Sobre Sobre

No Brasil, a Educação a Distância foi estabelecida com a Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e regulamentada por Decretos Presidenciais com complementações de Portarias e Resoluções ministeriais. Dentro dos normativos que tratam da EaD no Brasil, destaca-se a Portaria nº 1.428 do Ministério da Educação, que amplia de 20% para 40% do total da carga horária o limite de aulas na modalidade de ensino a distância dos cursos de graduação presencial.

A EaD é um marco no âmbito educacional permitindo interatividade, dinamismo, praticidade, uso de metodologias ativas, tendo o aluno como sujeito ativo e principal no processo de construção do seu conhecimento, e o professor como importante mediador nesse processo.

Nesse sentido, a modalidade de ensino a distância da Universidade Federal de Pernambuco disponibiliza cursos nas categorias de graduação, aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação gerenciados pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), a qual é responsável pela articulação institucional dos diversos atores que estão envolvidos em propor e desenvolver metodologias de ensino e produtos multimidiáticos para a inovação com qualidade na Educação Superior.

A Educação a Distância na UFPE se utiliza de uma plataforma consistente, funcional, com recursos diversos alimentada por profissionais sérios e comprometidos para realizar a integração entre alunos e professores fomentando a interação, fortalecendo a relação precípua entre o ensino e a aprendizagem, com o objetivo principal de garantir autonomia, criticidade e autoria de pensamento ao estudante.

De 2007 para 2008, a UFPE começou a fazer parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa nacional do Ministério da Educação e da CAPES, criado em 2005, para desenvolver a modalidade a distância no Ensino Superior através da expansão e interiorização de cursos de graduação e pós-graduação.

Este programa que incentiva a colaboração do Ministério da Educação com os estados e municípios por meio dos polos de educação a distância localizados, estrategicamente, em diversos municípios no interior de Pernambuco, tem como meta prioritária contribuir no desenvolvimento da política nacional de formação de professores da Educação Básica. Ao todo são 127 instituições públicas de ensino superior integrando hoje, a Universidade Aberta do Brasil, com 697 polos de apoio presencial espalhados por todo o país. Em Pernambuco, são quatro instituições e 19 polos credenciados para oferta de cursos.

Notícias Notícias

Instituto promove Diálogos Brasil-África

Para comemorar o Dia Internacional da África, no próximo dia 25, o Instituto de Estudos da África da UFPE vai promver, entre os dias 23 e 25, o evento Diálogos Brasil-África, com uma programação de debates, conferências e exibições de vídeos, abordando temas como “Decadência, divisionismo, Estado falido? Crioulização e nacionalidade na Guiné Bissau” e “África e Brasil nas pesquisas acadêmicas em ciências da saúde”, entre outros.

Para comemorar o Dia Internacional da África, no próximo dia 25, o Instituto de Estudos da África da UFPE vai promver, entre os dias 23 e 25, o evento Diálogos Brasil-África, com uma programação de debates, conferências e exibições de vídeos, abordando temas como “Decadência, divisionismo, Estado falido? Crioulização e nacionalidade na Guiné Bissau” e “África e Brasil nas pesquisas acadêmicas em ciências da saúde”, entre outros. Confira a programação:

Segunda-feira (23)
Local: Auditório do Centro de Educação da UFPE

19h - Abertura
19h30 - Exibição do vídeo “Tabanka - Lugares e Vozes do Povo Guineense” da TVU (1ª parte)
20h - Conferência de Abertura: “Decadência, divisionismo, Estado falido? Crioulização e nacionalidade na Guiné Bissau”
Prof. Christoph Kohl (Instituto para a Pesquisa da Paz de Frankfurt/Alemanha)
Debatedor: Arnaldo Sucuma (Doutorando em Serviço Social/UFPE)
Mediador: Professor  José Bento Rosa da Silva (NEAB-IEAf/UFPE)

Terça-feira (24)
Local: Auditório 3 da Biblioteca Central da UFPE

9h30 - Mesa-redonda: “Trabalho Migratório e Pensamento Social na África Austral”
Lançamento do livro “O Mineiro Moçambicano”, de Ruth First (Coord.) da Coleção Clássicos da Série Brasil & África
Professor Colin Darch (Universidade da Cidade do Cabo/África do Sul)
Professor Valdemir Zamparoni (PosAfro/UFBA)
Professor Diogo Valença (PPGCS/UFRB)
Mediadora: Professora Eliane Veras Soares (PPGS-IEAf/UFPE)

Local: Auditório 3 da Biblioteca Central da UFPE
14h - Mesa-redonda: “África e Brasil nas Pesquisas Acadêmicas em Ciências da Saúde”

Natalice Margareth Teixeira (Graduanda em Biomedicina/UFPE)
José Luis Ferreira Sá (Doutorando em Bioquímica/UFPE)
Evandro Alves Barbosa Filho (Doutorando em Serviço Social/UFPE)
Mediadora: Professora Ana Cristina Vieira (PPGSS/IEAf/UFPE)

16h - Mesa-redonda: “África e Brasil nas Pesquisas Acadêmicas em Ciências Humanas”
Lívia Maria Carvalho (Doutoranda em Teoria da Literatura/UFPE)
Roclaudelo Paulo Nanque (Mestre em Teoria da Literatura/UFPE)
Lassana Danfá (Mestre em Psicologia/UFPE)
Mediador: Professor  Remo Mutzemberg (PPGS-IEAf/UFPE)

18h30 - Exibição do vídeo “Tabanka - Lugares e Vozes do Povo Guineense” da TVU (2ª parte)

Quarta-feira (25)
Local: Auditório 1 da Biblioteca Central da UFPE

9h30 - Roda de Diálogo
Capitã PM Lúcia Helena Salgueiro (GT Racismo/PMPE)
1º Sargento CBMPE Cristiano Galvão (GT Racismo/CBMPE)
Procuradora Maria Bernadete de Azevedo Figueiroa (GT Racismo/MPPE)
Mediadora: Professora Flávia Clemente (DSS/UFPE)

Local: Auditório da Adufepe

14h - Conferência de Encerramento: “Para o futuro da África: Frantz Fanon ou Cheikh Anta Diop?”
Professor  Jacques Depelchin (PGH/UEFS)
Debatedor: Jones Manoel da Silva (Mestrando em Serviço Social/UFPE)
Mediador: Professor Marco Mondaini (PPGSS-Ieaf/UFPE)

16h30 - Exibição do vídeo “Tabanka - Lugares e Vozes do Povo Guineense” da TVU (3ª parte)