Programação Programação

Voltar

Programação de 11 a 13/12 - Mostra Salomé

De quarta (11/12) até sexta-feira (13/12) o cinema da UFPE exibe a Mostra Salomé, dedicada às Salomés do cinema. A temática surgiu por ocasião da estreia do novo longa-metragem do cineasta pernambucano e um dos mentores do cineclube XHY 247, da UFPE, André Antônio, também professor de artes visuais da UFPE. 

Serão exibidos longas e curtas de cineastas da Itália, Alemanha, México, Estados Unidos e Brasil, indo desde o cinema mudo até o cinema experimental. A mostra acontece em três locais diferentes: na Casa Lontra, no cinema São Luís e no Cinema da UFPE.

Confira a programação completa:

Terça-feira (10/12), na Casa Lontra:

20h - Salomé (idem), 1976, Teo Hernández, 65 minutos, México/França. Esse longa-metragem experimental do cineasta mexicano, reduzindo ao básico os elementos presentes na peça de Wilde, um desbunde de cor e movimento. 


Quarta-feira, 11/12, no Cinema da UFPE:

14h - Salomé (idem), 1922, Charles Bryant & Alla Nazimova, 74 minutos, EUA.

Baseado na peça de Oscar Wilde, uma das primeiras adaptações da figura mítica para o cinema conta com figurinos e cenários expressionistas, além de uma equipe composta majoritariamente por gays e bissexuais. 

16h30 - O Evangelho Segundo São Mateus (Il vangelo secondo Matteo), 1964, Pier Paolo Pasolini, 137 minutos, Itália.

Reinterpretação do poeta italiano sobre o nascimento e morte de Jesus Cristo, a partir do texto de São Mateus. Como ele conseguiu seguidores e inimigos, além de suas parábolas, ensinamentos, a revolta e muitos outros elementos.


Quinta-feira, 12/12, no Cinema da UFPE:

14h - Salomè (idem), 1972, Carmelo Bene, 80 minutos, Itália. 

Versão psicodélica e extremamente colorida da peça de Wilde, com a modelo Donyale Luna como a personagem título. 

16h30 - Traga-me a Cabeça da Filha de Babilônia (idem), 2022, Davi Barros, 8 minutos, Brasil.

Curta-metragem pernambucano, livremente inspirado na HQ "Babilônia" de Jéssica Grooke e na peça de Oscar Wilde.
+
16h30 -  Salome (idem), 1971, Werner Schroeter, 81 minutos, Alemanha.

O longa é uma adaptação da peça realizada em Balbeque, cidade histórica do Líbano, preservando o seu estilo teatral e com uma trilha sonora inusitada, de canções populares do Chile até óperas de Wagner. Com Magdalena Montezuma no papel de Herodes, padrasto devasso de Salomé. 

Sexta-feira (13/12), Cinema da UFPE:

14h -  O Último Mergulho (idem), 1992, João César Monteiro, 88 minutos, Portugal.
O que o jovem Samuel fazia àquela hora da noite no cais deserto, nunca se saberá ao certo. De facto, quando o senhor Elói, um velho marinheiro reformado, o abordou, ele olhava fixamente as águas do Tejo. Cansado que estava dos seus dias, o senhor Elói não podia ter deduzido de outro modo: Samuel estava ali para pôr cobro à vida. E quando Samuel, o convida para partilhar com ele o último mergulho, Elói, in extremis, impede-o de se atirar ao rio, e dado que o céu pode esperar, leva-o a dar uma volta pela cidade.

16h25 -  Face (Visage), 2009, Tsai Ming-liang, 138 minutos, Taiwan/França
Hsaio-Kong é um cineasta de Taiwan, que começa a rodar seu próximo filme, uma visão da mítica Salomé, na França. No set ele começa a lidar com uma série de imprevistos, que se tornam insignificantes ao saber que sua mãe morreu.


Sábado (14/12), Cinema São Luiz:

19h - Salomé (idem), 2024, André Antônio, 118 minutos, Brasil.
Cecília (Aura do Nascimento), jovem modelo de sucesso, retorna ao Recife, sua cidade de origem, para passar o Natal com a mãe. Certa noite, um vizinho que ela não vê há muito tempo lhe mostra um misterioso frasco contendo uma substância verde tóxica. Ela começa a se apaixonar por ele, mas também descobre que ele está envolvido com uma estranha seita ao redor da figura de Salomé, a sanguinária princesa bíblica.

A entrada é gratuita, você só precisa retirar o ingresso presencialmente 30 minutos antes da sessão. A programação está sujeita a mudanças e o acesso às sessões, à lotação da sala.

 
Data da última modificação: 10/12/2024, 09:31