Restaurante Universitário
- UFPE/
- Institucional/
- Pró-Reitorias/
- Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes)/
- Restaurante Universitário Recife Versão Anterior/
- Destaques/
- Secretário nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, conversa sobre possíveis parcerias em reunião na UFPE
Navegação Navegação
- Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
- Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG)
- Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes)
- Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc)
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe)
- Pró-Reitoria de Planejamento Orçamentário e Finanças (Proplan)
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi)
Destaques Destaques
Secretário nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, conversa sobre possíveis parcerias em reunião na UFPE
Entre os assuntos abordados está o plano de que os restaurantes universitários (RUs) adquiram a produção de comunidades pesqueiras locais
O secretário nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, esteve na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na tarde de sexta-feira (24) para conversar com o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo sobre possíveis parcerias das universidades brasileiras com o Ministério da Pesca e Aquicultura. A reunião ocorreu no prédio da Reitoria da UFPE.
Foto: Eugênia Bezerra
Encontro foi realizado no gabinete da Reitoria
Entre os diversos assuntos relacionados à cadeia produtiva da pesca, como aspectos econômicos e culturais, o secretário Cristiano Ramalho, que é professor da UFPE (Departamento de Sociologia), destacou quatro pontos: projetos educacionais, iniciativas de extensão, o desenvolvimento de um aplicativo e o plano de que os restaurantes universitários (RUs) adquiram a produção de comunidades pesqueiras locais, que receberiam um selo do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Falou-se sobre justiça climática, o enfrentamento do racismo ambiental e a importância de se valorizar o conhecimento produzido pelas próprias comunidades pesqueiras e movimentos sociais na elaboração dos projetos. Também se comentou sobre a relevância de se investir em iniciativas estruturantes.
O reitor Alfredo Gomes e o vice Moacyr Araújo afirmaram que a UFPE pode contribuir com a experiência de pesquisadores em várias áreas do conhecimento, tais como Pedagogia, Nutrição, Estatística, Oceanografia, Saúde Coletiva e Engenharia de Alimentos.