O Programa O Programa

A proposta do Curso de MESTRADO EM SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA foi construída coletivamente com a participação ativa de um grupo de trabalho formado por docentes do curso de Graduação em Fonoaudiologia e de dois docentes de áreas afins, a saber, Medicina e Fisioterapia.

Desse modo, em 2016, uma nova proposta foi aprovada pela CAPES, tendo como área de concentração a “Fonoaudiologia” e duas linhas de pesquisa. A partir da aprovação, o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH) iniciou suas atividades em abril de 2017, com 14 docentes permanentes, sendo 12 do Departamento de Fonoaudiologia, um do Departamento de Cirurgia e um do Departamento de Anatomia.

A missão do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PGSCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é formar profissionais sensíveis aos aspectos envolvidos com a Saúde da Comunicação Humana, sob o enfoque da Fonoaudiologia, sendo capazes de desenvolver atividades de ensino e pesquisa voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como de realizar avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação relacionados aos distúrbios da comunicação humana e o estudo de seu desenvolvimento, no contexto da interdisciplinaridade.

Tal missão está em consonância com o Projeto de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI 2019-2023) que considera o ensino na UFPE como atividade educativa que medeia a relação entre o discente e os saberes historicamente construídos. Nessa perspectiva, o discente é sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento e a ação docente não poderá prescindir da problematização da realidade, da interdisciplinaridade e da dialogicidade, necessárias à construção de uma relação pedagógica que contribua com a autonomia do estudante.

No âmbito da pesquisa, tem como foco a geração de conhecimento, antecipando-se ao surgimento de problemas futuros e mitigando problemas existentes, incluindo a extensão, considerada efetivamente estratégica, pois integra o ensino e a pesquisa, atendendo às demandas sociais a partir do diálogo entre a comunidade universitária e a sociedade, visando à promoção do desenvolvimento social, cultural e econômico, nos níveis regional e nacional.

O programa reconhece sua vocação na inserção social e também a importância da equipe interdisciplinar no desenvolvimento de suas ações, com o intuito de incrementar a pesquisa e o conhecimento científico. Nesse sentido, contempla, no perfil de seus integrantes, competências intelectuais que refletem a heterogeneidade das demandas sociais e científicas, relacionadas às áreas da Fonoaudiologia.

Portanto, o Curso de MESTRADO EM SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA tem o objetivo geral de oferecer a profissionais com diferentes graduações, uma sólida formação voltada aos estudos e à pesquisa na área da saúde da comunicação humana, com base na ciência fonoaudiológica.

A linha 1) “Audição, Linguagem e Aprendizagem: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica” engloba desde projetos que se propõem a desenvolver e validar testes para avaliação e diagnóstico, tanto na área de audição como na de linguagem, até projetos que respondam a demandas sociais, como por exemplo, as pesquisas voltadas para os efeitos do Zika-Vírus no sistema auditivo e pesquisas sobre aprendizagem, no âmbito escolar. A linha 2) “Motricidade Orofacial, Voz e funções correlatas: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica” abrange desde projetos que usam novas tecnologias para avaliação e diagnóstico das funções do sistema estomatognático, voz e funções correlatas, até pesquisas que contemplam qualidade de vida em diferentes populações, como por exemplo, idosos, pessoas transgêneras e pessoas com doença de Parkinson, além da implantação do protocolo de avaliação do frênulo da língua.

Desse modo, o PPGSCH tem mostrado seu potencial na interdisciplinaridade e no compromisso de atender às demandas sociais regionais, com um grande foco de desenvolvimento de pesquisas relacionadas às ações de extensão, vinculadas a um programa e a projetos de extensão, cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) da UFPE.

O PPGSCH conta com uma estrutura composta por laboratórios de pesquisa, sala de aula, Laboratório de Informática, sala de coordenação e secretaria. Tais espaços são alocados no Departamento de Fonoaudiologia da UFPE. O processo de seleção ocorre anualmente, por meio de edital público, com oferta de vagas atrelada à disponibilidade dos docentes.