STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Notícias Notícias

Voltar

Nova subestação elétrica da STI garante maior disponibilidade para serviços de TIC da UFPE

Nos últimos 10 anos, a crescente demanda do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na UFPE aumentou de forma exponencial, ampliando a carga elétrica e térmica do Centro de Processamento de Dados (Datacenter) da Instituição. 

Com a implantação de novos serviços de TIC, durante a pandemia, e a previsão de crescimento do Datacenter, fez-se necessário o incremento da capacidade de carga. Desta forma, em parceria com a Superintendência de Infraestrutura (SINFRA) foi projetada uma nova subestação exclusiva para o mesmo.
Essa nova subestação, possui um sistema de redundância de entrada de energia, interligada com as duas principais centrais de fornecimento elétrico do campus. Ambas são comutadas de forma automática pela subestação da Superintendência de Tecnologia da Informação - STI. Caso falte energia na primeira rede de fornecimento, automaticamente, entra em funcionamento a segunda rede.

Além da nova subestação, existe todo um sistema para o fornecimento de energia através de um grupo de geradores e um conjunto de nobreaks com bancos de baterias, garantindo desta maneira, os serviços de TIC da instituição em caso de ausência elétrica significativa.

Outra importante realização foi a instalação de um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), preservando o Datacenter da STI de eventuais descargas elétricas capazes de danificar o funcionamento de equipamentos e consequentemente, a integridade dos serviços prestados pela superintendência à UFPE.

Data da última modificação: 13/05/2021, 12:00

Contatos Contatos

Central de Serviços TIC

Abrir chamado: http://cstic.ufpe.br

81 2126-7777
Secretaria STI
81 2126-8391/ Fone PABX: (81) 2126.8000

Localização Localização