- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Rádio Paulo Freire divulga série radiofônica especial
Destaques Destaques
Rádio Paulo Freire divulga série radiofônica especial
Os cinco episódios, com duração média de 50 minutos, vão ser transmitidos em cadeia pelas emissoras da UFPE e serão disponibilizados nas principais plataformas de áudio
As emissoras da UFPE – Universitária FM 99,9 e Rádio Paulo Freire 820 AM – estão com programação especial durante esta semana no horário das 11h às 12h, apresentando a série “Os 60 anos da Rádio Paulo Freire”, no dial e por streaming. Em cinco episódios, veiculados de ontem (2) a sexta (6), a série conta a história de 60 anos da Rádio Paulo Freire, celebrados este ano, destacando o importante papel político que a emissora teve em Pernambuco como parte do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, atual UFPE, dirigido pelo educador Paulo Freire.
Foto: Divulgação
Catarina Apolonio com Maria de Jesus Baccarelli, em março de 2023
A Rádio Universidade já foi chamada de Universitária AM e agora tem o nome do seu criador. Produzida pela equipe da Rádio Freire, com execução de Catarina Apolonio, servidora da emissora e mestranda na Universidad de la Republica Uruguay, a série radiofônica traz desde depoimentos de nomes que colaboraram com a programação da antiga Rádio Universidade, como Hugo Martins, Maria de Jesus Baccarelli e Marcius Cortez, a entrevistas com historiadores, como Dimas Veras e Flávio Weinstein, além de especialistas no pensamento freireano, como Eliete Santiago e José Batista Neto. Também foram entrevistados familiares e amigos de José Laurenio de Melo, o primeiro diretor da emissora, além de importantes colaboradores do SEC, como o professor e crítico literário Luiz Costa Lima, entre outros.
Os cinco episódios, com duração média de 50 minutos, vão ser transmitidos em cadeia pelas emissoras da UFPE e serão disponibilizados nas principais plataformas de áudio. Também podem ser conferidos no site da Rádio Paulo Freire.
02/10 - Episódio 1 - Recife no centro do mundo
Trata do contexto do Recife dos anos 1950/1960, época em que a cena cultural da cidade foi marcada pela atuação de nomes egressos da Faculdade de Direito do Recife, que fizeram parte do Teatro de Estudantes de Pernambuco (TEP) e de O Gráfico Amador. Vários destes intelectuais colaboraram com o SEC e com a Rádio Universidade, a começar pelo sue primeiro diretor, José Laurenio de Melo, que fez parte do grupo fundador do TEP e de O Gráfico Amador.
03/10 - Episódio 2 - O projeto de uma universidade popular: a criação do SEC
Aborda a criação do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife em 1962 ao qual estava vinculada a Rádio Universidade. Foi no SEC que o Método Paulo Freire teve suas experiências fundadoras, apostando na indissociabilidade entre educação e cultura. A rádio com uma programação que se diferenciava das rádios comerciais da época, tinha um importante papel pedagógico e político. A emissora entrou no ar em fase experimental em 1962.
04/10 - Episódio 3 - A rádio Universidade do Recife
Este episódio destaca a programação definitiva da emissora, no ano da sua inauguração definitiva em 29 de setembro de 1963. A Rádio Universidade não transmitia aulas de alfabetização, mas foi um importante agente de difusão das ações e ideias dos movimentos de cultura e de educação populares.
05/10 - Episódio 4 - O golpe que congelou o futuro
Considerada como “abrigo de comunistas” por sua proposta de educação, cultura e comunicação emancipatórias, o SEC, com o golpe militar de 64, o SEC sofre intervenção e muitos dos seus integrantes são presos e perseguidos, sendo obrigados a deixar a cidade e o país. O penúltimo episódio da série mostra como a Rádio Universidade, considerada como um veículo “subversivo”, foi obrigada a mudar sua linha editorial e a assumir um caráter eminentemente “recreativo”.
06/10 - Episódio 5 - A rádio Paulo Freire
O último episódio da série traça uma linha do tempo da emissora, tratando das suas distintas fases: da rádio Universidade do Recife (1962/1963), passando pela Rádio Universitária AM até se transformar na rádio Paulo Freire (2018/2019) que, reconfigurada como rádio-escola da UFPE, retoma a orientação freireana.
Para ouvir a série on-line na Rádio Paulo Freire, a partir das 11h, até o dia 06/10, sintonize aqui.