- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Poesia Viva mostra leituras dramatizadas de Bukowsky e de Cora Coralina
Destaques Destaques
Poesia Viva mostra leituras dramatizadas de Bukowsky e de Cora Coralina
O Poesia Viva chega à tela da TVU para imprimir mais dramaturgia, se utilizando da poesia através da interpretação de atores
Duas novas leituras dramatizadas entrarão na grade da TVU a partir de amanhã (2), com o interprograma Poesia Viva. A estudante de Ciências Sociais da UFPE Dandara Alves irá interpretar Charles Bukowsky e o DJ, ator e homem trans Victório Leão Marinho vai interpretar Cora Coralina.
Foto: Divulgação
Vic Leão interpreta uma das mais importantes escritoras brasileiras
Bukowsky, alemão que viveu e morreu nos Estados Unidos. Poeta, contista, romancista e novelista é considerado o último “escritor maldito” da literatura norte-americana. Dono de um estilo literário contundente, ele utilizou a linguagem crua e imagens violentas para descrever a sobrevivência num mundo decadente e corrupto. Seus personagens eram prostitutas, alcoólatras, jogadores arruinados e miseráveis.
Cora Coralina foi poetisa e contista. É considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Publicou o primeiro livro aos 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, viveu longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários. Sua obra poética é rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás, estado no qual nasceu.
O Poesia Viva chega à tela da TVU para imprimir mais dramaturgia, se utilizando da poesia através da interpretação de atores, atrizes, jornalistas, advogados, gente diversa, declamando seus poetas prediletos, ou poesias de autoria própria. O cenário é minimalista: preto com os participantes vestindo branco e tendo uma estante de partitura como suporte.
Ficha técnica
Direção: Clara Angélica
Câmera: Juliana Gleymir / Heric Bacellar
Som: Marco Antônio Correia
Direção de imagens: Daniela Rios
Videoarte: Charles Martins