Curso de Letras - Bacharelado (CAC)

Sobre o curso Sobre o curso

Funcionamento

Modo de trabalho da equipe: remoto

Atividades remotas: atendimento aos gestores, servidores e comunidade acadêmica

Horário de atendimento: das 8h às 17h

Contato da unidade: coordletras@ufpe.br

Whatsapp: 81 2126-8307

Responsáveis: Prof. Dr. Tiago Hermano Breunig (bacharelado.letras@ufpe.br)/ Coordenador e  Prof. Dr. Ricardo Postal (bacharelado.letras@ufpe.br) / Vice-coordenador

Mariana Lacerda de Queiroz (mariana.lacerdaq@ufpe.br) / Secretária

 

Denominação do Curso: Bacharelado em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos ou em Estudos Literários.

Título conferido: Bacharel em Letras

Modalidade: Presencial

Total de vagas: 30 vagas

Local da oferta: Campus Recife

Entrada: 1º semestre

Turno: Vespertino

Carga horária: 2.700 horas

Duração: 8 semestres

Mínimo: 8 semestres

Médio: 10 semestres

Máximo: 14 semestres

 

Início do curso: 1950 (Lei Federal nº 1.254 de 04 de dezembro de 1950)

 

Conceito INEP/MEC (2017): 4

 

 

Área de atuação:

 

O Bacharelado em Letras da UFPE oferece duas ênfases ou subáreas de aprofundamento de estudos: Estudos Linguísticos e Estudos Literários. Após cursar um núcleo comum de disciplinas, o estudante poderá optar por uma das ênfases.

O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, é o do profissional que possui concepções sólidas de língua e de linguagem; o conhecimento das variações e registros de linguagem; o conhecimento teórico e descritivo dos componentes da língua portuguesa; e a capacidade de compreender os fatos da língua, de refletir teoricamente sobre os diferentes discursos e de conduzir investigações linguísticas através da análise de diferentes teorias.

O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Letras, com ênfase em Estudos Literários, é o do profissional que domina os princípios teóricos e metodológicos das diversas escolas de Teorias da Literatura; os princípios teóricos e metodológicos da crítica literária e da sua aplicação; a história das literaturas de língua portuguesa; e tem conhecimento tanto dos diversos aspectos da linguagem literária quanto da estrutura e dos recursos da língua portuguesa.

 

 

Mercado de Trabalho:

 

O profissional de Letras, habilitado como Bacharel, vem encontrando, nos últimos anos, um mercado de trabalho ampliado por novas oportunidades e demanda de outros conhecimentos, sobretudo no mercado editorial, nos meios de comunicação, nas mídias eletrônicas.

O Bacharel em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, pode exercer funções de professor universitário e de pesquisador; atuar na redação e editoração de jornais, revistas, manuais técnicos, revistas científicas, dentre outras publicações; como analista e revisor de textos nos mais diversos gêneros; como assessor em assuntos da língua vernácula.

O bacharel em Letras, com ênfase em Estudos Literários, pode exercer funções de professor universitário e de pesquisador, além de crítico literário; revisor, redator e editor de textos pedagógicos, literários, técnicos ou informativos; produtor e assessor cultural; assessor editorial de órgãos da imprensa ou de editoras; consultor técnico de projetos; dentre outras funções que requisitem um profissional da linguagem com formação literária.

 

Contatos Contatos

Graduação
Telefone: (81) 2126-8307 / 8760 Fax: (81) 2126-8787
Pós-Graduação
(81) 2126-8767
Departamento de Letras
Telefone: (81) 2126-8785 Fax: (81) 2126-8787

Localização Localização

Av. da Arquitetura, S/n - Campus Universitário, Recife - PE, 50740-550

 

Links Links