- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Departamento de Música/
- Todos os avisos/
- Nova edição do Projeto Flauta Doce em Pauta tem concerto com David Castelo
Nova edição do Projeto Flauta Doce em Pauta tem concerto com David Castelo
David Castelo é professor de flauta doce da Universidade Federal de Goiás e morou por dez anos na Holanda
O flautista David Castelo é o convidado para apresentar concerto, palestra e MasterClass na próxima edição do Projeto Flauta Doce em Pauta, promovido pelo Departamento de Música da UFPE, que será realizado no dia 29, às 19h30, na Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Recife. David é professor de flauta doce da Universidade Federal de Goiás e morou durante dez anos na Holanda, onde teve destaque na sua prática musical.
Foto: Divulgação
Castelo tem a mais alta titulação em performance instrumental na Europa
Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutorando pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), David Castelo graduou-se em flauta doce pela Faculdade Santa Marcelina (SP), na classe da professora Isa Poncet. No período de 1998 a 2003, estudou no Conservatório Real de Haia (Holanda), orientado por Reine-Marie Verhagen e Peter van Heyghen. Nesta instituição obteve o “The Post-Graduate Certificate for Advanced Studies”, o “The First Phase Diploma” e o “The Second Phase Diploma” (Master’s of Music - Soloist Diploma), sendo essa última a mais alta titulação em performance dada a um instrumentista na Europa. Ao longo de sua formação, foi aluno regular de Valéria Bittar, Cléa Galhano e Sébastien Marq e frequentou masterclasses com Hélcio Müller, Ricardo Kanji, Kees Boeke, Dorothea Winter, Hugo Reyne e Marion Verbruggen.
Como solista, destacam-se os trabalhos juntos às seguintes orquestras: Orquestra de Câmara da Ulbra – dir. Tiago Flores (Brasil), Armonico Tributo – dir. Edmundo Hora (Brasil), Orquestra Barroca do Conservatório Real de Haia – dir. Jaap ter Linden (Holanda), Colegium Musicum – dir. Tini Mathot (Holanda), Orquestra Goyazes – dir. Angelo Dias (Brasil), Orquestra Jean Douliez – dir. Carlos Costa (Brasil), Orquestra Sinfônica Nacional – dir. Ligia Amadio (Brasil) e Colegium Musicum Deventer – dir. Jan Kleinbussink (Holanda).
Tem trabalhado na criação e implementação de projetos culturais, destacando-se a curadoria da Série de Concertos Música Sacra e de Devoção, nos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ), 2005 e 2006; a direção dos espetáculos: Os Jesuitas e sua Música para Catequese (2009-2010), Siará Grande (2011) e Sarau Imperial (2014), todos criados para a Fundação Social Raimundo Fagner (CE); e a coordenação dos Colóquios de Música Antiga da Universidade Federal de Goiás (UFG), cuja primeira edição deu-se em 2009.