- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Departamento de Música/
- Todos os avisos/
- Coro e Orquestra Sinfônica da UFPE encenam Leonor - Ação Dramática em um Ato
Coro e Orquestra Sinfônica da UFPE encenam Leonor - Ação Dramática em um Ato
Apresentações na Igreja da Madre de Deus e no Instituto Ricardo Brennand serão gratuitas
O Coro e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão realizar duas apresentações de “Leonor – Ação Dramática em um Ato”, de autoria de Euclides Fonseca (1854-1929), com entrada franca: a primeira será no dia 26 deste mês, às 20h, na Igreja da Madre de Deus, e a segunda, no dia 6 de maio, às 15h30, no Instituto Ricardo Brennand.
Foto: Divulgação
Orquestra e coro apresentam obra rara de autor pernambucano
A regência é do professor Sérgio Dias e a preparação do coro, do professor Luiz Kleber Queiroz, ambos do Departamento de Música da UFPE. A mezzo-soprano Virgínia Cavalcanti representa a personagem Leonor na primeira apresentação e a soprano Suênya Mota, na segunda. O elenco conta ainda com o tenor Isaac Pedro e o barítono Luiz Kleber Queiroz.
“Agimos em prol de um resgate histórico para salvar do esquecimento uma das maiores glórias musicais que Pernambuco já teve. De fato, Euclides Fonseca é uma constelação singular no firmamento dos grandes músicos atuantes no estado desde Luiz Álvares Pinto”, explica Dias. A ação se passa na ilha de Itamaracá no ano de 1646, em plena vigência da chamada Invasão Holandesa.
A histórica enfoca o amor impossível dos jovens Leonor e Antônio, ela fidalga e ele plebeu, impedidos de consumar o romance pelo pai dela. Antônio vai à guerra em busca de glória e fortuna para conquistar a mão da donzela, mas no campo de batalha recebe a falsa notícia de sua morte, terminando por se tornar padre. Leonor também é informada erroneamente sobre a morte do seu amor.
ELENCO – Virgínia Cavalcanti é bacharel em Canto pela UFPE, mestre em Música pela UFRN e professora de canto do Programa Mediotec da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical. Suênya Mota é formada em canto erudito pelo Conservatório Pernambucano de Música. Isaac Pedro é licenciado em Música e bacharel em Canto pela UFPE e professor de música da mesma escola técnica.
Sérgio Dias é professor de Música da UFPE, mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música e doutor em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa, além de regente titular na Orquestra de Câmara e Sinfônica da UFPE. Luiz Kleber Queiroz é professor de Música da UFPE e mestre em Música pela UFPB.
Mais informações
Professor Sérgio Dias
diasserg@hotmail.com