Sobre Sobre

No Brasil, a Educação a Distância foi estabelecida com a Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e regulamentada por Decretos Presidenciais com complementações de Portarias e Resoluções ministeriais. Dentro dos normativos que tratam da EaD no Brasil, destaca-se a Portaria nº 1.428 do Ministério da Educação, que amplia de 20% para 40% do total da carga horária o limite de aulas na modalidade de ensino a distância dos cursos de graduação presencial.

A EaD é um marco no âmbito educacional permitindo interatividade, dinamismo, praticidade, uso de metodologias ativas, tendo o aluno como sujeito ativo e principal no processo de construção do seu conhecimento, e o professor como importante mediador nesse processo.

Nesse sentido, a modalidade de ensino a distância da Universidade Federal de Pernambuco disponibiliza cursos nas categorias de graduação, aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação gerenciados pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), a qual é responsável pela articulação institucional dos diversos atores que estão envolvidos em propor e desenvolver metodologias de ensino e produtos multimidiáticos para a inovação com qualidade na Educação Superior.

A Educação a Distância na UFPE se utiliza de uma plataforma consistente, funcional, com recursos diversos alimentada por profissionais sérios e comprometidos para realizar a integração entre alunos e professores fomentando a interação, fortalecendo a relação precípua entre o ensino e a aprendizagem, com o objetivo principal de garantir autonomia, criticidade e autoria de pensamento ao estudante.

De 2007 para 2008, a UFPE começou a fazer parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa nacional do Ministério da Educação e da CAPES, criado em 2005, para desenvolver a modalidade a distância no Ensino Superior através da expansão e interiorização de cursos de graduação e pós-graduação.

Este programa que incentiva a colaboração do Ministério da Educação com os estados e municípios por meio dos polos de educação a distância localizados, estrategicamente, em diversos municípios no interior de Pernambuco, tem como meta prioritária contribuir no desenvolvimento da política nacional de formação de professores da Educação Básica. Ao todo são 127 instituições públicas de ensino superior integrando hoje, a Universidade Aberta do Brasil, com 697 polos de apoio presencial espalhados por todo o país. Em Pernambuco, são quatro instituições e 19 polos credenciados para oferta de cursos.

Notícias Notícias

Inscrições abertas para ocupação da pauta do Teatro Joaquim Cardozo

Os grupos interessados em ocupar a pauta do Teatro Joaquim Cardozo da UFPE podem fazer a inscrição até o dia 17 de junho. As inscrições devem ser feitas, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 19h30, exclusivamente na coordenação do teatro, localizado no Centro Cultural Benfica (Rua Benfica, 157, Madalena).

Imagem de exemplo mostrando cidade com edificações históricas e modernas

Os grupos interessados em ocupar a pauta do Teatro Joaquim Cardozo da UFPE podem fazer a inscrição até o dia 17 de junho. As inscrições devem ser feitas, das 8h às 12h e das 14h às 19h30, exclusivamente na coordenação do teatro, localizado no Centro Cultural Benfica (Rua Benfica, 157, Madalena). Os documentos exigidos podem ser conferidos no edital.

Podem concorrer discentes, docentes e técnicos da UFPE, desde que estejam em atividade regular, de qualquer um dos campi da instituição, assim como membros da sociedade que não possuam vínculo com a Universidade. Os proponentes devem ter idade igual ou superior a 18 anos. As propostas serão selecionadas por uma Comissão de Seleção formada por três membros, oriundos de instituições promotoras de atividades educacionais e artístico-culturais.

Serão selecionados dois projetos de Montagem de Espetáculos de Teatro. Os proponentes selecionados terão apoio de pauta para até dois turnos de ensaios simples semanais e dois turnos de ensaios gerais, únicos, de acordo com a disponibilidade de horários do teatro, até a data de estreia do espetáculo, que deverá ser no ano corrente.

O resultado da seleção será publicado no blog do Teatro Joaquim Cardozo e na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(Proexc) da UFPE a partir do dia 30 de junho. Os contemplados poderão ser informados por e-mail, quando também receberão as demais orientações sobre os procedimentos para a ocupação.1.

Data da última modificação: 25/10/2016, 15:25
Monumento histórico