Comunicacional tem por competência:
- oferecer serviços que visem eliminar as barreiras de comunicação no contexto das atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão no CAV/UFPE, considerando as competências e os recursos disponíveis pela USA/CAV;
- atuar na acessibilidade comunicacional para fins de tradução e interpretação da Libras nas atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão no CAV/UFPE;
- buscar o aprimoramento da competência tradutória, referencial, linguística e metodológica dos profissionais tradutores intérpretes da Libras lotados na USA/CAV;
- atuar de forma colaborativa na formação continuada de docentes e técnico-administrativos em educação nas questões relativas à tradução e interpretação da Libras;
Fonte:
Regimento Interno do CAV/UFPE - B.O. UFPE, RECIFE, 55 ( 1 BOLETIM DE SERVIÇO );
PORTARIA NORMATIVA No 40, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2020;
PORTARIA NORMATIVA No 04, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016;
RESOLUÇÃO No 11/2019 - Dispõe sobre o atendimento em acessibilidade e inclusão educacional na Universidade Federal de Pernambuco.
A Unidade Setorial de Graduação - USG/CAV tem o papel de coordenar, a nível do Centro Acadêmico da Vitória, em articulação com a comunidade acadêmica, a comunidade externa, o poder público e com os órgãos da Administração Central, a implementação de políticas para o ensino de graduação, assessorando gestores acadêmicos, comissões e grupos de trabalho em procedimentos administrativos e no desenvolvimento de programas e projetos voltados para os cursos de graduação, articulando o ensino com às áreas de pesquisa e extensão.
Contato: unidadesetorialgraduacao.cav@ufpe.br
Supervisora: Profa Florisbela de Arruda Camara e Siqueira Campos
Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/6087175865444946
E-mail: florisbela.campos@ufpe.br
Supervisora Adjunta: Profa Carmem Lygia Burgos Ambrósio
Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/6986045337685219
E-mail: carmem.ambrosio@ufpe.br
SÚMULA DAS REUNIÕES REALIZADAS PELA UNIDADE SETORIAL DE GRADUAÇÃO (Clique aqui)