Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP)
Sobre
Coordenador: Prof. Dr. Francisco Kennedy Silva dos Santos
O Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é um espaço de trabalho (sala de aula multiuso) que oferece condições de realização de atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação (aulas de metodologia, estágio supervisionado e prática curricular) que demandem condições diferenciadas de uma sala de aula comum. Constitui-se também num espaço para criação, elaboração, desenvolvimento e apresentação (experiência) de metodologias e recursos didáticos para o ensino de Geografia para a educação básica. Este espaço deverá tornar-se também um importante canal de articulação para atividades inter-departamentais, isto é, com outros cursos da UFPE sob o enfoque da formação de professores.
Objetivos
-
Ser espaço destinado, principalmente, às disciplinas de Metodologia do Ensino, Estágio Supervisionado (orientação coletiva) e Práticas Curriculares;
-
Oferecer suporte e condições de confecção de materiais didáticos diversos por professores e alunos (sob orientação) da graduação e pós-graduação;
-
Permitir a realização de oficinas e aulas diversas com recursos e estratégias diferenciadas;
-
Promover criação e confecção materiais didáticos e publicações de apoio ao ensino de Geografia (folders, cartilhas, modelos tridimensionais, cartazes e apresentações multimídia etc.);
-
Desenvolver e promover o uso de recursos de informática educativa;
-
Criação e experimentação de abordagens multidisciplinares para o ensino da Geografia;
-
Promover a integração entre as atividades de graduação e pós-graduação do departamento.
Usos e Acesso
-
Professores e alunos do curso de Geografia (graduação e pós-graduação);
-
Um coordenador-orientador com a função de permitir a organização do uso do espaço, cuidar da preservação da infra-estrutura e do acervo do laboratório, propor estratégias de encontros e articulação das diferentes atividades sob a perspectiva da prática do trabalho docente (concepção, criação, confecção e desenvolvimento de metodologias e recursos didáticos para o ensino dos conteúdos geográficos da educação básica);
-
Suporte aos trabalhos do departamento que requeiram acesso às instalações (pesquisa e extensão) voltadas ao ensino de Geografia na escola básica;
-
Monitoria das disciplinas com prioridade de localização na sala multiuso;
-
Cursos de extensão.
-
Apoio a eventos de natureza acadêmica e educativa.