Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH)
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Sobre
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH) tem como principal objetivo oferecer uma formação de qualidade, promovendo a realização de pesquisas científicas que contribuam para a construção e consolidação do conhecimento no campo da comunicação humana sob o enfoque da Fonoaudiologia. Tem o compromisso de estimular o desenvolvimento dessa ciência e profissão na região Nordeste, considerando a interdisciplinaridade do seu objeto de estudo, fomentando pesquisas voltadas à comunicação humana, nos seus aspectos de desenvolvimento, funcionais, determinantes sociais e intervenções, nas diferentes áreas da Fonoaudiologia, incentivando a apresentação de soluções para os problemas que afetam a sociedade.
O Curso tem uma área de Concentração: Fonoaudiologia; e fundamenta-se em duas linhas de pesquisa: “Audição, Linguagem e Aprendizagem: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica” e “Motricidade Orofacial, Voz e funções correlatas: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica”.
Ambas as linhas têm por objetivo o estudo da comunicação humana a partir da compreensão dos processos envolvidos no desenvolvimento, avaliação, diagnóstico e intervenção, abordando os diferentes ciclos de vida, a partir de estudos da normalidade, clínico-terapêuticos nas alterações e aprimoramento fonoaudiológicos, a partir de intervenções em nível individual e coletivo.
De modo específico, o curso pretende: desenvolver competências didático-pedagógicas, que visam a instrumentar o discente, de modo a torná-lo capaz de atuar no ensino universitário; promover uma formação voltada à habilitação para a pesquisa científica, de modo a garantir bases conceituais, teóricas e metodológicas, bem como a análise crítica em relação ao processo de construção do conhecimento científico; fomentar a participação dos discentes em diferentes contextos de divulgação científica do conhecimento construído em sua área de domínio.
A existência de um Mestrado em Saúde da Comunicação Humana na UFPE é um marco tanto em oportunidades à formação acadêmica, com inserção profissional na área de pesquisa, como no que se refere ao incremento do conhecimento científico, com a oportunidade de desenvolvimento e inovação de métodos científicos, a partir da realidade em que está inserido e da interdisciplinaridade proposta.
Disciplinas
Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – 20 Créditos Mestrado / Doutorado DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR OBRIGATÓRIA: MESTRADO / DOUTORADO CÓDIGO: SCH901 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Adriana de Oliveira Camargo Gomes EMENTA: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Análise da didática e do uso da tecnologia nas realidades educativas: recursos materiais e ambientes de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento das habilidades em docência. Estrutura e funcionamento do ensino superior. DISCIPLINA: SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA OBRIGATÓRIA: MESTRADO / DOUTORADO CÓDIGO: SCH903 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Denise Costa Menezes EMENTA: Concepções teórico-metodológicas sobre o desenvolvimento da comunicação humana nos diferentes ciclos da vida. DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBRIGATÓRIA: MESTRADO / DOUTORADO CÓDIGO: SCH914 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Jonia Alves Lucena EMENTA: Bases epistemológicas e filosóficas da ciência. Princípios e características da ciência. O conhecimento científico. Concepções teórico-metodológicas da investigação científica qualitativa no campo da saúde. A pesquisa qualitativa na Fonoaudiologia: contribuições e desafios. Investigação científica: diferentes etapas, linguagem científica, aspectos éticos, métodos e técnicas. Estrutura do projeto de pesquisa. DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA OBRIGATÓRIA: MESTRADO / DOUTORADO CÓDIGO: SCH915 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Kelli Nogueira Feraz Pereira Althoff EMENTA: Natureza dos métodos estatísticos. Estatística descritiva e inferencial. A estatística como instrumento necessário do método científico na área da saúde. DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO HUMANA I OBRIGATÓRIA: MESTRADO CÓDIGO: SCH916 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Mariana de Carvalho Leal Gouveia EMENTA: Abordagem de requisitos técnicos, lógicos e formais com instrumental para compreensão da relação entre problema de pesquisa e o processo da construção científica que auxiliará no desenvolvimento do projeto de dissertação do mestrando. Explanação de conteúdo que darão base à análise crítica de artigo científico além de conteúdo introdutório à revisão sistemática e à elaboração de protocolo para revisão sistemática. DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO HUMANA II OBRIGATÓRIA: MESTRADO CÓDIGO: SCH917 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Silvana Maria Sobral Griz EMENTA: Discussão teórico-metodológica e técnica para o desenvolvimento das dissertações, com ênfase nos problemas de pesquisa, métodos e aderência às linhas de pesquisa. DISCIPLINA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO HUMANA OBRIGATÓRIA: MESTRADO CÓDIGO: SCH918 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Silvana Maria Sobral Griz EMENTA: Estudo e análise de artigos científicos em Saúde da Comunicação Humana. Desenvolvimento de habilidades de escrita científica para elaboração de artigos científicos. DISCIPLINA: BIOÉTICA EM PESQUISA OBRIGATÓRIA: DOUTORADO CÓDIGO: SCH929 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Silvana Maria Sobral Griz EMENTA: DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE TESE OBRIGATÓRIA: DOUTORADO CÓDIGO: SCH930 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Silvana Maria Sobral Griz EMENTA: DISCIPLINAS ELETIVAS – 14 Créditos Mestrado / 18 Créditos Doutorado DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DA ATUALIZAÇÃO EM VOZ CÓDIGO: SCH 910 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Zulina Souza de Lira EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área de voz. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM AUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH919 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Lilian Ferreira Muniz EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área da Audiologia. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CÓDIGO: SCH920 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Daniele Andrade da Cunha EMENTA: Seminários apresentados pelos discentes. Convidados externos apresentando grupos de pesquisas em Motricidade orofacial no Brasil. Organização do Seminário em Saúde da Comunicação Humana. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM LINGUAGEM E APRENDIZAGEM CÓDIGO: SCH921 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Angelica Galindo Carneiro Rosal EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área de linguagem. Estudos de atualizações sobre os transtornos funcionais de aprendizagem na infância e adolescência, envolvendo avaliação, diagnóstico e terapia. DISCIPLINA: TECNOLOGIA EM MOTRICIDADE OROFACIAL, VOZ E ÁREAS CORRELATAS CÓDIGO: SCH922 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Hilton Justino da Silva EMENTA: Conhecimento do uso de tecnologia e me´todos quantitativos no diagno´stico e tratamento fonoaudiolo´gico nas áreas de Motricidade Orofacial, Voz e áreas correlatas DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM LINGUAGEM CÓDIGO: SCH923 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Ana Cristina de Albuquerque Montenegro EMENTA: Avanços técnico-científicos em Linguagem, abrangendo a tecnologia como o estudo de estrutura, recursos, estratégias, processos e procedimentos para inovação relacionados à área de linguagem. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL CÓDIGO: SCH924 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Bianca Arruda Manchester de Queiroga EMENTA: Estudos de atualização em Fonoaudiologia Educacional abordando, políticas publicas de educação vigentes, legislações que regulamentam a atuação profissional, avanços nas pesquisas e atuação na área no Brasil e no mundo. DISCIPLINA: BIOTECNOLOGIA APLICADA À AUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH925 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Karina Paes Advíncula EMENTA: Discussões teóricas sobre Biotecnologia aplicada a Audiologia com foco em pesquisas de base na área da Audiologia e objetivo de construir e estimular o pensamento científico para inovação e desenvolvimento tecnológico DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÕES EM FONOAUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH926 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima EMENTA: Histórico das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios, diretrizes e marcos regulatórios; Inserção da Fonoaudiologia nas Políticas Públicas. Histórico e evolução do campo da avaliação em saúde; Conceitos básicos sobre avaliação em saúde; Tipologias de avaliação; Modelo teórico e lógico da intervenção; Critérios e indicadores de avaliação. DISCIPLINA: SAÚDE DIGITAL EM FONOAUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH927 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Tatiana de Paula Santana da Silva EMENTA: Conceitos básicos sobre as Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde; Marcos conceituais em Saúde Digital; História da Telessaúde no mundo e no Brasil; Lei de Proteção de Dados; Marcos Legislativos da Telefonoaudiologia; Redes sociais virtuais e tecnologias da informação e da comunicação no sector da saúde; Estratégias, processos, ações, serviços e soluções de saúde digital em Fonoaudiologia. DISCIPLINA: ESTÁGIO EM DOCÊNCIA CÓDIGO: SCH928 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Orientador(a) de cada Discente EMENTA: Estágio de docência no Curso de Graduação em Fonoaudiologia e Cursos afins. DISCIPLINA: ESTÁGIO EM DOCÊNCIA (DO) CÓDIGO: SCH931 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Orientador(a) de cada Discente EMENTA: Estágio de docência no Curso de Graduação em Fonoaudiologia e Cursos afins. DISCIPLINA: PRATICA E PESQUISA EM LINGUAGEM E APRENDIZAGEM (DO) CÓDIGO: SCH932 CARGA HORARIA: 150 CREDITO: 10 DOCENTE RESPONSÁVEL: Docentes da Linha de Pesquisa EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa e prática assistencial em Linguagem e Aprendizagem. DISCIPLINA: PRATICA E PESQUISA EM AUDIOLOGIA (DO) CÓDIGO: SCH933 CARGA HORARIA: 150 CREDITO: 10 DOCENTE RESPONSÁVEL: Docentes da Linha de Pesquisa EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa e prática assistencial em Audiologia. DISCIPLINA: PRATICA E PESQUISA EM VOZ (DO) CÓDIGO: SCH934 CARGA HORARIA: 150 CREDITO: 10 DOCENTE RESPONSÁVEL: Docentes da Linha de Pesquisa EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa e prática assistencial em Voz. DISCIPLINA: PRATICA E PESQUISA EM MOTRICIDADE OROFACIAL (DO) CÓDIGO: SCH935 CARGA HORARIA: 150 CREDITO: 10 DOCENTE RESPONSÁVEL: Docentes da Linha de Pesquisa EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa e prática assistencial em Motricidade Orofacial.
- DISCIPLINAS E EMENTAS (Estrutura Curricular 2017/2022) - Aqui
Disciplinas Isoladas | Aluno Especial
Disciplinas Isoladas | Aluno Especial
Os interessados em cursar Disciplinas Eletivas no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana deverão enviar por e-mail ou protocolar na secretaria do programa, uma carta de intenções endereçada à Coordenação do Programa e ao docente responsável pela disciplina, apresentando as razões pelas quais pretende cursar a(s) disciplina(s) (pleitear no máximo 02 (duas) disciplinas por semestre), juntamente com o seu currículo Lattes.
Após o deferimento do pedido, o solicitante deverá anexar cópia dos documentos de identificação: RG, CPF, Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral e Quitação do Serviço Militar (para os homens), cópia do Curriculum Vitae (modelo lattes), Ficha de inscrição e o pagamento da GRU no valor de R$ 30,00 (trinta reais) por disciplina. Em caso de vínculo com a UFPE entrar em contato com a secretaria do mestrado.
Maiores informações na secretaria do programa através do e-mail: ppgsch@gmail.com ou (81) 2126-8929
RESOLUÇÃO nº 10/2008 CCEPE - UFPE
Art. 31 A critério do Colegiado, conforme Regimento Interno do Programa, alunos graduandos podem cursar disciplinas isoladas, com base no Caput do Art. 50 da Lei 9394/96(lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB). (Redação dada pela Resolução nº11/2014 CCEPE/UFPE, publicada no Boletim Oficial nº 79 Especial de 22/07/2014).
§ 1º O aluno matriculado em disciplinas isoladas no programa poderá cursar até 02 (duas) disciplinas eletivas por semestre sem, por isso, obter vínculo com o Programa de Pós-Graduação da UFPE.
§ 2º Os créditos obtidos em disciplinas isoladas poderão ser computados quando da efetivação da matrícula regular, após aprovação em concurso público de seleção e admissão, obedecido o exposto no § 2º do Art. 24 desta Resolução.
Ficha de Inscrição (AQUI)
Para emissão do boleto bancário, utilize o site www.stn.fazenda.gov.br e siga as seguintes instruções:
- · Guia de Recolhimento da União
- · Clicar em Impressão - GRU, com preenchimento dos seguintes campos:
Unidade Favorecida = Unidade Gestora (UG): 153098
Gestão: 15233
Recolhimento: Código 288322
Número de referência: 15309830331514
Competência e vencimento: não informar Contribuinte (depositante): preencher CPF e nome do aluno em disciplina isolada
Valor Principal: R$ 30,00 (trinta reais)
Valor Total: R$ 30,00 (trinta reais)
- · Clicar em emitir Boleto Bancário
- · Imprimir o Boleto pagar em qualquer agência do Banco do Brasil
Bolsas
Bolsas
CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE BOLSAS DO PPGSCH
Os critérios aqui estabelecidos valem para as quotas cedidas ao Programa: tanto as que vêm diretamente da CAPES, quanto as que são designadas pela PROPG-UFPE (Bolsa Demanda Social). A vigência das quotas é de 12 meses. Durante esse período, a bolsa, mesmo que vigente, pode ser suspensa, cancelada e substituída a qualquer momento a critério do curso.
A posse da quota de bolsa cedida pela PROPG pelo período de doze meses pode ser renovada, mas não garante sua manutenção para o período seguinte.
As quotas cedidas pela CAPES diretamente ao Programa têm a duração de 24 meses. Porém, sua manutenção para um mesmo discente dependerá dos critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas.
A distribuição das bolsas ocorrerá de forma a sempre possibilitar aos alunos novos e alunos antigos concorrerem ao mesmo quantitativo de bolsas. Nos casos em que houver números ímpares de bolsas, o maior quantitativo será para os alunos antigos.
O processo de seleção dos candidatos é da responsabilidade de uma comissão formada pelo Coordenador ou Vice-coordenador do Programa e mais dois docentes. Serão levados em consideração os critérios Normativos da CAPES (Portaria N. 76 de 14 de abril de 2014) e critérios específicos do PPGSCH.
1. REQUISITOS GERAIS PARA CONCESSA~O DE BOLSA (segundo Portaria n. 76, de 14 de abril de 2014, Art. 9º):
Exigir-se-á do pós-graduando, para concessão de bolsa de estudos:
I - dedicação integral a`s atividades do programa de po´s-graduac¸a~o;
II - quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;
III - comprovar desempenho acadêmico satisfatório;
IV - não possuir qualquer relação de trabalho com a instituição promotora do programa de Po´s-Graduac¸a~o;
V - realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido no Art. 18, da Portaria N. 76, de 14 e abril de 2014;
VI - não ser aluno em programa de residência médica;
VII - quando servidor público, somente os estáveis poderão ser beneficiados com bolsas de mestrado, conforme disposto no art. 318 da Lei 11.907, de 02 de fevereiro de 2009;
VIII - os servidores públicos beneficiados com bolsas de mestrado deverão permanecer no exercício de suas funções, após o seu retorno, por um período igual ao de afastamento concedido (§ 4o, Art. 96-A, acrescido pelo Art. 318 da Lei no 11.907, de 02 de fevereiro de 2009 que deu nova redação a` Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990);
IX - ser classificado no processo seletivo do PPGSCH da UFPE;
X - fixar residência na cidade onde realiza o curso;
XI - não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se:
a) poderá ser admitido como bolsista de mestrado, o po´s-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, nesse último caso, esteja cursando a po´s-graduac¸a~o na respectiva área;
b) os bolsistas da CAPES, matriculados no PPGSCH, selecionados para atuarem como professores substitutos nas instituições públicas de ensino superior, com a devida anuência do seu orientador e autorização da Comissão de Bolsas CAPES/DS do programa de po´s-graduac¸a~o, terão preservadas as bolsas de estudo. No entanto, aqueles que ja´ se encontram atuando como professores substitutos não poderão ser contemplados com bolsas do Programa de Demanda Social;
c) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta No. 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados no PPGSCH, poderão receber bolsa da Universidade Aberta do Brasil - UAB, quando atuarem como tutores. Em relação aos demais agentes da UAB, não será´ permitido o acúmulo dessas bolsas.
Parágrafo único. A inobservância pela PPGSCH dos requisitos deste artigo acarretara´ a imediata interrupção dos repasses e a restituição a` CAPES dos recursos aplicados irregularmente, bem como a retirada da bolsa utilizada indevidamente.
2. DURAC¸A~O DAS BOLSAS
Art. 10. A bolsa será´ concedida pelo prazo máximo de doze meses, podendo ser renovada anualmente, até o prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, se atendidas as seguintes condições:
I - recomendação da Comissão de Bolsas CAPES/DS, sustentada na avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando;
II - continuidade das condições pessoais do bolsista, que possibilitaram a concessão anterior;
§ 1º Na apuração do limite de duração das bolsas, considerar-se-ão também as parcelas recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro programa de bolsas da CAPES e demais agências para o mesmo nível de curso, assim como o período do estágio no exterior subsidiado por qualquer agência ou organismo nacional ou estrangeiro;
§ 2º Os limites fixados neste artigo são improrrogáveis. Sua extrapolação será causa para a redução do número de bolsas do programa, na proporção das infrações apuradas pela CAPES, sem prejuízo da repetição do indébito e demais medidas cabíveis.
§ 3º Antes da atribuição de bolsa de mestrado a um discente, cabe a` Comissão de Bolsas CAPES/DS observar o disposto no Art. 18 deste Regulamento. Apenas discentes com tempo suficiente para a realização do estágio docente deverão ser apoiados com bolsas CAPES.
3. SUSPENSA~O DE BOLSA
Art. 11. O período máximo de suspensão da bolsa, devidamente justificado, ocorrerá nos seguintes casos:
I - de ate´ seis (6) meses, no caso de doença grave que impeça o bolsista de participar das atividades do curso ou para parto e aleitamento;
§ 1º A suspensão pelos motivos previstos no inciso I deste artigo não será computada para efeito de duração da bolsa.
§ 2º E´ vedada a substituição de bolsista durante a suspensão da bolsa.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
ALUNOS NOVOS | 10 |
CLASSIFICAÇÃO obtida no processo seletivo e cumprimento aos critérios do Art. 9 da Portaria n. 76, de 14 de abril de 2010, da CAPES | 10 |
ALUNOS ANTIGOS | PESO |
A) Avaliação de mérito acadêmico (apenas para alunos com A e B sem reprovação) | 10 |
1. Nota da Avaliação do Orientador (até 2 pontos) | 2 |
2. Nota do Desempenho Acadêmico Somente conceito A (3 pontos) Conceitos A e B, de acordo com o quantitativo de conceito (até 2 pontos) | 3 |
3. Cumprimento dos Prazos estabelecidos pelo programa (até 2 pontos) | 2 |
4. Produção Científica no período do curso de Mestrado Artigo Científico - Total de pontos dos artigos a partir do ingresso na PPGSCH (de acordo com o Qualis Capes para área 21) Capítulo de Livro (30 pontos) Anais de Congresso (10 pontos) | 3 |
B) Avaliação de Condições Pessoais | 10 |
1. Rendimento Não tem rendimento (5 pontos) Rendimento ate´ o valor da bolsa (4 pontos) | 5 |
2. Mudança para Região Metropolitana do Recife para realização do curso de PG (5 pontos) | 5 |
Nota Final = A + B/2
PS. Para o item A.4 (Produção Científica), o cálculo será feito com base na maior pontuação, estabelecendo-se uma regra de três para as demais notas.
Aprovada na 3ª Reunião do Colegiado do PPGSCH de 06 de abril de 2017.
Membros da Comissão:
Profa. Dra. Adriana de Oliveira Camargo Gomes
Profa. Dra. Ana Augusta de Andrade Cordeiro
Profa. Dra. Silvana Maria Sobral Griz
Membros suplentes:
Prof. Dr. Hilton Justino da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano
Critérios para Concessão e Manutenção de Bolsas - PPGSCH - pdf
Termo de Compromisso do Bolsista - PPGSCH - Word ou pdf
Bolsas de Mestrado e Doutorado PROPG
Seleção
Seleção
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana do Centro de Ciências da Saúde, torna público o presente Edital de Seleção de Mestrado e Doutorado , no Boletim Oficial da UFPE nº 174/2024, disponível no endereço eletrônico: www.ufpe.br/propg
As normas do Processo Seletivo para Admissão – Ano Letivo 2025, aos candidatos ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana do Centro de Ciências da Saúde, Curso de Mestrado estão detalhadas no edital de seleção e as inscrições serão realizadas de 07 a 31 de outubro de 2024, através do link:
https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto
Cronograma dos Editais de Seleção para Turma 2025
(Mestrado e Doutorado)
ETAPAS DA SELEÇÃO AO MESTRADO | DATAS | HORÁRIOS | QUEM REALIZA A ETAPA |
Inscrições On-Line | 07 a 31/10/2024 | Até às 23h 59min do dia 31/10/2024 | Candidato(a) |
Comunicação sobre solicitação de dispensa da taxa de inscrição | 31/10/2024 |
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Inscrição On-Line para Prova de Idioma - Edital ProfNLC – Leitura 007/2024 | 07 a 31/10/2024 | Até às 23h 59min do dia 31/10/2024 | Candidato(a) |
Homologação das Inscrições | 04/11/2024 | Até às 17 horas | PPG |
Prazo recursal da Homologação das Inscrições | 05 a 06/11/2024 | SIGAA Até às 17 horas | Candidato(a) |
Divulgação do resultado da Homologação das Inscrições após análise de recurso(s) | 07/11/2024 | Até as 17 horas | PPG |
Ratificação / Alteração da Comissão de Seleção e Admissão | 07/11/2024 | Até as 17 horas | PPG |
Etapa 1 – Prova de Idioma (Inglês) – Eliminatória | 08/11/2024 | A definir - Edital ProfNLC – Leitura 007/2024 | Candidato(a)
|
Resultado | 12/11/2024 | Até às 17 horas | PPG |
Prazo Recursal da Etapa 1 | 13/11/2024 | Edital ProfNLC – Leitura 007/2024 | Candidato(a) |
Resultado Recurso | 14/11/2024 | Até às 17 horas | PPG |
Etapa 2 – Classificatória A. Avaliação de Currículo Lattes;
| 18 a 22/11/2024 | - | PPG |
Etapa 2 – Classificatória B. Avaliação Escrita do Anteprojeto de Pesquisa e Defesa do Anteprojeto de Pesquisa | 18 a 22/11/2024 | A definir via plataforma online | Candidato(a) |
Resultados da Etapa 2 A e B | 28/11/2024 | A partir das 17 horas | PPG |
Prazo Recursal da Etapa 2 A e B | 02 a 03/12/2024 | SIGAA Até às 17 horas | Candidato(a) |
Envio à PROPG da Lista de Candidatos(as) Autodeclarados(as) Negros(as) - pretos(as) e pardos(as) - Aprovados(as) | 04/12/2024 | Até as 17 horas | PPG |
Período para envio de material para avaliação da veracidade da autodeclaração para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 05 a 10/12/2024 | Até as 17 horas | Candidato(a) autodecladado(a) negro(a) |
Comissão de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 12/12/2024 | Até as 17 horas | Comissão de Heteroidentificação da UFPE |
Resultado da Comissão de Heteroidentificação | 13/12/2024 | A partir das 17 horas | PPG |
Prazo recursal para comissão Heteroidentificação | 16 a 17/12/2024 | SIGAA Até as 17 horas | Candidato(a) autodecladado(a) negro(a) |
Realização da Comissão Recursal de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 19/12/2024 | Até as 17 horas | Comissão de Heteroidentificação da UFPE |
Resultado dos recursos à Comissão de Heteroidentificação | 20/12/2024 | A partir das 17 horas | PPG |
Resultado Final | 20/12/2024 | A partir das 17 horas | PPG |
Prazo Recursal do Resultado Final | 18 a 20/12/2024 | SIGAA Até as 17 horas | Candidato(a) |
Divulgação do Resultado Final após análise de recurso(s) | 23/12/2024 | Até as 17 horas |
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Matrícula | Março/2025 | Calendário de Matricula no SIGAA | Candidato(a) |
Início das Aulas | Março/2025 | Conforme definido pelo Programa, após a matrícula | - |
Acesse o Edital de Seleção Mestrado e Doutorado - Turma 2025 - Aqui
Acesse o Edital da Prova de Proficiência - NLC - Letras - Aqui
Homologação das Inscrições - Mestrado e Doutorado - Aqui
ATENÇÃO . O candidato(a) que teve problemas na inscrição do edital da NLC para prova de Idioma, entrar em contato com (81) 98747-8683 (WhastApp) para maiores informações.
Contato exclusivo pelo email: ppgsch@ufpe.br
Área de Concentração
FONOAUDIOLOGIA
Os estudos enfocam a Saúde da Comunicação Humana em seus determinantes desenvolvimentais, funcionais, sociais e de intervenções nas diferentes áreas da Fonoaudiologia
Linhas de Pesquisa
1 – Audição, Linguagem e Aprendizagem: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
"Audição, Linguagem e Aprendizagem: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica” engloba desde projetos que se propõem a desenvolver e validar testes para avaliação e diagnóstico, tanto na área de audição como na de linguagem, até projetos que respondam a demandas sociais, como por exemplo, as pesquisas voltadas para os efeitos do Zika-Vírus no sistema auditivo e pesquisas sobre aprendizagem, no âmbito escolar.
2 – Motricidade Orofacial, Voz e Funções Correlatas: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
“Motricidade Orofacial, Voz e funções correlatas: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica” abrange desde projetos que usam novas tecnologias para avaliação e diagnóstico das funções do sistema estomatognático, voz e funções correlatas, até pesquisas que contemplam qualidade de vida em diferentes populações, como por exemplo, idosos, pessoas transgêneras e pessoas com doença de Parkinson, além da implantação do protocolo de avaliação do frênulo da língua.
Projetos de Pesquisa - Área de Concentração - FONOAUDIOLOGIA
1 - Audição, Linguagem e Aprendizagem: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
Projeto | Docente responsável | Grupo de Pesquisa |
Tecnologia e inovação em Linguagem | Ana Cristina de Albuquerque Montenegro | Saúde da Comunicação Humana - Acesso |
Linguagem e suas interfaces entre a Saúde e Educação | Angélica Galindo Carneiro Rosal | |
Avaliação e intervenção fonoaudiológica em linguagem e aprendizagem: enfoque clínico e educacional | Bianca Arruda Manchester de Queiroga | |
Avaliação de intervenções em Saúde da Comunicação Humana | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Desenvolvimento de funções auditivas | Denise Costa Menezes | Estudos em Audiologia - Acesso
|
Carvalho Leal Gouveia | ||
Avaliação otorrinolaringológica de pessoas com Infecção pelo vírus Zika e Chikungunya | Mariana de Carvalho Leal Gouveia | |
Mascaramento da audição através de análises psicoacústicas e eletrofisiológicas | Silvana Maria Sobral Griz | |
Triagem auditiva neonatal | Silvana Maria Sobral Griz |
2 - Motricidade Orofacial, Voz e Funções Correlatas: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
Projeto | Docente responsável | Grupo de Pesquisa |
Desenvolvimento e disfunções do sistema estomatognático: avaliação, tratamento e interdisciplinaridade | Daniele Andrade da Cunha | Patofisiologia do sistema estomatognático - Acesso |
Tecnologia na avaliação e terapia em fonoaudiologia | Hilton Justino da Silva | |
Repercussões miofuncionais orofaciais nas alterações do frênulo lingual | Hilton Justino da Silva | |
Voz, deglutição e funções correlatas: desenvolvimento, avaliação e intervenção | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | Fisiologia e Fisiopatologia da Deglutição, Voz e Funções Correlatas - Acesso
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A voz e deglutição do idoso: promoção da saúde, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico | Jonia Alves Lucena | |
Voz e deglutição de indivíduos jovens e adultos: aspectos clínicos e profissionais | Jonia Alves Lucena | |
Estudo das funções orofaciais em modelos experimentais | Kelli Nogueira Ferraz Pereira Althoff | |
Plasticidade do desenvolvimento e funções orofaciais: abordagem translacional | Kelli Nogueira Ferraz Pereira Althoff | |
Saúde Digital em Fonoaudiologia e Saúde da Comunicação Humana | Tatiana de Paula Santana da Silva | |
Qualidade de vida e comunicação em pacientes com doença de Parkinson | Zulina Souza de Lira | |
Comunicação: questões de percepção e produção da voz e da fala no âmbito social, clínico e profissional | Zulina Souza de Lira |
Defesas de Dissertação Realizadas
Defesa de Dissertação 2023
71ª
04 de setembro de 2023 | Mestrando(a) | MICHELA PATRICIA DOS SANTOS |
Titulo | ANÁLISE PROSPECTIVA DO EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO ASSOCIADA À TÉCNICA DE VIBRAÇÃO DE LÍNGUA NA VOZ DE CANTORES AMADORES | |
Orientador(a) | ADRIANA DE OLIVEIRA CAMARGO GOMES | |
Co-orientador(a) | COELI REGINA CARNEIRO XIMENES | |
Membros da Banca Examinadora | JONIA ALVES LUCENA | |
SILVIO JOSÉ DE VASCONCELOS | ||
EDNA PEREIRA GOMES DE MORAIS |
70ª
01 de setembro de 2023 | Mestrando(a) | NATÁLIA DE CASTRO E SILVA MARTINS |
Titulo | EFEITO DA TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL NA POSIÇÃO HABITUAL DA LÍNGUA NA SITUAÇÃO DE REPOUSO EM PESSOAS COM APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO | |
Orientador(a) | HILTON JUSTINO DA SILVA | |
Co-orientador(a) | LUCIANA MORAES STUDART-PEREIRA | |
Membros da Banca Examinadora | DANIELE ANDRADE DA CUNHA | |
LARISSA CRISTINA BERTI | ||
MONICA VILELA HEIMER |
69ª
31 de agosto de 2023 | Mestrando(a) | MIDIANE GOMES DA SILVA |
Titulo | ANÁLISE TERMOGRÁFICA DA FACE DO BEBÊ DURANTE A AMAMENTAÇÃO PRÉ E PÓS FRENOTOMIA LINGUAL | |
Orientador(a) | HILTON JUSTINO DA SILVA | |
Co-orientador(a) | ERISSANDRA GOMES | |
Membros da Banca Examinadora | DANIELE ANDRADE DA CUNHA | |
ROBERTA DE CASTRO LOPES MARTINELLI | ||
KELLI NOGUEIRA FERRAZ PEREIRA ALTHOFF |
68ª
31 de agosto de 2023 | Mestrando(a) | JESSICA KATARINA OLÍMPIA DE MELO |
Titulo | APLICAÇÃO DE UM MODELO MULTICAMADAS DE INTERVENÇÃO PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS EM PRÉ-ESCOLARES | |
Orientador(a) | BIANCA ARRUDA MANCHESTER DE QUEIROGA | |
Co-orientador(a) | LUCIANA CIDRIM CALADO MEIRA | |
Membros da Banca Examinadora | ANGÉLICA GALINDO CARNEIRO ROSAL | |
ANA AUGUSTA DE ANDRADE CORDEIRO | ||
RENATA FONSECA LIMA DA FONTE |
67ª
31 de agosto de 2023 | Mestrando(a) | TUANY LOURENÇO DOS SANTOS CARCAVILLA |
Titulo | REABILITAÇÃO DAS ALTERAÇÕES ARTICULATÓRIAS DECORRENTES DA DISFUNÇÃO VELOFARÍNGEA NAS FISSURAS DE PALATO: MAPEAMENTO DAS EVIDÊNCIAS DISPONÍVEIS NA LITERATURA | |
Orientador(a) | ADRIANA DE OLIVEIRA CAMARGO GOMES | |
Co-orientador(a) | AMANDA ALMEIDA DE OLIVEIRA | |
Membros da Banca Examinadora | TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA | |
MARIA NATÁLIA LEITE DE MEDEIROS SANTANA | ||
TRIXY CRISTINA NIEMEYER VILELA ALVES |
66ª
29 de agosto de 2023 | Mestrando(a) | RAFAELA DE ALMEIDA SPINDOLA |
Titulo | EFEITO DO RUÍDO NOS POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOS CORTICAIS EM FUNÇÃO DA IDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA | |
Orientador(a) | KARINA PAES ADVÍNCULA | |
Co-orientador(a) |
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Membros da Banca Examinadora | DENISE COSTA MENEZES | |
ANA CLÁUDIA FIGUEIREDO FRIZZO | ||
SILVANA MARIA SOBRAL GRIZ |
65ª
25 de agosto de 2023 | Mestrando(a) | MATEUS SAULO DANTAS CORREIA E SÁ |
Titulo | VOZ E DEGLUTIÇÃO DE PACIENTES COM COVID-19 SUBMETIDOS À INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE FOLLOW-UP | |
Orientador(a) | JONIA ALVES LUCENA | |
Co-orientador(a) | MARIA CONCEIÇÃO CARNEIRO PESSOA | |
Membros da Banca Examinadora | TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA | |
ANA NERY BARBOSA ARAÚJO | ||
COELI REGINA CARNEIRO XIMENES |
64ª
22 de agosto de 2023 | Mestrando(a) | LAÍSE SIMONNE CARNEIRO GALINDO DE AQUINO MOURA |
Titulo | O BENEFÍCIO DA DESLOCAÇÃO DO MASCARAMENTO EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS | |
Orientador(a) | DENISE COSTA MENEZES | |
Co-orientador(a) |
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Membros da Banca Examinadora | MARIA LUÍZA LOPES TIMÓTEO DE LIMA | |
WAGNER TEOBALDO LOPES DE ANDRADE | ||
SILVANA MARIA SOBRAL GRIZ |
63ª
02 de agosto de 2023 | Mestrando(a) | TÁCIA SOARES DOS SANTOS |
Titulo | COMUNICAÇÃO SOCIAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM TEA: IMPLICAÇÕES PARA O DESEMPENHO ACADÊMICO | |
Orientador(a) | BIANCA ARRUDA MANCHESTER DE QUEIROGA | |
Co-orientador(a) | ANA CRISTINA DE ALBUQUERUQUE MONTENEGRO | |
Membros da Banca Examinadora | ANGELICA GALINDO CARNEIRO ROSAL | |
VIVIANY ANDREA MEIRELES ALVES | ||
RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA |
62ª
30 de junho de 2023 | Mestrando(a) | NILIAN CERQUEIRA AZEVÊDO |
Titulo | FEITOS DA TERAPIA DE FOTOBIOMODULAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO MASTIGATÓRIO EM MODELO EXPERIMENTAL DE OBESIDADE | |
Orientador(a) | KELLI NOGUEIRA FERRAZ PEREIRA ALTHOFF | |
Co-orientador(a) | HILTON JUSTINO DA SILVA | |
Membros da Banca Examinadora | DANIELE ANDRADE DA CUNHA | |
RAQUEL DA SILVA ARAGÃO | ||
ERISSANDRA GOMES |
61ª
12 de junho de 2023 | Mestrando(a) | JULIANNE PITANGA TEIXEIRA |
Titulo | EFEITO IMEDIATO DO EXERCÍCIO COM MANTRA FONÉTICO E TUBO DE SILICONE NA VOZ DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON | |
Orientador(a) | ZULINA SOUZA DE LIRA | |
Co-orientador(a) | GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES | |
Membros da Banca Examinadora | ADRIANA DE OLIVEIRA CAMARGO GOMES | |
LEONARDO WANDERLEY LOPES | ||
ANA CLAUDIA DE CARVALHO VIEIRA |
60ª
10 de fevereiro de 2023 | Mestrando(a) | KIARA KALLINE RODRIGUES VIRGULINO DE MEDEIROS |
Titulo | RELAÇÃO DA DISPERSÃO DE EXCITAÇÃO E O POSICIONAMENTO DO FEIXE DE ELETRODOS EM PACIENTES SUBMETIDOS A IMPLANTE COCLEAR | |
Orientador(a) | MARIANA DE CARVALHO LEAL GOUVEIA | |
Co-orientador(a) | LILIAN FERREIRA MUNIZ | |
Membros da Banca Examinadora | MARIA LUIZA LOPES TIMÓTEO DE LIMA | |
GISLAINE RICHTER MINHOTO WIEMES | ||
SILVIO DA SILVA CALDAS NETO |
59ª
23 de janeiro de 2023 | Mestrando(a) | WILIANE DE SOUZA MARTINS |
Titulo | VALIDAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE TELECONSULTA DE CRIANÇAS COM DISFAGIA NEUROGÊNICA | |
Orientador(a) | TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA | |
Co-orientador(a) | COELI REGINA CARNEIRO XIMENES | |
Membros da Banca Examinadora | MARIA LUIZA LOPES TIMÓTEO DE LIMA | |
CYNTHIA MARIA BARBOZA DO NASCIEMNTO | ||
MARIA GABRIELLA PACHECO DA SILVA |
Defesas de Dissertação Realizadas em 2022 - 2021 - 2020 - 2019
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Mês | Dia |
Janeiro |
|
Fevereiro | 15/02/2024 |
Março | 21/03/2024 |
Abril | 18/04/2024 |
Maio | 16/05/2024 |
Junho | 20/06/2024 |
Julho | 16/07/2024 |
Agosto | 15/08/2024 |
Setembro | 19/09/2024 |
Outubro | 17/10/2024 |
Novembro | 21/11/2024 |
Dezembro | 19/12/2024 |
Notícias Notícias
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