Biotecnologia (PPGBiotec)
O Programa
A Biotecnologia possui, em sua essência, características multidisciplinares e interdisciplinares, envolvendo conhecimentos, métodos e profissionais de áreas como bioquímica, genética, química analítica, microbiologia, computação, matemática e engenharia. O profissional do Mestrado da Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) do Departamento de Antibióticos da UFPE tem formação sobre o desenvolvimento de processos e produção de produtos biotecnológicos. A produção de metabólitos de interesse industrial, como por exemplo, enzimas microbianas e bioetanol, tem um impacto regional na valorização da biomassa da palha e do bagaço de cana-de-açúcar. Por isso, é de grande relevância para os setores estratégicos como o energético e o agroindustrial. Pernambuco apresenta posição de destaque na geração de biomassa, principalmente do bagaço e da palha de cana-de-açúcar, devido a presença de usinas de cana-de-açúcar e destilarias.
Outra área relevante para o Biotecnologista é a caracterização química e a avaliação farmacológica de bioprodutos de grande importância para o setor da saúde, o que também tem repercussão para o pólo farmacoquímico instalado na cidade de Goiana, facilitando o desenvolvimento social do nosso Estado.
O desenvolvimento de processos de biodegradação e de biorremediação, além de estudos toxicológicos para avaliar o impacto ambiental também são muito importantes no contexto regional, contribuindo para a busca de soluções de problemas relacionados com possíveis contaminações ambientais. Ainda, as ferramentas de Biologia Molecular impulsionam o potencial da Biotecnologia e do Biotecnologista para outro patamar, permitindo, por exemplo, a criação de variedades mais resistentes de cana-de-açúcar, a produção de vacinas por sistemas de expressão heterólogas, etc. Além disso, uma das missões do Programa é qualificar o Biotecnologista para atuar na área acadêmica na geração e aplicação de tecnologias no contexto social e econômico, procurando inserir e estabelecer a integração entre as instituições de formação e o setor industrial.