STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Notícias Notícias

Voltar

Microsoft 365 está disponível para toda a comunidade acadêmica da UFPE

A partir de hoje (01/02), a plataforma Microsoft 365 está disponível para toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco.  O diferencial da versão gratuita, já disponível de forma geral, resulta de um convênio estabelecido entre a UFPE e a Microsoft, possibilitando assim, que o acesso às aplicações e a segurança dos dados do usuário estejam sob a proteção das regras institucionais. Outra vantagem resultante da parceria estabelecida é a possibilidade de armazenamento ilimitado em nuvem, no caso o OneDrive.

 

A nova suíte de aplicativos é gratuita e possui, dentre outros recursos, o pacote office online (Word, Excel e PowerPoint), ferramentas de videoconferência e gestão administrativa, para favorecer a realização de atividades remotas para docentes, discentes e técnicos administrativos, especialmente durante o distanciamento social em virtude da pandemia de Covid-19. Além da já mencionada nuvem de armazenamento, é possível ter acesso ao PowerBI, ferramenta essencial para inteligência de negócios usada com frequência nos meios administrativos, sendo particularmente útil para técnicos administrativos e gestores da Universidade.


Em matéria produzida pela ASCOM o Superintendente de TIC da UFPE,  Prof. Marco Aurélio Benedetti comenta que “em 2020 repassamos para a comunidade da UFPE a plataforma GSuite da Google, criando o nosso novo e-mail institucional e o acesso a um conjunto de ferramentas de software, entre elas o google meet, que tanto nos auxiliou durante a pandemia. Nesse momento, analisando ainda as nossas necessidades, estamos trazendo mais uma suíte de aplicativos que vai complementar o conjunto de ferramentas utilizadas pela UFPE no trabalho remoto, no trabalho híbrido e posteriormente no presencial.”

Para utilizar as ferramentas do pacote de serviços, basta entrar no site do Office (office.com). O acesso será realizado com o login e a senha do Ufpe.ID. Caso o usuário ainda não tenha ativado a identidade institucional, é possível fazer isso a qualquer momento. A STI tem um tutorial sobre como solicitar o acesso ao Ufpe.ID.

Além da plataforma Microsoft365, a UFPE continua disponibilizando à comunidade acadêmica o pacote GSuite do Google. As duas suítes funcionam separadamente, e o usuário pode escolher quais ferramentas usar em cada uma delas. A adição do Microsoft 365 não trará mudanças para o Gmail ou para outros aplicativos da Google, a senha e endereço de email permanecerão os mesmos.

 

Para maiores informações ou em caso de dúvidas, existem dois tutoriais em vídeo disponível no Youtube: Tutorial de acesso ao Office 365 e Informações Microsoft 365.


Contatos Contatos

Central de Serviços TIC

Abrir chamado: http://cstic.ufpe.br

81 2126-7777
Secretaria STI
81 2126-8391/ Fone PABX: (81) 2126.8000

Localização Localização