Evento ocorrerá no dia 22 deste mês, das 14h às 17h, no auditório do térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
O Laboratório de Antropologia Visual da UFPE realiza, no dia 22 deste mês, das 14h às 17h, no auditório do térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), seminário com a finalidade e marcar o centenário de seu nascimento seminário intitulado: Identidades coletivas em Tempos de Ditadura Militar, comemorando os 100 anos de Thomaz Farkas, ressaltando as principais qualidades do fotógrafo.
Serão palestrantes deste seminário os professores José Ribeiro, da Universidade do Porto, que está fazendo estágio pós-doutoral no PPGA; Paulo Cunha e Renato Athias, vice-coordenador do LAV. Serão emitidos certificados para os que se inscreveram no local do evento no início da sessão.
BIOGRAFIA - Thomaz Farkas nasceu em Budapeste, no dia 17 de outubro de 1924 e faleceu em São Paulo, no dia 25 de março de 2011. Fotógrafo, pesquisador da imagem e do cinema, deixou marcas profundas no cenário cultural brasileiro. Thomaz Farkas reuniu uma obra vasta e de fortes marcas autorais que só tardiamente, nos anos 1990, começou a ser apreciada em seu conjunto.
Engenheiro de formação, foi professor de Fotografia, Fotojornalismo e Jornalismo Cinematográfico da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Foi também produtor de documentários, entre os quais destacam-se Brasil Verdade, Jânio a 24 Quadros e Coronel Delmiro Gouveia.