Ensino Ensino

A partir de 2022, o NICEN irá oferecer os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Ciências de Materiais e Matemática Aplicada. O projeto do curso, que terá entrada anual de 40 discentes via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi aprovado no dia 16/06/2021 pelo Conselho do CAA. 

A estrutura dos Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (BICT) é baseada na formação em ciclos e pode contemplar até três ciclos:

1º ciclo: fornece uma formação generalizada em ciência, tecnologia, saúde e humanidade, valorizando os conceitos, a ética e a cultura;
2º ciclo: fornece uma formação específica e de caráter profissional; 
3º ciclo: destinado a formação no nível de pós-graduação. 

A estrutura simplificada do BICT compreende uma preocupação não apenas com a formação generalizada do discente egresso, mas também na formação profissional a níveis de graduação e pós-graduação em um ambiente propício à inovação, pela concentração de conhecimento e de capital intelectual, e cujos estudantes sejam fontes potenciais de empreendedores e também possam ampliar a articulação entre universidade e empresas. 

O estudante pode obter seu diploma de graduação em BICT em 3 anos e continuar sua formação no 2º ciclo com os cursos de graduação em Ciência de Materiais e Matemática Aplicada, podendo dessa forma obter duas ou mais graduações em um menor prazo (4 ou 5 anos). Ainda existe a possibilidade do discente se formar como BICT e já seguir o caminho acadêmico nas pós-graduações das áreas.  

Durante o período de formação, os discentes possuem contato com ações e componentes curriculares que irão estimular características de inovação e empreendedorismo, além de atividades supervisionadas distribuídas ao longo do curso, e de uma forte interação entre a área técnica e tais conceitos. Além disso, devido a sua estrutura ser bastante dinâmica, permite-se ampliar a comunicação entre diversas áreas do conhecimento e com vários setores da sociedade, sendo uma configuração inovadora com potencial para atender efetivamente às demandas sociais especialmente em escala regional e estadual.

Após aprovação em todas as instâncias, mais informações serão disponibilizadas aqui.