Comissão de Autovaliação Comissão de Autovaliação

Comissão de Autoavaliação e Planetamento Estratégico

Coordenadora:  Profª Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida

Membros internos: Prof. Janssen Felipe da Silva; Prof. Alexsandro da Silva.

Representantes discentes: Anderson José Francisco Silva (representante do Mestrado); Islayne Barbosa de Sá Gonçalves (representante do Doutorado); Maria Júlia Carvalho de Melo (representante egressa)

Representante Técnico: Rodrigo José Torres de Albuquerque ( Secretário do PPGEduC)

Membro externo: Carlos Eduardo Ferraço (UFES)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEDUC (2021-2024)
Este documento apresenta o planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste para os anos de 2021 a 2024, elaborado pela Comissão de Autovaliação e Planejamento Estratégico. Tal planejamento evidencia o mapeamento e conhecimento da realidade atual do Programa, identificando as mudanças necessárias e fornecendo uma orientação em caráter de sugestão para as ações e iniciativas a serem implementadas nos próximos quatro anos. O documento serve de instrumento norteador de ações e iniciativas que serão realizadas ou iniciadas no biênio seguinte – 2025 e 2028.
Abaixo, seguem os objetivos objetivos, retirados do documento, para referência:
Objetivo geral
Promover a formação de mestre em educação (pesquisador e docente), por meio do desenvolvimento da pesquisa e da análise do fenômeno educacional, em suas múltiplas relações sociais e culturais em espaços escolares e não escolares. 

Objetivos Específicos:
1) Formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação, com ênfase na diversidade sociocultural e suas implicações na experiência formativa;
2) Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa em Educação, enfocando diversas modalidades e dimensões do fenômeno educativo, em contextos escolares e não escolares;
3) Desenvolver reflexão e propor caminhos que auxiliem o enfrentamento das grandes questões e desafios colocados pelos novos paradigmas científicos e educacionais, pelas demandas do sistema educacional e pelas práticas educativas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares.

A partir do objetivo geral de dos objetivos específicos, foram construídos 10
objetivos estratégicos
para o quadriênio 2021 a 2024, definindo para cada um
ações, indicadores e metas (a versão detalhada encontra-se aqui).
1. Ampliar o corpo docente do PPGEduC.
2. Consolidar as linhas de pesquisa.
3. Incentivar o envolvimento do corpo docente do programa na construção de políticas públicas na área de educação e áreas afins, promovendo a articulação, apoio e assessoria às redes municipais de ensino.
4. Intensificar a socialização das produções do PPGEduC.
5. Viabilizar projetos de Internacionalização. a partir de acordos de co-tutela.
6. Ampliar as relações do PPGEduC com os Coletivos Diversos: Fóruns, Conselhos de Educação, Movimentos Sociais, Povos Indígenas e Populações Tradicionais. 
7. Fortalecer as práticas de avaliação e autoavaliação do PPGEduC.
8. Intensificar a participação de docentes, discentes e egressos em eventos científicos local, regional, nacional e internacional.
9. Fortalecer a formação do pesquisador e do docente da educação básica e superior.
10. AmpIiar a Infraestrutura para melhor responder aos objetivos do Programa.