Eventos Eventos

Voltar

Festival Varilux no Cinema da UFPE

O Cinema da UFPE participa do Festival Varilux de Cinema Francês com a exibição de filmes na quinta (14) e sexta-feiras (15). Para ambos os dias, os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência da sessão, na bilheteria do cinema.

Os filmes a serem exibidos são “Contratempos (A plein temps), de Eric Gravel; Peter Von Kant, de François Ozon; King - Meu Melhor Amigo (King), de David Moreau; e O Mundo de Ontem (Le monde d'hier), de Diastème.

Programação

14/07 – 16h 

Contratempos
(A plein temps)
2022/1h28/Drama
Com: Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich
Direção: Eric Gravel
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação: 14 anos
Sinopse: Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família.
Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza. Indicado para a categoria de Melhor Filme.

O diretor Eric Gravel é nascido em Montreal, onde estudou cinema e trabalhou para a televisão, Eric Gravel mudou-se para França em 2000, onde ainda vive. Sua obra inclui dois curtas-metragens (Ce n'etait qu'un reve e Eau boy) e dois longas-metragens (Crash Test Aglaé e Contratempos). Ele também atuou como diretor de equipe para projetos de televisão e cinema. Gravel já foi coroado com diversos prêmios, como Melhor Diretor no Festival de Veneza e no Orizzonti Award.

Trailer

14/07 – 18h

Peter Von Kant
2022/1h26/Comédia, drama
Com: Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia
Direção: François Ozon
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação: 16 anos
Sinopse: Peter von Kant é um diretor de cinema de sucesso e mora com seu assistente Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e se oferece para dividir seu apartamento com ele e ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que ganha fama, Amir termina com Peter, deixando-o sozinho para enfrentar seus demônios.
Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.

A grande revelação do diretor François Ozon veio em 2000, com Gotas d'água em Pedras Escaldantes. O filme é uma adaptação francesa de uma peça do ídolo de Ozon, o lendário diretor alemão Rainer Werner Fassbinder. Ganhou o Prêmio Teddy de Berlim de melhor filme LGBTQ e foi o início de uma longa relação entre o diretor francês e a Berlinale. A farsa musical de mistério de assassinato de Ozon em 2002, 8 Mulheres, levou o Urso de Prata de Berlim por seu conjunto de estrelas, que incluía Isabelle Huppert, Fanny Ardant e Catherine Deneuve. Em 2010, filma O Refúgio, onde inova pela delicadeza do tom e pela forma de agarrar as questões da toxicodependência e da perda. Potiche - Esposa Troféu, do mesmo ano, foi apresentado no Festival de Veneza e em mais de 30 outros festivais internacionais. O filme rendeu a François Ozon, o César de Melhor Adaptação e a Catherine Deneuve, o César de Melhor Atriz. Seu drama íntimo Graças a Deus, sobre três homens abusados quando crianças pelo mesmo padre, ganhou o prêmio do Grande Júri em 2019. Este ano, Ozon voltou a Berlim e a Fassbinder, com Peter von Kant, que abriu o Festival. Assim como Gotas d'água em Pedras Escaldantes, o filme é baseado em uma peça de Fassbinder, que o próprio diretor alemão adaptou na tela como o clássico de 1972 As Lágrimas Amargas de Petra von Kant.

Proprietário Proprietário Agenda de Eventos
Recursos Recursos Recursos: Agenda de Eventos

Data de início Data de início Data de início: 14 de Julho de 2022, 16:00
Data de término Data de término Data de término: 14 de Julho de 2022, 19:30

Localidade Localidade Localidade: Recife, Pernambuco