STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Notícias Notícias

Voltar

Google inicia novas medidas de segurança para prevenir o Meet Bombing

Novas medidas de prevenção ao Meet Bombing

Existe um ditado em segurança da informação: “se um novo serviço foi entregue, novas ameaças surgem”. Com a pandemia e o uso intensivo de conferências, essas ferramentas ficaram muito visadas para esses ataques, e com o Google Meet (ferramenta que temos disponível institucionalmente) não é diferente.

 

Meet Bombing é o vandalismo das salas de conferências do meet. Originalmente elas foram desenvolvidas para platéias totalmente ativas, onde todos podem compartilhar suas telas em comum acordo e conversar no chat livremente. Nesse ataque, pessoas desconhecidas aproveitam-se da possibilidade de entrar em uma conferência com a facilidade do clique no link, e, se autorizados a entrar, começam tomando a apresentação de quem está apresentando, abrindo o microfone e falando mais alto que os demais para tomar a prioridade do algoritmo de destaque de fala, e perturbando a paz dos nossos usuários

 

Sensível a isso, o Google ofereceu melhorias no Meet, que estão sendo implantadas até o fim de setembro para todos os usuários G Suite:

 
  • Retorno a reunião negado após ser expulso da sala
  • Apenas serão permitidas duas tentativas de entrada
  • Permissão específica para fazer apresentações e desabilitação do chat

 

De acordo com o Analista de TI da UFPE, Caio Souza, uma das medidas principais para evitar o Meet Bombing é proibir a exposição e compartilhamento indevido dos links das reuniões, que dificulta potenciais atacantes de encontrarem a sala. 

 

Outros novos recursos ainda são esperados para fim de Setembro, como a  visão de lado a lado maior com uma grade 7x7 para que você possa ver até 49 alunos de uma vez e o quadro branco colaborativo com Jamboard no Meet para que você possa incentivar os alunos a compartilhar ideias e experimentar abordagens criativas para as aulas.

 

Contatos Contatos

Central de Serviços TIC

Abrir chamado: http://cstic.ufpe.br

81 2126-7777
Secretaria STI
81 2126-8391/ Fone PABX: (81) 2126.8000

Localização Localização