Propostas abrangem diversas áreas, como ciências da saúde, sociais aplicadas, educação, biociências, ambiental, administração e engenharias
Nove projetos da UFPE foram aprovados no Edital 28/2022 - Apoio à Pesquisa para o Enfrentamento de Desigualdades Sociais A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Ao todo, foram aprovados 17 projetos.
O objetivo do edital é apoiar propostas que utilizem os conhecimentos científicos e tecnologias para apoiar as políticas públicas no enfrentamento das desigualdades sociais no estado de Pernambuco. Cada projeto deve propor estudo multidimensional sobre a extrema pobreza, com a participação efetiva de diferentes especialistas que possam atuar no tema em regime de cooperação e complementaridade.
Serão desembolsados R$ 2.930.615,00 com recursos oriundos do orçamento da Facepe. Os coordenadores das propostas aprovadas poderão assinar o respectivo Termo de Outorga, conforme convocação da fundação.
De acordo com o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE, Joaquim Martins Filho, os recursos da Facepe vão impulsionar as pesquisas contempladas, que serão realizadas por equipes multidisciplinares. “As nove propostas aprovadas da UFPE serão coordenadas por pesquisadores da Universidade das mais diversas áreas, envolvendo as ciências da saúde, sociais aplicadas, educação, biociências, ambiental, administração e engenharias. Os projetos contemplados abordam nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e vão impulsionar as pesquisas a serem realizadas por equipes multidisciplinares. Os resultados vão contribuir para a proposição de políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades sociais em Pernambuco”, destaca ele.
Consulte aqui a lista dos projetos aprovados da UFPE pelo Edital 28/2022 – Apoio à Pesquisa para o Enfrentamento de Desigualdades Sociais.