Desde o início do Programa, nossos docentes têm envidado esforços para estabelecer diferentes tipos de cooperação e intercâmbio. São exemplos desse esforço as pesquisas em colaboração com universidades brasileiras e/ou estrangeiras; participação em redes e grupos de pesquisadores; organização de eventos e/ou produção de livros, capítulos e artigos com docentes de outras universidades, entre outros.
As ações de cooperação e intercâmbio ocorrem com 16 universidades brasileiras (USP, UNICAMP, UFAL, UFSC, UFMG, UFRJ, UFES, UFRS, USP- Ribeirão Preto, UFPB, UFCG, UFJF, UERN, UFGD, PUC Minas, UNIARA/Araraquara e UNB) e quatro universidades estrangeiras (Universidade de Columbia – New York/USA; Universidade de Provence - França; Universidade de Barcelona; Universidad Autónoma de Barcelona; Sussex Univesity).
Em 2010, três docentes inseriram-se no Centro Internacional de Pesquisa em Representação Social e Psicologia Social Serge Moscovici e outros docentes participam de redes e articulações, tais como: Rede Feminista Norte-Nordeste de Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero; Rede Brasileira de Pesquisas sobre Violência, Saúde, Gênero e Masculinidades (Visagem); Rede de Estudos Rurais; e a Rede de Homens pela Equidade de gênero (Rheg), formada por ativistas e pesquisadores que promovem estudos e ações voltadas aos homens no contexto das relações de gênero.
Os intercâmbios também foram fortalecidos com a participação dos docentes nos Grupos de Trabalho da ANPEPP. Houve um movimento de articulação dos professores do Programa que culminou com a integração de 10 professores em cinco diferentes GTs do XII Simpósio.