Destaques Destaques

Voltar

TVU inaugura o sinal digital durante cerimônia bastante prestigiada

Na cerimônia, o reitor Anísio Brasileiro enfatizou a importância cidadã do veículo de comunicação que completará 50 anos em 2018

A filmadora que gravava em U-matic, um formato de fita de vídeo analógico, tem cerca de 60 anos e foi uma tecnologia pioneira quando passou a ser usada na TV Universitária (TVU) da UFPE. Hoje, a máquina funciona como relíquia de uma época. A TVU agora é digital e pode continuar fazendo parte da história da comunicação pernambucana. A solenidade de inauguração do sinal digital da televisão aconteceu na manhã de ontem (26), no hall de entrada do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU), órgão suplementar da UFPE, localizado em Santo Amaro.

“Hoje, estamos criando um marco tecnológico na TVU. Com a digitalização, as mudanças tecnológicas são muito rápidas e a televisão precisa estar preparada para acompanhar esse ritmo”, afirmou, na abertura do evento, o professor Carlos Ferraz, do Centro de Informática da Universidade, que auxiliou no processo de transição da TVU do sinal analógico para o digital. Prestigiada pela comunidade acadêmica e por autoridades políticas e culturais do estado, a cerimônia foi presidida pelo reitor Anísio Brasileiro e contou com a participação do diretor do NTVRU, José Mário Austregésilo; do pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), Décio Fonseca; da representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Maria do Céu; e do diretor técnico do núcleo, Danilo Carvalho, representando os servidores da televisão, que lotaram o espaço onde ocorreu a cerimônia. Pró-reitores e diretores de órgãos suplementares também prestigiaram a solenidade.

Foto: Passarinho

José Mário destacou o empenho dos funcionários da emissora 

O diretor do NTVRU, José Mário Austregésilo, aproveitou a oportunidade para agradecer. “A Universidade se envolveu muito para a realização deste momento, sem contar com os funcionários da televisão. O que tenho é um sentimento de profunda gratidão aos funcionários da casa, principalmente por trabalharem com amor”, afirmou. Ele foi seguido do pró-reitor Décio Fonseca, que destacou a importância da televisão pública. “Esta tecnologia amplia o nosso envolvimento com a sociedade e este, para mim, é o maior desafio. A televisão pública de qualidade é a nossa bandeira e é esta televisão que estamos construindo. Convocamos a todos para que a gente possa construir a melhor TV digital do país. De Pernambuco para o mundo”, finalizou.


Evento foi presidido pelo reitor e prestigiado pelos pró-reitores

O reitor Anísio Brasileiro também agradeceu o empenho de todos os envolvidos para a realização da inauguração do sinal digital da TVU, mas enfatizou a importância cidadã do veículo de comunicação. “Uma universidade pública, como a UFPE, tem uma missão de ancorar um projeto de país justo e inclusivo. Associar este projeto de país é também o sentido da nossa televisão e das nossas rádios públicas. O sentido da TVU é o de construção de cidadania, por isso ela é tão importante”, afirmou.

A abertura foi seguida do descerramento da placa comemorativa à inauguração do sinal digital da TVU e de visita técnica às instalações do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, além de coquetel comemorativo. A partir de agora, a TVU termina as transmissões do canal 11 e passa a ser transmitida apenas pelo canal 11.1, em alta definição.


A história da TVU se renova com equipamentos modernos e sinal digital

EDUCATIVA – A TVU Recife é a emissora educativa mais antiga do Brasil. Inaugurada no dia 22 de novembro de 1968, faz parte do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), órgão suplementar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), composto pela TVU Recife (1968), pela Rádio Universitária FM 99,9 MHz (1979) e pela Rádio Universitária AM 820 KHz (1963). Hoje, a televisão educativa transmite a programação da TV Brasil, além de exibir programas locais: Opinião Pernambuco, Realidades – Direitos Humanos e Cidadania, Sessão de Cinema Pernambucano, Na Direção Delas e 2 na Música, e os interprogramas Agenda Pública e TVU no Campus.

A TVU Recife pode ser assistida, além do canal 11.1, em tempo real através do site da UFPE  , pela página do Facebook www.facebook.com/tvurecife, no canal da emissora no YouTube e, em breve, também pelo aplicativo inédito UFPE Play.

Mais informações
TVU
(81) 3879.5430

Data da última modificação: 27/07/2017, 13:30